quinta-feira, 1 de maio de 2014

Lectio Divina - 01/05/14


QUINTA-FEIRA -01/05/2014


PRIMEIRA LEITURA: Atos 5,27-33


Que modo diferente de pensar destes primeiros seguidores de Jesus e de muitos os que hoje se dizem discípulos do Ressuscitado. Para eles a Palavra de Jesus era verdadeiramente Palavra de Deus, pela qual não se colocava nenhuma dúvida nem discussão; e quando chegava o momento em que se tinha que decidir e tomar partido, eram claros: “Primeiro devemos obedecer a Deus e depois os homens”, ainda que isto lhes pudesse custar a vida. Hoje, não só se discute se é ou não possível viver os mandamentos (ou alguns deles), mas sim, pela maneira de agir, para muitos, o Evangelho não passa de ser “outra opinião”. Isto, logicamente, faz que quando se tem que tomar partido ou decidir entre os valores do Evangelho e dos do mundo, a balança se inclina para o mundo. Produto disto é toda a injustiça que vivemos em nossa sociedade, a falta de compromisso social, e a frieza em muitos cristãos. É necessário pedir ao Espírito Santo que vitalize em nós o zelo pelo Evangelho e que fortaleça nossa vontade para que como os apóstolos, possam fazer sempre a vontade de Deus, ainda que esta não agrade àqueles com os quais convivemos.



ORAÇÃO INICIAL 

Pedimos-te Senhor, que os dons recebidos nesta Páscoa dêem fruto abundante em toda nossa vida. Por Nosso Senhor...


REFLEXÃO

João 3,31-36

No mês de janeiro meditamos o texto de João 3,22-30, que nos fala do último testemunho de João Batista a respeito de Jesus. Era a resposta que Jesus dá a seus discípulos, e na qual volta afirmar que ele, João Batista, não é o Messias, mas, somente o precursor (Jo 3,28). Naquela ocasião, João disse aquela frase tão bonita que resume seu testemunho: “É necessário que Ele cresça e que eu diminua!”. Esta frase é o programa de todos os que querem seguir Jesus.

Os versículos do evangelho de hoje são, de novo, um comentário do evangelista para ajudar as comunidades a compreender melhor todo o alcance das coisas que Jesus fez e ensinou. 

João 3,31-33: UM REFRÃO QUE SEMPRE VOLTA. Ao longo do evangelho de João, muitas vezes aparece o conflito entre Jesus e os judeus que contestam as palavras de Jesus. Jesus fala a partir do que ouve do Pai. É transparência total. Seus adversários, por não abrir-se a Deus e por agarrar-se a suas próprias idéias aqui sobre a terra, não são capazes de entender o significado profundo das coisas que Jesus vive, diz e faz. No final, este mal entendido levará os judeus a deter e condenar Jesus.

João 3,34: JESUS NOS DÁ O ESPÍRITO SEM MEDIDA. O evangelho de João usa muitas imagens e símbolos para significar a ação do Espírito. Como na criação (Gn 1,1), assim o Espírito desce sob Jesus “como uma pomba, vinda do céu” (Jo 1,32). É o inicio da nova criação! Jesus diz as palavras de Deus e nos comunica o Espírito sem medida (Jo 3,34). Suas palavras são Espírito e Vida (Jo 6,63). Quando Jesus se despede, diz que enviará outro consolador, outro defensor, para que fique conosco. É o Espírito Santo (Jo 14,16-17). Através de sua paixão, morte e ressurreição, Jesus conquistou o dom do Espírito para nós. Através do batismo todos nós recebemos este mesmo Espírito de Jesus (Jo 1,33). Quando apareceu aos apóstolos, soprou sobre eles e disse: “Recebei o Espírito!” (Jo 20,22). O Espírito é como a água que brota de dentro das pessoas que acreditam em Jesus (Jo 7,37-39;4,14). O primeiro efeito da ação do Espírito em nós é a reconciliação: “Àqueles que perdoares os pecados, ficaram perdoados, àqueles que não perdoares os pecados, ficaram atados” (Jo 20,23). O Espírito nos é dado para que possamos lembrar e entender o significado das palavras de Jesus (Jo 14,26;16,12-13). Animados pelo Espírito de Jesus podemos adorar Deus em qualquer lugar (Jo 4,23-24). Aqui se realiza a liberdade do Espírito da qual fala Paulo: “Onde está o Espírito ali existe liberdade!” (2Cor 3,17).

João 3,35-36: O PAI AMA O FILHO. Reafirma a identidade entre o Pai e Jesus. O Pai ama o filho e entrega tudo em suas mãos. Paulo dirá que em Jesus habita a plenitude da divindade (Cl 1,19;2,9). Por isto, quem aceita Jesus e crê em Jesus já tem a vida eterna, porque Deus é vida. Quem não crê em Jesus, coloca a si mesmo para fora. 



PARA REFLEXÃO PESSOAL

Jesus nos comunica o Espírito, sem medida. Você tem tido alguma experiência desta ação do Espírito em tua vida?
Quem acredita em Jesus tem vida eterna. Como acontece isto na vida das famílias e das comunidades?


ORAÇÃO FINAL 

(SALMO 34,2.9)
Procurarei aquilo que agrada a Deus e que me custa a fazer, e a farei neste dia.





Nenhum comentário:

Postar um comentário