terça-feira, 14 de abril de 2015

Lectio Divina - 14/04/15


DIA 14/04/15
PRIMEIRA LEITURA à Atos 4,32-37
  • Em uma ocasião Jesus dizia: “Quem encontra a pedra preciosa, vende tudo para poder comprá-la”. Esta é a grande realidade que viviam e que vivem os que descobrem o que significa na realidade POSSUIR O ESPÍRITO. A felicidade, a paz e o gozo que Deus presenteia ao homem não tem preço nem comparação, pela liberdade que se experimenta leva o homem a mudar sua valorização não só sobre os bens, mas sim, sobre as próprias pessoas. Para o cristão que deixa que Deus tenha verdadeiramente um espaço em seu coração, as coisas são só instrumentos para a construção do Reino e para o uso daqueles que as necessitam. Por isso, a idéia de “acumular” é totalmente contrária ao Evangelho. E é quando o amor penetra no coração do homem que se acaba a idéia do “meu” e do “teu” para dar espaço ao “NOSSO”. Se quisermos que a situação de miséria que flagela nossa sociedade termine, é necessário que nós abramos o coração à força do amor de Jesus Ressuscitado.
ORAÇÃO INICIAL
  • Pedimos-te Senhor, que nos faça capazes de anunciar a vitória de Cristo ressuscitado; é, pois, nela que nos tem dado o prêmio dos dons futuros, faz com que um dia os possuamos em plenitude. Por Nosso Senhor...
REFLEXÃOà João 3,7b-15
  • Quando os evangelistas lembram as palavras de Jesus, têm bem presentes os problemas das comunidades para as quais escrevem. As perguntas de Nicodemos a Jesus são um espelho das perguntas das comunidades da Ásia Menor do final do primeiro século. Por isto, as respostas de Jesus à Nicodemos são, ao mesmo tempo, respostas para os problemas daquelas comunidades. Assim os cristãos faziam a catequese naquele tempo. Muito provavelmente, o relato da conversa entre Jesus e Nicodemos era parte da catequese batismal, pois, ali se diz que as pessoas precisam renascer da água e do espírito (Jo 3,6).
  • João 3,7b-8: NASCER DO ALTO, NASCER DE NOVO, NASCER DO ESPÍRITO. Em grego, a mesma palavra significa de novo e do alto. Jesus havia dito: “Quem não nasce da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus” (Jo 3,5). E acrescentou: “O que nasce da carne é carne, o que nasce do Espírito é Espírito” (Jo 3,6). Aqui, carne significa aquilo que nasce somente de nossas idéias. O que nasce de nós tem nosso tamanho. Nascer do Espírito é outra coisa! E Jesus volta a afirmar outra vez o que havia dito antes: “Tereis que nascer do alto (de novo)”. Ou seja, deveis renascer do Espírito que vem do alto. E explica que o Espírito é como o vento. Tanto em hebraico como no grego, usa-se a mesma palavra para dizer espírito e vento. Jesus diz: “O vento sopra onde quer, e ouve sua voz, porém não sabes de onde vem nem para onde vai. Assim é tudo o que nasce do Espírito”. O vento tem, dentro de si, um rumo, uma direção. Nós percebemos a direção do vento, porém, não conhecemos nem controlamos a causa a partir da qual o vento de move em uma ou outra direção. Assim também é o Espírito. “Ninguém é Senhor do Espírito”.
  • João 3,9: PERGUNTA DE NICODEMOS: COMO PODE OCORRER ISTO? Jesus não faz nada mais que resumir o que ensinava o Antigo Testamento sobre a ação do Espírito, do vento santo, na vida do povo de Deus e, que Nicodemos como mestre e doutor, deveria saber. Mas, apesar disto, Nicodemos fica espantado antes da resposta de Jesus e deixa se passar por ignorante: “Como pode ocorrer isto?”.
  • João 3,10-15: RESPOSTA DE JESUS: A FÉ NASCE DO TESTEMUNHO E NÃO DO MILAGRE. Jesus dá volta à pergunta: “Tu és mestre em Israel e não sabes isto?”. Pois, para Jesus, se uma pessoa crê somente quando as coisas concordam com seus próprios argumentos e ideais, só fé, todavia, não é perfeita. Perfeita é se a fé da pessoa que crê testemunhe por Ele. Deixa de lado seus próprios argumentos e se entrega, porque acredita naquele do qual deu testemunho.
PARA REFLEXÃO PESSOAL
  • Você já teve alguma experiência que te deu a sensação de nascer de novo? Como foi?
  • Jesus faz uma comparação da ação do vento e do Espírito. O que nos revela esta comparação da ação do Espírito de Deus em nossa vida? Já colocaste as velas do barco de tua vida segundo a direção do vento, do Espírito?
ORAÇÃO FINAL
  • (SALMO 92/93)
  • Hoje pegarei o que é meu, o que me serve como alimento, roupa ou algum outro bem, e compartilharei com um desconhecido necessitado. Especialmente prestarei atenção nessa pessoa para descobrir o rosto de Jesus nela.




Nenhum comentário:

Postar um comentário