segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Lectio Divina - 08/12/14


DIA 08/12/14
PRIMEIRA LEITURAà Gênesis 3,9-15.20
  • Quando lemos a passagem da queda de nossos primeiros pais no Paraíso poderíamos nos perguntar: Será possível não pecar? Seria possível que Adão e Eva não pecaram e que a história houvesse sido diferente? A resposta é: Sim. E para provarmos que o homem pode ser TOTALMENTE fiel e obediente a Deus o Senhor, em sua infinita bondade, criou uma criatura como Eva. A criou totalmente humana e sem pecado, com o fim de mostrar-lhe o mundo que é possível; que o pecado é um acidente na vida do homem que pode ser evitado. Maria é o modelo do homem, do ser humano criado em perfeição, é a imagem que reproduz o pensamento de Deus e que faz entender que Deus não nos criou maus, que o mal e a destruição entram na vida do homem pelo pecado. Por isso, quando contemplamos o mistério de Maria, revela-se diante de nossos olhos o projeto de Deus quando diz: “Façamos o homem... e Deus o criou a sua imagem e semelhança, e no final Deus viu que havia criado e viu que era MUITO BOM” (Gn 1,26-31). Celebrar hoje Maria nesta solenidade da Imaculada Conceição é um convite de Deus para cada um de nós a viver longe do pecado e a buscar em todo momento fazer sua vontade. Maria nos mostra com sua vida que isto é possível. Não por nossos méritos, mas sim, pela graça, e poder e o amor de Deus.
ORAÇÃO INICIAL
  • Alegra-te, Virgem Maria, já surge a estrela de Jacó. Cumprem-se hoje as Escrituras: como nuvem fecunda chega o Senhor.
REFLEXÃO à Lucas 1,26-38
  • Depois da concepção de João, ou seja “no sexto mês” Lc 1,26), a boa notícia é bem acolhida “em uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré” (Lc 1,26) por uma donzela, “virgem, prometida como esposa” (Lc 1,27). “Nazaré e Maria” fazem contraste com “Jerusalém e sacerdote”, assim como também é contrastante a frase “apresentando-se a ela” com a palavra “templo”. O Senhor se revela em lugares humildes e é acolhido pelas pessoas humildes as quais, a juízo dos homens, não “pode vir nada de bom” (Jo 1,45). O convite para Maria é de alegria: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!” (Lc 1,28). A presença do Senhor no meio de seu povo é ocasião de gozo, porque a presença do Senhor leva a salvação e a benção. A saudação e o convite do anjo é dirigido à todo o povo de Deus na pessoa de Maria. Pelo que, todo o povo de Deus é chamado a desfrutar e a alegrar-se no Senhor seu Salvador. A alegria messiânica que se anuncia a todos: “Gritai de alegria, habitantes de Sião, porque grande é no meio de vós o Santo de Israel” (Is 12,6). “Rejubila, filha de Sião, solta gritos de alegria, Israel! Alegra-te e exulta teu coração, filha de Jerusalém! O Senhor revogou a tua sentença, eliminou teus inimigos. O Senhor rei de Israel, está no meio de ti, não verás mais a desgraça...” (Sf 3,14-15ss).
  • A concepção de Jesus é um acontecimento novo, a primicia da futura nova criação operada pela potência criativa de Deus que vem ao encontro da impossibilidade de conceber de Maria, porque, todavia, não conhece homem (Lc 1,34). A sombra que o  altíssimo estende sobre Maria lembra a nuvem que de dia acompanhava o povo no deserto (Ex 13,22), que dava sombra ao monte Sinai revelando a glória do Senhor por seis dias (Ex 19,16;24,17). É também um sinal da proteção de Deus outorgada ao justo que invoca o nome do Senhor e se coloca em suas mãos durante a prova (Sl 17,8,57,2;140,8). Na criação, o Espírito de Deus esvoaçava sobre as águas, sinal da potência criadora da palavra de Deus (Gn 1,2).
  • Deus supera toda a capacidade humana, nada é impossível para Ele. Diante do Senhor da alegria, da vida  e da salvação, Maria acolhe sua palavra geradora e criadora: “Eis aqui a escrava do Senhor, faça se em mim segundo tuas palavras” (Lc 1,38).
PARA REFLEXÃO PESSOAL
  • O Senhor se revela aos pobres de seu povo: segundo tua opinião, quem são os pobres nossos contemporâneos?
  • O que você pensa que seja a característica do comportamento de Maria? Esse comportamento revela algo para tua vida?
ORAÇÃO FINAL
·         (SALMO 97/98)
  • Em honra a Maria, hoje rezarei o rosário.




Nenhum comentário:

Postar um comentário