segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Lectio Divina - 14/01/13






SEGUNDA-FEIRA -14/01/2013

PRIMEIRA LEITURA: Hebreus 1,1-6

• Um dos principais problemas da primeira comunidade foi o definir quem e o que era Jesus: Um simples ser humano, revestido de poder divino? Um deus com “aparência humana”? Um anjo? Questão que só ficará totalmente definida até o Concílio de Éfeso (431 d.C.) onde se afirma categoricamente que Jesus é verdadeiro Deus e verdadeiro homem. O inicio desta carta, nos introduz neste mistério de Cristo e nos apresenta como o “grande revelador do Pai”. Ao iniciar este novo período dentro de nossa liturgia, a Palavra de Deus nos convida a que também nós clarifiquemos quem é Jesus: Será para mim, como expressa esta passagem, verdadeiro Deus, consubstancial ao Pai? Se, é assim, impõem-se algumas resoluções que devem ser parte de nossa vida: obedecer a sua Palavra amar sua Igreja, adorar em espírito e verdade e servi-lo em seus irmãos, sobretudo, os mais pobres.




ORAÇÃO INICIAL

• Mostra-te favorável, Senhor, aos desejos e orações de teu povo; dá-nos luz para conhecer tua vontade e a força necessária para cumpri-la. Por Nosso Senhor. Amém.



REFLEXÃO

Lucas 4,14-22ª

•    Depois que prenderam João, Jesus foi à província da Galiléia e começou a proclamar a Boa Nova de Deus. João levado preso a pedido do rei Herodes porque denunciou o comportamento imoral do rei (Lc 3,18-20). A prisão de João Batista não assustou Jesus! Viu nela um sinal da chegada do Reino. E hoje, sabemos ler os fatos da política e da violência urbana para anunciar a Boa Nova de Deus?
• Jesus proclamava a Boa Nova de Deus não somente porque vem de Deus, mas sim, porque também e, sobretudo, porque Deus é seu conteúdo. Deus, Ele próprio, é a maior Boa Nova para a vida humana. Responde à aspiração mais profunda de nosso coração. Em Jesus aparece o que acontece quando um ser humano deixa que Deus entre e reine. Esta Boa Nova do Reino de Deus anunciada por Jesus tem quatro aspectos:
• A)- O prazo está vencido! Para os demais judeus o prazo não estava vencido, todavia. Faltava muito para a chegada do Reino. Para os fariseus, por exemplo, o Reino podia chegar só quando fosse perfeita a observância da Lei. Jesus tem outro modo de ler os fatos. Diz que o prazo está vencido.
• B)- O Reino de Deus está próximo! Para os fariseus a chegada do Reino dependia de seus esforços. Só chegaria depois que eles houvessem observado toda a Lei. Jesus diz o contrário: O Reino está próximo! Já estava ali, independentemente do esforço feito. Quando Jesus diz: “O Reino está próximo!”, não quer dizer que o Reino estava chegando nesse momento, mas, que já estava ali. Aquele que todos esperavam, já estava presente em suas vidas, e eles não sabiam, não percebiam (cf. Lc 17,21). Jesus percebeu! Pois, Ele lia a realidade com um olhar diferente. Jesus revelará aos pobres de sua terra esta presença oculta do Reino no meio das pessoas. É esta a semente do Reino que receberá a chuva de sua palavra e o calor de seu amor.
• C)- Convertam-se! O sentido exato é mudar a forma de pensar e de viver. Para poder perceber a presença do Reino na vida, a pessoa terá que começar a pensar e a viver de forma distinta. Terá que mudar de vida e encontrar outra forma de convivência. Terá que deixar de lado o legalismo do ensinamento dos fariseus e permitir que a nova experiência de Deus invada sua vida e lhe dê olhos novos para ler e entender os fatos.
• D)- Acreditem na Boa Nova! Não era fácil aceitar esta mensagem. Não é fácil começar a pensar de forma distinta a tudo o que se aprendeu, desde pequeno. Isto só é possível mediante um ato de fé. Quando alguém vem trazer uma notícia diferente, difícil de ser aceita, você a aceitará só se a pessoa que trás a notícia é de confiança. E você dirá aos demais: “Pode acreditar. Eu conheço a pessoa. Não engana. É de confiança”. Jesus é de confiança!
• O primeiro objetivo do anuncio da Boa Nova é formar comunidade. Jesus passa, olha e chama. Os quatro primeiros a ser chamados: Simão, André, João e Tiago, ouvem, deixam tudo e seguem Jesus para formar a comunidade com Ele. Parece amor a primeira vista! Segundo o relato de Marcos, tudo aconteceu durante o primeiro encontro com Jesus. Comparando com outros evangelhos, a pessoa percebe que os quatro já conheciam Jesus (Jo 1,39; Lc 5,1-11). Já tiveram a oportunidade de conviver com Ele, de ver quando Ele ajudava as pessoas e de ouvi-lo na sinagoga. Sabiam como viva e como pensava. O chamado não foi coisa de um momento, mas, de repetidos chamados e convites, de avanços e retrocessos. O chamado começa e volta a começar sempre de novo! Na prática, coincide com a convivência dos três anos com Jesus, desde o batismo até o momento em que Jesus foi levado ao céu. Então, por que Marcos nos apresenta isso como um fato repentino de amor a primeira vista? Marcos pensa no ideal: o encontro com Jesus tem que produzir uma mudança radical em nossa vida.



PARA REFLEXÃO PESSOAL

• Um fato Político, a prisão de João, levou Jesus a iniciar o anuncio da Boa Nova de Deus. Hoje, os fatos políticos e sociais influem no anúncio que fazemos da Boa Nova às pessoas?
• Convertam-se! Acreditem na Boa Nova! Como está acontecendo isto na minha vida?



ORAÇÃO FINAL

•    (Salmo 97,9)
• Hoje estarei pendente de ouvir Jesus em cada momento e situação do dia, sabendo que Ele me fala em cada coisa que ocorre em minha vida.



Nenhum comentário:

Postar um comentário