quinta-feira, 7 de junho de 2012

Lectio Divina - 07/06/12





QUINTA-FEIRA -07/06/2012


PRIMEIRA LEITURA: Êxodo 24,3-8

• Sacrifícios (aqui sacrifícios de paz) efetuam a aliança. Em resposta a disposição do povo de aceitar a vontade do Senhor, Moisés escreve as estipulações. Depois de ler o “livro da aliança”, ele asperge o povo com metade do sangue dos animais abatidos. Para Israel, sangue é vida. O sangue aspergido une-os ao sangue borrifado sobre o altar, que simboliza Deus. Este relacionamento de sangue criou uma união. Entretanto, os termos para preservar esse relacionamento também são explicados em detalhe. Vivendo segundo esses termos, Israel recebe a garantia de sua constante união com o Senhor. Ao contrário do antigo banquete cerimonial, esta forma de conclusão de aliança dá maior destaque às exigências do Deus da aliança.



ORAÇÃO INICIAL

• Senhor amparamo-nos confiadamente na tua providencia, que nunca se equivoca, e te suplicamos que afaste de nós todo o mal e nos conceda aqueles benefícios que podem ajudar-nos na vida presente e na futura. Por Nosso senhor...



REFLEXÃO

Marcos 12,28b-34

• O evangelho de hoje nos apresenta uma conversa bonita entre Jesus e um doutor da lei. O doutor quer saber de Jesus qual é o primeiro de todos os mandamentos. Hoje também muita gente quer saber o que é mais importante na religião. Alguns dizem que é ser batizado. Outros dizem que é rezar. Outros dizem: ir a Missa ou participar do culto do domingo. Outros dizem: amar o próximo. Outros se preocupam só com as aparências ou com os cargos na Igreja.
• Marcos 12,28: A PERGUNTA DO DOUTOR DA LEI. A um doutor da lei, que havia assistido ao debate de Jesus com os saduceus (Mc 12,23-27), gostou da resposta de Jesus, e percebeu sua grande inteligência e quis aproveitar a ocasião para fazer uma pergunta: “Qual é o primeiro de todos os mandamentos?”. Naquele tempo, os judeus tinham uma grande quantidade de normas para regulamentar a prática da observância dos Dez Mandamentos. Alguns diziam: “Todas estas normas têm o mesmo valor, pois, todas vêm de Deus. Não nos incumbe introduzir distinções nas coisas de Deus”. Outros diziam: “Algumas leis são mais importantes que as outras e, por isto, obrigam mais!”. O doutor que saber a opinião de Jesus.
• Marcos 12,29-31: A RESPOSTA DE JESUS. Jesus responde citando uma passagem da Bíblia, para dizer qual é o primeiro de todos os mandamentos: é “amar a Deus com todo o coração, com toda a inteligência e com todas as forças!” (Dt 6,4-5). No tempo de Jesus, os judeus piedosos fizeram este texto do Deuteronômio uma oração e a recitavam três vezes ao dia: de manhã, ao meio dia e pela noite. Era tão conhecida entre eles como hoje entre nós é o Pai Nosso. E Jesus acrescenta, citando de novo a Bíblia:- O segundo é este: “Amarás teu próximo como a ti mesmo” (Lv 19,18). Não existe outro mandamento maior que estes. Resposta breve e profunda! É o resumo de tudo o que Jesus ensinou sobre Deus e sobre a vida (Mt 7,12).
• Marcos 12,32-33: A RESPOSTA DO DOUTOR DA LEI. O doutor concorda com Jesus e tira as conclusões: “Muito bem, Mestre, tens razão ao dizer que ama a Deus e amar o próximo vale mais que todos os holocaustos e sacrifícios”. Ou seja, o mandamento do amor é mais importante que os mandamentos relacionados com o culto e os sacrifícios no Templo. Esta afirmação vinha já dos profetas do Antigo Testamento (Os 6,6; Sl 40,6-8; Sl 51,16-17). Hoje diríamos que a prática do amor é mais importante que novenas, promessas, missas, rezas e procissões.
• Marcos 12,34: O RESUMO DO REINO. Jesus confirma a conclusão do doutor e diz: “Não estas longe do Reino de Deus!”. De fato, o Reino de Deus consiste em reconhecer que o amor para Deus é igual ao amor ao próximo. Pois, se Deus é Pai, nós todos somos irmãos e irmãs e temos que demonstrar na prática, vivendo em comunidade. “Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas!” (Mt 22,4). Os discípulos e as discípulas devem fixar na memória, na inteligência, no coração, nas mãos e nos pés esta primeira lei do amor: só se chega a Deus através do dom total ao próximo!
• O PRIMEIRO MANDAMENTO. O maior e o primeiro mandamento foi e será sempre: “amar a Deus com todo o coração, com toda a inteligência, e com todas as forças” (Mc 12,30). Na medida em que o povo de Deus, ao longo dos séculos, foi aprofundando no significado e no alcance do amor a Deus, foi percebendo que o amor de Deus só será real e verdadeiro, se tornar-se concreto no amor ao próximo. Por isto, o segundo mandamento que pede o amor ao próximo é semelhante ao primeiro mandamento do amor a Deus (Mt 22,39; Mc 12,31). Se alguém dissesse: “Amo a Deus!”, mas, odeia seu irmão, é um mentiroso (1Jo 4,20). “Toda a lei dos profetas dependem destes dois mandamentos” (Mt 22,40).



PARA REFLEXÃO PESSOAL

• Para você, o que é mais importante na religião e na vida? Quais são as dificuldades para poder viver aquilo que consideras o mais importante?
• Jesus disse ao doutor: “Não estas longe do Reino de Deus”. Hoje, estou mais próximo ou mais longe do Reino de Deus que o doutor elogiado por Jesus?



ORAÇÃO FINAL

•    (SALMO 25,4-5)




Nenhum comentário:

Postar um comentário