quarta-feira, 9 de abril de 2014

Lectio Divina - 09/04/14


QUARTA-FEIRA -09/04/2014


PRIMEIRA LEITURA: Daniel 3,14-20.49-50.91-92.95


A fé verdadeira se expressa na fidelidade e na fidelidade se expressa nos momentos de crise, quando se pode perder tudo, quando tudo pode depender de nossa atitude para com Deus, quando preferimos, inclusive a própria morte, que ofender a Deus com nossa infidelidade. Se muitas vezes notamos em nossa comunidade cristã fraqueza, a causa é uma falta de compromisso e de fidelidade TOTAL a Deus. Nesta passagem lemos como estes três homens foram capazes de desobedecer ao rei, e com isso colocam em jogo sua própria vida. Eles sabiam que Deus é poderoso para salvá-los, no entanto, sua fidelidade não era baseada na possibilidade de que Deus os salvasse, pois, se isto não acontecesse, eles jamais lhe seriam infiéis. Pensemos em quantas vezes nós temos dito a Deus: “Farei isto ou aquilo, se me deres isto em troca...”. Nosso Deus não é um Deus de “trocas”. Ou o lhe amamos ou não, lhe somos fiéis ou não, sem que isto dependa do que nos possa ou quer dar. Por isso, a crise e a tentação é a melhor oportunidade que temos para provar-Lhe verdadeiramente se lhe amamos e somos fiéis. 



ORAÇÃO INICIAL 

Ilumina Senhor, o coração de teus fiéis purificando pelas penitências da Quaresma, e Tu, que nos infunde o piedoso desejo de servir-te, ouça paternalmente nossas súplicas. Por Nosso Senhor...


REFLEXÃO

João 8,31-42


No evangelho de hoje continua a reflexão sobre o capítulo 8 de João. Como em círculos concêntricos, João se aprofunda no mistério de Deus que envolve a pessoa de Jesus. Parece uma repetição, porque sempre volta a falar do mesmo assunto. Na realidade, é o mesmo assunto, porém, cada vez mais em nível mais profundo. O evangelho de hoje aborda o tema da relação de Jesus com Abraão, o Pai do povo de Deus. João trata de ajudar as comunidades a compreender como Jesus se situa no conjunto da história do Povo de Deus. Ajuda as pessoas a perceber a diferença que existe entre Jesus e os judeus, e também entre os judeus e os demais: todos somos filhos e filhas de Abraão.

João 8,31-32: A LIBERDADE QUE NASCE DA FIDELIDADE À PALAVRA DE JESUS. Jesus manifesta aos judeus: “Se vos mantiveres em minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos, e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”. Ser discípulo de Jesus é o mesmo que abrir-se à Deus. As palavras de Jesus são na realidade palavras de Deus. Comunicam a verdade, porque dão a conhecer a coisas como são aos olhos de Deus e não aos olhos dos fariseus. Mais tarde, durante a ultima Ceia, Jesus ensinará o mesmo aos discípulos. 

João 8,33-38: O QUE É QUE QUER DIZER SER FILHO E FILHA DE ABRAÃO? A reação dos judeus é imediata: “Nós somos descendência de Abraão e nunca fomos escravos de ninguém? Como você diz: Os farei livres?”. Jesus insiste fazendo uma distinção entre filho e escravo e diz: “Todo aquele que comete pecado é um escravo. E o escravo não fica em casa para sempre, enquanto que o filho fica para sempre. Se, pois, o Filho os dá a liberdade, sereis realmente livres”. Jesus é o filho e vive na casa do Pai. O escravo não vive na casa do Pai. Viver fora da casa, fora de Deus quer dizer viver no pecado. Se aceitassem a palavra de Jesus podiam chegar a ser filhos e alcançar a liberdade. Não seriam escravos. E Jesus continua: “Já sei que sois descendência de Abraão, porém, tentam matar-me, porque minha palavra não os convence”. Imediatamente aparece bem claro a distinção: “Eu falo o que tenho visto junto a meu Pai, e vós fazeis o que haveis ouvido de vosso pai”. Jesus lhes nega o direito de dizer que são filhos de Abraão, porque suas obras afirmam o contrário. 

João 8,39-41ª: UM FILHO DE ABRAÃO CUMPRE AS OBRAS DE ABRAÃO. Eles insistem em afirmar: “Nosso Pai é Abraão!”, como se quisessem apresentar à Jesus um documento de sua identidade. Jesus volta a insistir: “Se sois filhos de Abraão, fazei as obras de Abraão. Porém, procuram matar-me, Eu que lhes digo a verdade que ouvi de Deus. Isso não fez Abraão. Vós fazeis as obras de vosso pai”. Entre linhas sugere que o Pai deles é Satanás (Jo 8,44). Sugere que são filhos da prostituição.

João 8,41b-42: “SE DEUS FOSSE VOSSO PAI, ME AMARIAM, PORQUE EU VIM E VENHO DE DEUS, NÃO VIM POR MINHA CONTA, MAS SIM, ELE ME ENVIOU”. Usando palavras diversas, Jesus repete a mesma verdade: “Aquele que pertence a Deus ouve as palavras de Deus”. A origem desta afirmação vem de Jeremias que disse: “Colocarei minha lei em seu interior, a escreverei em seus corações. Então Eu serei seu Deus e vocês serão o meu povo. Já não terão que ensinar-se mutuamente, dizendo um ao outro: “Conhecei Yahvé”. Pois, todos me conhecerão, do maior ao mais humilde. Porque Eu perdoarei sua culpa e não me lembrarei mais de seu pecado” (Jr 31,33-34). Mas, eles não se abriram a esta nova experiência de Deus, e por isto, não reconheceram Jesus como enviado do Pai.



PARA REFLEXÃO PESSOAL

Liberdade que se submete em tudo ao Pai. Existe algo deste tipo em você? Conhece pessoas assim?
Qual é a experiência mais profunda em mim que me impulsiona a reconhecer Jesus como enviado por Deus?



ORAÇÃO FINAL 

(DANIEL 3,52)
Hoje, em meu trabalho ou com meus conhecidos, farei algo que me evidencie como verdadeiro cristão diante dos que estão a meu redor. A partir de hoje não voltarei a ser um cristão as escondidas, mas sim, expressarei a minha fé livremente sem importar os custos que isso implique.






Nenhum comentário:

Postar um comentário