terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Lectio Divina - 05/02/13





TERÇA-FEIRA -05/02/2013


PRIMEIRA LEITURA: 2Corintios 4,7-15

• Neste texto, e a propósito do que festejamos, o apóstolo nos fala de seu ministério e dentro deste, talvez algum dos elementos mais importantes, é o de entendermos que, apesar de nossa miséria, de nosso pecado, de nossa fragilidade, Deus nos confiou ser portadores da vida e da graça. Esta graça, a recebemos a partir do batismo e se incrementa em cada sacramento que recebemos, especialmente em cada Eucaristia. Este tesouro deve ser cuidado com afã, sobretudo, das armadilhas deste mundo e da ação do Maligno que procuram roubar-nos e fazer infrutífera em nós a graça que Cristo nos tem dado. É por isso que, sabendo de nossa fragilidade, devemos cuidar com grande esmero nossa graça santificante, afastando-nos de tudo aquilo que pode ser ocasião de afastar-nos de Deus. As más companhias, as leituras indevidas, os filmes indecentes são elementos que golpeiam o barro de nossa carne e, pouco a pouco, vão criando grandes rupturas internas pelas quais se escorre a vida da graça até que se esgota em nós completamente e, nos introduz na obscuridade e na miséria que pode levar-nos até ao desespero.




ORAÇÃO INICIAL

• Senhor conceda-nos amar-te com todo o coração e que nosso amor se estenda, também, a todos os homens. Por Nosso Senhor...



REFLEXÃO

Marcos 5,21-43

•    No evangelho de hoje vamos meditar sobre dois milagres de Jesus a favor de duas mulheres. O primeiro, a favor de uma mulher considerada impura por causa de uma hemorragia que lhe acometia à doze anos. O outro milagre, a favor de uma menina de doze anos, que acabava de morrer. Segundo a mentalidade da época, qualquer pessoa que tocasse o sangue ou o cadáver era considerada impura. Sangue e morte eram fatores de exclusão! Por isto, aquelas duas mulheres eram pessoas marginalizadas, excluídas da participação na comunidade.
• O PONTO DE PARTIDA. Jesus chega na barca. A multidão se reúne ao seu redor. Jairo, o chefe da sinagoga, lhe pede por sua filha que está morrendo. Jesus vai com ele e a multidão o acompanha, apertando-o por todos os lados. Este é o ponto de partida das curas que seguem: a cura da mulher e a ressurreição da menina de doze anos.
• A SITUAÇÃO DA MULHER. Doze anos de hemorragia! Por isto, vivia excluída, pois, naquele tempo, o sangue tornava a pessoa impura, e que lhe tocasse também ficava impuro. Marcos informa que a mulher havia gasto todos seus haveres com os médicos. Em vez de melhorar, ficava pior. Situação sem solução.
• A ATITUDE DA MULHER. Ouviu falar de Jesus. Nasceu uma nova esperança. Disse a si mesma: “Se consigo tocar, ainda que só em suas vestes, me salvarei”. O catecismo da época mandava dizer: “Se tocares sua roupa, ficará impuro”. A mulher pensa exatamente o contrário! Sinal que as mulheres não concordavam com tudo o que as autoridades religiosas ensinavam. A mulher se colocou no meio da multidão e, de forma desapercebida, tocou Jesus, pois todo mundo o apertava e o tocava. Nesse mesmo instante ela sentiu no corpo que havia sido curada.
• A REAÇÃO DE JESUS E DOS DISCÍPULOS. Jesus se deu conta que uma força havia saído Dele e perguntou: “Quem me tocou?”. Os discípulos reagiram: “Está vendo que as pessoas te apertam de todos os lados e perguntas: Quem me tocou?. Aqui aparece o desencontro entre Jesus e seus discípulos. Jesus tinha uma sensibilidade que não era percebida pelos discípulos. Estes reagem como todo mundo e não entendem a reação diferente de Jesus. Porém, Jesus não presta atenção e continua indagando.
• A CURA PELA FÉ. A mulher percebeu que havia sido descoberta. Foi um momento difícil e perigoso. Pois, segundo a crença da época, uma pessoa impura que, como aquela mulher, se pusesse no meio de uma multidão, contaminava todo mundo através do toque. E fazia que todos se tornassem impuros diante de Deus (Lv 15,19-30). Por isto, como castigo, poderia ser apedrejada. Porém, a mulher teve coragem de assumir o fizera. “Atemorizada e temerosa” caiu aos pés de Jesus e contou toda sua verdade. Jesus disse a palavra final: “Filha”, tua fé te salvou vai em paz e fique curada de tua enfermidade!”. A)- “Filha”, com esta palavra Jesus acolhe a mulher na nova família, na comunidade, que se formava a seu redor. B)- Aquilo que ela pensava aconteceu de fato. C)- Jesus reconhece que sem a fé daquela mulher, Ele não poderia ter feito aquele milagre.
• A NOTÍCIA DA MORTE DA MENINA. Neste momento o pessoal da casa de Jairo informa que a menina havia morrido. Já não precisava incomodar Jesus. Para eles, a morte era a grande barreira. Jesus não conseguirá ir além da morte! Jesus ouve, olha para Jairo e aplica o que acabava de presenciar, saber que a fé é capaz de realizar o que a pessoa crê. E diz: “Não temas. Somente tenha fé”.
• NA CASA DE JAIRO. Jesus permite que sós três discípulos vão com Ele. Vendo o alvoroço dos que choram pela morte da menina, diz: “A menina não morreu. Está dormindo!”. As pessoas caçoam. A gente sabe distinguir quando uma pessoa está dormindo ou quando está morta. É o riso de Abraão e de Sara, isto é, daqueles que não conseguem acreditar que para Deus nada é impossível (Gn 17,17; 18,12-14; Lc 1,37). Também para eles, a morte era uma barreira que ninguém podia superar. As palavras de Jesus têm um significado mais profundo. A situação das comunidades perseguidas do tempo de Marcos parecia uma situação de morte. Elas tinham que ouvir: “Não é morte! Vocês estão dormindo! Despertem!”. Jesus não dá importância ao riso e entra na casa onde está a menina, somente Ele, os três discípulos e os pais da menina.
• A RESSURREIÇÃO DA MENINA. Jesus toma a menina pela mão e diz: “Talita, kum!” Ela se levanta. Grande alvoroço! Jesus conserva a calma e pede que lhe dêem de comer. As duas mulheres são curadas. Uma tinha doze anos, a outra fazia dozes que tinha hemorragia e doze anos padecendo exclusão! Aos doze anos começa a exclusão das meninas, pois, começa a menstruação, começam a morrer! Jesus possui um poder maior e a ressuscita: “Levanta-te!”.




PARA REFLEXÃO PESSOAL

•    Qual é o ponto deste texto que mais gostou ou o que mais te chamou a atenção? Por quê?
• Uma mulher curada e reintegrada na convivência da comunidade. Uma garota foi erguida de seu leito de morte. O que é que nos ensina esta ação de Jesus para nossa vida em família e em comunidade, hoje?



ORAÇÃO FINAL

•    (SALMO 22,26-27)
• Hoje dedicarei alguns minutos pela manhã, ao meio dia, a tarde e antes de dormir para dar graças a Deus por tantas coisas boas que me tem dado na vida.





Nenhum comentário:

Postar um comentário