segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Lectio Divina - 21/01/13






SEGUNDA-FEIRA -21/01/2013

PRIMEIRA LEITURA: Hebreus 5,1-10


• Um dos elementos que ressalta esta carta como iremos ver durante nossa reflexão, é o fato da OBEDIÊNCIA de Cristo. Este é um valor que nossa sociedade individualista tende a relativizar. Hoje se fala da “obediência dialogada”, isto é: se me convenceres, então obedeço. Certamente devemos reconhecer que algumas das ordens de nossos superiores podem se equivocadas e inclusive injustas. Entretanto, enquanto esta ordem não nos leve ao pecado ou nos impeça relacionarmos com Deus, devemos obedecer. É válido dizer: Não estou de acordo contigo ou com a ordem que me está dando, pois, penso que está equivocado, todavia: Obedeço-te. Obedecer nos ajuda a crescer com humildade, virtude sem a qual a santidade não se desenvolve. Jesus nos mostrou isso. NÃO é fácil obedecer, porém, é o caminho que nos leva à perfeição no amor.




ORAÇÃO INICIAL

• Deus todo poderoso, que governa o céu e a terra, ouça paternalmente a oração de teu povo, e faz que os dias de nossa vida se fundamentem em tua paz. Por Nosso Senhor. Amem.



REFLEXÃO

Marcos 2,18-22

• Os cinco conflitos entre Jesus e as autoridades religiosas. Em Mc 2,1-12 vimos o primeiro conflito. Era em torno do perdão dos pecados. Em Mc 2,13-17, o segundo conflito tratava da comunhão de mesa com os pecadores. O evangelho de hoje fala do terceiro conflito sobre o jejum. Amanhã teremos o quarto conflito ao redor da observância do sábado (Mc 2,13-28). Depois de amanhã teremos o último dos cinco conflitos que será sobre a cura em dia de sábado (Mc 3,1-6). O conflito sobre o jejum ocupa um lugar central. Por isto, as palavras meio soltas sobre a remendo de pano novo em roupa velha e sobre o vinho novo em odre novo (Mc 2,21-22), devemos entendê-las como uma luz que projeta sua claridade também sobre os outros quatro conflitos, dois antes e dois depois.
• Jesus não insiste na prática do jejum. O jejum é um costume muito antigo, praticado em quase todas as religiões. O próprio Jesus o praticou durante quarenta dias (Mc 4,2). Porém, Ele não insiste com os discípulos para que façam o mesmo. Os deixa livres. Por isso, os discípulos de João Batista e dos fariseus, que eram obrigados a jejuar, querem saber por que Jesus não insiste no jejum.
• O noivo, esta com eles, assim não precisam jejuar. Jesus responde com uma comparação. Quando o noivo está com seus amigos, isto é, durante a festa da boda, os amigos não precisam jejuar. Jesus se considera o noivo. Os discípulos são amigos do noivo. Durante o tempo em que Ele, Jesus, esteve com os discípulos, era festa. Chegará o dia em que o noivo deixará de estar, e nesse momento, se eles quiserem, poderão jejuar. Jesus fala de sua morte. Sabe e sente que, se continuar por esse caminho de liberdade, as autoridades religiosas vão querer matá-lo.
• Remendo novo sobre roupa velha, vinho novo em odre novo. Estas duas afirmações de Jesus, que Marcos coloca aqui, aclaram a atitude crítica de Jesus diante das autoridades religiosas. Não se coloca um remendo novo sobre uma roupa velha, porque na hora que lavar a roupa, o remendo novo encolhe, puxa o pano velho e estraga mais ainda. Ninguém coloca vinho novo em odre velho, porque a fermentação do vinho novo estoura o odre velho. Vinho novo em odre novo! A religião defendida pelas autoridades religiosas era como uma roupa velha, como um odre velho. Não se deve querer combinar o novo que Jesus trás com costumes antigos. Não se pode querer reduzir a novidade de Jesus, à medida do judaísmo. Ou um, ou outro! O vinho novo que Jesus trás faz explodir o odre velho. Devemos saber separar as coisas. Jesus não está contra o que é “velho”. O que quer evitar é que o velho se imponha ao novo e, assim, lhe impedisse de se manifestar. Seria o mesmo que reduzir a mensagem do Concílio Vaticano II como alguns estão querendo fazer.




PARA REFLEXÃO PESSOAL

• A partir da experiência profunda de Deus que o animava por dentro, Jesus teve muita liberdade em relação com as normas e práticas religiosas. E hoje temos essa mesma liberdade, ou, nos falta a liberdade dos místicos?
• Remendo novo sobre roupa velha, vinho novo em odre velho. Existe isto em minha vida?




ORAÇÃO FINAL

• (1Jo 4,16)
• Hoje começarei a exercitar a obediência, e nas ordens que me dêem mais trabalho dizer sim, as levarei a cabo oferecendo-as pelo sacrifício que Jesus fez por mim na cruz.



Nenhum comentário:

Postar um comentário