segunda-feira, 18 de junho de 2012

Lectio Divina - 18/06/12






SEGUNDA-FEIRA -18/06/2012

PRIMEIRA LEITURA: 1Reis 21,1-16

• Esta passagem nos deixa ver o quão terrível é o homem quando se deixa guiar por suas paixões. Vemos neste episódio, que realmente nos irrita, diante da prepotência e corrupção que nela se apresenta a maldade escondida no homem e que emerge com toda sua força quando este se afasta de Deus. No relato de hoje podemos ver, com grande tristeza, refletida em muitas de nossas estruturas sociais, desde as familiares até as dos governos nos quais não está presente a graça e o amor de Deus. Vemos como estes tipos de incidentes se verificam diariamente no despojo de terras, de fazendas, de pessoas, etc., simplesmente por ambição, despojos nos quais se trama com grande cautela todo o plano, o embuste, a armadilha. E os mesmos sentimentos que emergem neste relato bíblico, com freqüência nos invadem quando sabemos deste tipo de injustiças, de atropelos, de maldade em nossa sociedade. Podemos, diante disto, ficarmos com este mal sentimento e engendrar ódio e rancor contra aqueles que tem agido tão vilmente, com isso demonstraremos não ser melhores que eles, ou bem, podemos orar por eles para que Deus toque seu coração, podemos colocar-nos a serviço para que o Evangelho possa penetrar em todas as estruturas e em todos os corações, e isto nos revelará realmente como filhos de Deus, herdeiros do Reino.



ORAÇÃO INICIAL

•    Oh Deus força dos que em ti esperam, ouça nossas súplicas, pois, o homem é frágil e sem ti nada pode, concede-nos a ajuda de tua graça para guardar teus mandamentos e agradar-te com nossas ações e desejos. Por Nosso Senhor...



REFLEXÃO

Mateus 5,38-42

• O evangelho de hoje forma parte de uma pequena unidade literária que vai deste Mt 5,17 até Mt 5,48, na qual se descreve como passar da antiga justiça dos fariseus para a nova justiça do Reino de Deus. Descreve como subir a Montanha das Bem-aventuranças, de onde Jesus anunciou a nova Lei do Amor. O grande desejo dos fariseus era alcançar a justiça, ser justo diante de Deus. Este também é desejo de todos nós. Justo é aquele ou aquela que consegue viver ali onde Deus quer que o faça. Os fariseus se esforçavam para alcançar a justiça através da observância estrita da Lei. Pensavam que era pelo esforço que poderiam chegar até o lugar onde Deus os queria. Jesus toma postura diante desta prática e anuncia que a nova justiça tem que superar a justiça dos fariseus (Mt 5,20). No evangelho de hoje estamos quase chegando ao topo da montanha. Falta pouco. Lá em cima está descrito com a frase: “Sede perfeito como vosso Pai celestial é perfeito” (Mt 5,48), que meditaremos no evangelho de amanhã. Vejamos de perto este último degrau que nos falta chegar ao topo da montanha, da qual São João da Cruz diz: “Aqui reinam o silêncio e o amor”.
• Mateus 5,38: OLHO POR OLHO, DENTE POR DENTE. Jesus cita um texto da Lei antiga dizendo: “Haveis ouvido o que se disse: Olho por olho, dente por dente!”. Ele abrevia o texto dizendo: “Vida por vida, olho por olho, dente por dente, pé por pé, queimadura por queimadura, ferida por ferida, golpe por golpe” (Ex 21,23-25). Como nos casos anteriores, aqui também Jesus faz uma releitura inteiramente nova. O principio: “olho por olho, dente por dente”, estava na raiz da interpretação que os escribas faziam da lei. Este princípio deve ser mudado, pois, perverte e prejudica a relação entre as pessoas e com Deus.
• Mateus 5,39ª: NÃO DEVOLVER MAL COM MAL. Jesus afirma exatamente o contrário: “Porém, eu os digo: não se vingar de quem lhes faz o mal”. Diante de uma violência recebida, nossa reação natural é pagar ao outro com a mesma moeda. A vingança pede: “olho por olho, dente por dente”. Jesus pede para retribuir o mal não com o mal, mas sim, com o bem. Pois, se não soubermos superar a violência recebida, a espiral da violência o invadirá todo e não haverá saída. Lamec dizia: “Prestem atenção em minhas palavras. Eu matei um homem pela ferida que me fez e a um rapaz por um golpe que recebi. Se Caim tem que ser vingado sete vezes, Lamec tem que sê-lo setenta e sete vezes” (Gn 4,24). Foi por causa desta vingança extrema que tudo terminou na confusão da Torre de Babel (Gn 11,1-9). Fiel no ensinamento de Jesus, Paulo escreve na carta aos Romanos: “antes, ao que te esbofetear na face direita oferece-lhe também a outra, a quem quiser brigar contigo para tirar-te a túnica, deixa-lhe também o manto; e ao que te obrigar a andar uma milha vá com ele duas. Não devolvam a ninguém mal pelo mal, procurem ganhar o apreço de todos os homens. Não te deixes vencer pelo mal, pois, o mal se vence com a força do bem” (Rm 12,17.21). Para poder ter esta atitude, é necessário ter muita fé na possibilidade que o ser humano tem de recuperar-se. Como fazer isto na prática? Jesus nos oferece 03 exemplos concretos.
• Mateus 5,39b-42: OS QUATRO EXEMPLOS PARA SUPERAR A ESPIRAL DA VIOLÊNCIA. Jesus disse: (a)- ao que te esbofetear na face direita oferece-lhe também a outra; (b)-o que quiser brigar contigo para tirar-te a túnica, deixa-lhe também o manto; (c)-e qo que te obrigar a andar uma milha, vá com ele duas; (d)-a que te pedir dê, e ao que desejar que lhe empreste algo, não lhe volte as costas (Mt 5,40-42). Como entender estas quatro afirmações? O próprio Jesus nos ofereceu uma ajuda de como devemos entendê-las. Quando o soldado lhe deu uma bofetada no rosto, Ele não ofereceu o outro lado. Ao contrário, reagiu com energia: “Se tenho falado mal, mostre-me em que, porém, se tenho falado bem, por que é que me bates?” (Jo 18,23). Jesus não ensina a passividade. Paulo pensa que, retribuindo o mal com o bem, “fazendo isto, amontoarás brasas sobre sua cabeça” (Rm 12,20). Esta fé na possibilidade de recuperação do ser humano só é possível a partir de uma raiz que nasce da total gratidão do amor criador que Deus mostrou para conosco na vida e nas atitudes de Jesus.



PARA REFLEXÃO PESSOAL

• Você já sentiu alguma vez uma raiva tão grande para querer aplicar a vingança “olho por olhos, dente por dente”? Como fazer para superar isto?
• Será que a convivência comunitária hoje na igreja favorece o ter em nós o amor criador que Jesus sugere no evangelho de hoje?



ORAÇÃO FINAL

•    (SALMO 5,2-3)
• Hoje terei atenção às noticias do dia e orarei especificamente por estas situações nas quais se está sofrendo pela falta de Deus.






Nenhum comentário:

Postar um comentário