segunda-feira, 12 de maio de 2014

Lectio Divina - 12/05/14


SEGUNDA-FEIRA -12/05/2014


PRIMEIRA LEITURA: Atos 11,1-18

Nunca julguemos pelas aparências ou por circunstâncias das quais não temos pleno conhecimento. É bem possível que um cristão cujo comportamento estranhamos esteja agindo em obediência ao Senhor. Foi o caso de Pedro quando entrou na casa de Cornélio e comeu com ele. "Os que eram da circuncisão" quiseram ater-se apenas a esses detalhes (v. 2), ao passo que naquela casa haviam sucedido coisas maravilhosas. A salvação dos gentios estava anunciada no Antigo Testamento (Isaías 49:6 e 65:1). O próprio Pedro havia feito alusão a isso em seu primeiro discurso (Cap. 2:21, 39). Eram necessárias, porém, evidências mais concretas para dissipar o preconceito dos irmãos em Jerusalém. O relato de Pedro lhes dava estes elementos, atestados também pelas seis testemunhas que o tinham acompanhado. Ao ouvir como o apóstolo fora inspirado e conduzido à casa de Cornélio e, acima de tudo, como o Espírito Santo descera sobre os gentios, todos reconheceram a vontade de Deus e deram-Lhe glória. Alegremo-nos por essa tão grande bênção que se estendeu até nós, e - se ainda não o fizemos - apressemo-nos em recebermos também o "arrependimento para a vida" (v. 18).


ORAÇÃO INICIAL 

Oh Deus, que por meio da humilhação de teu Filho levantaste à humanidade caída, concede a teus fiéis a verdadeira alegria, para que aqueles que foram libertados da escravidão do pecado alcancem também a felicidade eterna. Por Nosso Senhor...


REFLEXÃO

João 10,11-18


O evangelho de hoje nos trás a parábola do Bom Pastor que é a continuação do evangelho de ontem. É difícil escolher entre um e outro. Por isso, preferimos comentar brevemente os dois (Jo 10,1-18). O discurso sobre o Bom Pastor trás três comparações enlaçadas entre si: 1ª)- COMPARAÇÃO: Jesus fala do pastor e dos ladrões (Jo 10,1-5); 2ª)-COMPARAÇÃO: Jesus é a porta das ovelhas (Jo 10,6-10); 3ª)-COMPARAÇÃO: Jesus é o Bom Pastor (Jo 10,11-18).

João 10,1-5: 1ª COMPARAÇÃO: ENTRAR PELA PORTA E NÃO POR OUTRO LUGAR. Jesus inicia o discurso com a comparação da porta: “Quem não entra pela porta e sim por qualquer outra parte é um ladrão e um salteador. Quem entra pela porta é o pastor das ovelhas”. Naquele tempo, os pastores cuidavam do rebanho durante o dia. Quando chegava a noite, levavam as ovelhas a um grande redil ou curral comunitário, bem protegido contra ladrões e lobos. Todos os pastores de uma mesma região levavam ali seu rebanho. Um guardião se ocupava de todas as ovelhas durante a noite. No dia seguinte, logo pela manhã, o pastor chegava, batia palmas contra a porta do redil e o guardião abria. O pastor entrava e chamava as ovelhas por seu nome. As ovelhas reconheciam a voz de seu pastor, se levantavam e saiam atrás dele para pastar. As ovelhas de outros pastores ouviam a voz, porém não se moviam, porque era uma voz estranha para elas. De vez em quando, surgia o perigo de assalto. Os ladrões entravam por um atalho ou derrubavam a cerca do redil, feita de pedras amontoadas, para roubar as ovelhas. Eles não entravam pela porta, pois, ali estava o guardião que as custodiava.

João 10,6-10: 2ª COMPARAÇÃO: JESUS É A PORTA. Os ouvintes, os fariseus (Jo 9,40-41), não entendiam o que significava “entrar pela porta”. Jesus então conclui: “Eu sou a porta das ovelhas. Todos os que vieram antes são ladrões e malfeitores”. De quem está falando Jesus nesta frase tão dura? Provavelmente, se referia aos líderes religiosos que arrastavam as pessoas atrás de si e que, entretanto, não respondiam às esperanças das pessoas. Não estavam interessados no bem do povo, mas sim em seus próprios bolsos e em seus interesses. Enganavam as pessoas, e as deixavam sem nada. Entrar pela porta é o mesmo que agir com agia Jesus. O critério básico para discernir quem é pastor e quem é assaltante, é a defesa da vida das ovelhas. Jesus pede ao povo que não siga às pessoas que se apresentam como pastor, mas, que não procuram a vida das pessoas. E aqui diz a frase que continuamos cantando até hoje: “Ele veio para que todos tenham vida, e para que a tenham em abundância!”. Este é o critério!

João 10,11-15: 3ª COMPARAÇÃO: JESUS É O BOM PASTOR. Jesus muda a comparação. Antes, Ele era a porta das ovelhas. Agora é o pastor das ovelhas. Todo mundo sabia o que era um pastor e como vivia e trabalhava. Mas, Jesus não um pastor qualquer, mas sim é o “bom pastor!” A imagem do bom pastor vem do AT. Dizendo que é o Bom Pastor, Jesus se apresenta como aquele que vem realizar as promessas dos pofetas e das esperanças do povo. Podemos ler, por exemplo, a belíssima profecia de Ezequiel (Ez 34,11-16). Existem dois pontos nos quais Jesus insiste: (a)-Na defesa da vida das ovelhas: o bom pastor dá a vida pelas ovelhas. (b)-No mutuo reconhecimento entre pastor e ovelhas: o Pastor conhece a suas ovelhas e elas conhecem o pastor. Jesus disse que nas pessoas existe uma percepção para saber quem é o bom pastor. Era isto que os fariseus não aceitavam. Eles desprezavam as ovelhas e as chamava “povo maldito e ignorante” (Jo 7,49;9,34). Pensavam ter o olhar justo para discernir as coisas de Deus. Na realidade estavam cegos. O discurso sobre o Bom Pastor ensina duas regras para poder curar este tipo bastante freqüente de cegueira: (I)-Prestar muita atenção na reação das ovelhas, pois elas reconhecem a voz do pastor. (II)-Prestar muita atenção na atitude daquele que se diz pastor para ver se lhe interessa verdadeiramente a vida das ovelhas, sem ou não, e se é capaz de dar a vida pelas ovelhas.

João 10,16-18: A META A QUAL JESUS QUER CHEGAR: UM SÓ REBANHO E UM SÓ PASTOR. Jesus abre o horizonte e diz que existem outras ovelhas que não são deste redil. E elas não ouviram a voz de Jesus, porém, quando a ouvir, se darão conta de que Ele é o pastor e lhe seguirão. É a dimensão ecumênica universal.


PARA REFLEXÃO PESSOAL

Pastor-Pastoral. A pastoral em minha paróquia imita a missão de Jesus - Pastor? Em minha ação pastoral, qual é minha atitude? Sou pastor como Jesus?
Já teve a experiência de haver sido enganado por um falso pastor? Como procurar superar isso?


ORAÇÃO FINAL 
(SALMO 42,2-3)




Nenhum comentário:

Postar um comentário