quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Lectio Divina - 20/02/13


QUARTA-FEIRA -20/02/2013



PRIMEIRA LEITURA: Jonas 3,1-10 

• Com esta passagem a escritura nos mostra, através da atitude do Rei de Ninive, o que significa e implica o converter-se de coração. Ao ler a passagem vemos como a primeira coisa que o rei faz é, “levantar-se de seu trono e sentar-se sobre as cinzas”. Com este sinal reconhece que ele não é Deus, e que sua vida (e neste caso, inclusive seu reino) deve ser dirigido pelo único Rei: o próprio Deus. Esta atitude do rei deve servir-nos de exemplo e deixar que Deus sente-se no trono de nosso coração. Isto implica reconhecer que SUA PALAVRA é a única que deve reger nossa vida, a qual não poderá ser realidade se não temos contato com a Sagrada Escritura. Isto nos conduz a um principio de conversão de tomar primeiro a decisão de seguir a palavra de Deus, e tê-la como valor central de nossa vida, e em seguida tomar a decisão de ler e meditar TODOS os dias esta Palavra, com a coragem de obedecer-lhe e fazê-la vida. Que tal te parece tentar? 




ORAÇÃO INICIAL 


• Pedimos-te Senhor, que tua graça continuamente nos preceda e acompanhe, de maneira que estejamos dispostos a trabalhar sempre para o bem. Por Nosso Senhor...



REFLEXÃO

Lucas 11,29-32


O evangelho de hoje nos apresenta uma acusação muito forte de Jesus contra os fariseus e os escribas. Eles queriam que Jesus desse um sinal, pois não acreditavam nos sinais e nos milagres que estava fazendo. Esta acusação de Jesus continua nos evangelhos dos próximos dias. O meditar estes evangelhos, devemos tomar muito cuidado para não generalizar a acusação de Jesus como se fosse dirigida contra o povo judeu. No passado, a ausência desta atenção contribuiu, lamentavelmente, para aumentar nos cristãos o anti-semitismo que tantos males acarretaram à humanidade ao longo dos séculos. Em vez de levantar o dedo contra os fariseus do tempo de Jesus, é melhor olharmos nos espelho dos textos, para perceber neles o fariseu que vive escondido em nossa Igreja e em cada um de nós, e que merece a mesma crítica por parte de Jesus.
• Lucas 11,29-30: O SINAL DE JONAS. “Os ninivitas se levantaram em Juízo com esta geração e a condenaram; porque eles se converteram pela pregação de Jonas, e aqui existe algo mais que Jonas”. Havendo reunido as pessoas, começou a dizer: Esta geração é uma geração malvada; pede um sinal, porém, não lhes será dado outro sinal, senão o sinal de Jonas. O evangelho de Mateus informa que alguns escribas e fariseus: pediram um sinal (Mt 12,38). Queriam que Jesus realizasse para eles um sinal, um milagre, para que pudessem verificar se Ele era mesmo enviado de Deus segundo o que imaginavam. Queriam que Jesus se submetesse aos critérios deles. Não havia neles abertura para uma possível conversão. Porém, Jesus não se submeteu a seus pedidos. O evangelho de Marcos diz que Jesus, diante do pedido dos fariseus, soltou um profundo respiro (Mc 8,12), provavelmente de desgosto e de tristeza diante de tanta cegueira. Porque de nada serve colocar um bonito quadro diante de alguém que não quer abrir os olhos. O único sinal é o sinal de Jonas. “Porque assim como Jonas foi sinal para os ninivitas, assim o será o Filho do Homem para esta geração”. Como será este sinal do Filho do Homem? O Evangelho de Mateus responde: “Porque da mesma maneira que Jonas esteve no ventre da baleia três dias e três noites, assim também o Filho do Homem estará no seio da terra três dias e três noites” (Mt 12,40). O único sinal será a ressurreição de Jesus. Este é o sinal que, no futuro se dará aos escribas e aos fariseus. Jesus, condenado por eles a uma morte de cruz, será ressuscitado por Deus e continuará ressuscitando de muitas maneiras naqueles que acreditam Nele. O sina que converte não são milagres, mas sim, o testemunho de vida!
• Lucas 11,31: SALOMÃO E A RAINHA DO MEIO DIA. A alusão a conversão das pessoas de Ninive associa e faz lembrar a conversão da Rainha do Meio Dia: “A rainha do Meio Dia se levantará em Juízo com os homens desta geração e os condenará: porque ela veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão, mostra como se usava a Bíblia naquele tempo. Era por ocasião. A interpretação principal era esta: “A Bíblia se explica pela Bíblia”. Até hoje, esta é uma das normas mais importantes para a interpretação da Bíblia, sobretudo, para a Leitura Orante da Palavra de Deus. 
• Lucas 11,32: AQUI EXISTE ALGO MAIOR QUE JONAS. Depois do afastamento de Salomão e da Rainha do Meio Dia, Jesus volta a falar do sinal de Jonas: “Os ninivitas se levantaram em Juízo com esta geração e a condenaram; porque eles se converteram pela pregação de Jonas, e aqui existe algo maior que Jonas”. Jesus é maior que Jonas, maior que Salomão. Para os cristãos, é o principal segredo para a Escritura (2Cor 3,14-18).




PARA REFLEXÃO PESSOAL


Jesus critica os escribas e os fariseus que chegavam a negar a evidência tornando-se incapazes de reconhecerem o chamado de Deus nos acontecimentos. E nós, os cristãos de hoje, e eu: merecemos esta mesma critica de Jesus?
• Ninive se converteu diante da pregação de Jonas. Os escribas e os fariseus não se converteram. Hoje, o que acontece provoca mutações e conversões nas pessoas do mundo inteiro: ameaça ecológica, a urbanização desumanizada, o consumismo que massifica e aliena, as injustiças, a violência, etc. Muitos cristãos vivem alheios a estes clamores de Deus que vêm da realidade.





ORAÇÃO FINAL 

(SALMO 113,1-2)
• Hoje me aproximarei daquela pessoa que ofendi e lhe pedirei perdão de coração, deixando que o Espírito de Deus seja quem ilumine meus passos para agir com amor.





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