DIA
15//04/15
PRIMEIRA LEITURA à Atos, 5,17-26
- Quem poderá deter o anuncio da Palavra de Deus? Ninguém! Exceto
nós mesmos. O episódio de hoje nos narra como Deus, inclusive, mandou um
anjo tirar da prisão os apóstolos e lhes disse: “Ide pregar!”. Hoje estão
faltando muitos cristãos valentes que anunciem a Palavra de Deus em suas
comunidades, em suas escolas, em seus negócios, cristãos que, sem temor do
“que falarão”, sejam capazes de viver de tal maneira o Evangelho em seus
próprios meios, que chamem a atenção dos demais, cristãos que não tenham
medo de falar abertamente de Jesus a seus amigos e conhecidos, cristãos
que não tenham vergonha de ser testemunhos do Ressuscitado. Não permitamos
que nossos temores detenham o anuncio da Vida, do Amor e da Paz trazido
por Cristo. Lembre sempre que a única oportunidade que tem o homem de
viver a vida em plenitude está em Cristo, e que seu anuncio também dependi
de ti.
ORAÇÃO INICIAL
- Ao reviver novamente este ano o mistério pascal, no qual a
humanidade recobra a dignidade perdida e adquire a esperança da
ressurreição futura, pedimos-te Senhor de clemência, que o mistério
celebrado na fé se atualize sempre no amor. Por Nosso Senhor...
REFLEXÃO à João 3,16-21
- O evangelho de João é como um tecido, feito com três fios
diferentes, porém, parecidos. Os três combinam tão bem entre si que, às
vezes, não dá para perceber quando é um ou outro. (a)-O primeiro fio são
os fatos e as palavras de Jesus dos anos trinta, conservados pelos
testemunhos oculares que guardaram as coisas que Jesus fez e ensinou.
(b)-O segundo fio são os feitos da vida das comunidades. A partir de sua
fé em Jesus e convencidos da presença de Jesus no meio delas, as
comunidades iluminavam seu caminhar
com as palavras e os gestos de Jesus. Isto tinha um impacto sobre a
descrição dos fatos. Por exemplo, o conflito das comunidades com os
fariseus do final do primeiro século marcou a forma de descrever os
conflitos de Jesus com os fariseus. (c)-O terceiro fio são os comentários
feitos pelo evangelista. Em certas passagens, é difícil perceber quando
Jesus deixa de falar e quando o evangelista começa a fazer seus comentários. O texto do evangelho
de hoje, por exemplo, é uma bonita e profunda reflexão do evangelista
sobre a ação de Jesus. A gente quase não percebe a diferença entre as
palavras de Jesus e as palavras do evangelista. De qualquer forma, tanto
umas como as outras, são palavras de Deus.
- João 3,16: DEUS AMOU O MUNDO. A palavra mundo é uma das palavras
mais freqüentes no Evangelho de João: 78 vezes! Tem diversos significados.
Em primeiro lugar, mundo pode significar a terra, o espaço habitado pelos
seres humanos (Jo 11,9;21,25) ou o universo criado (Jo 17,5,24). Mundo
pode significar também as pessoas que habitam esta terra, a humanidade
toda (Jo 1,9; 3,16; 4,42; 6,14; 8,12). Pode significar também um grande
grupo, um grupo numeroso de pessoas, no sentido da expressão “todo o mundo”
(Jo 12,19;14,27). Aqui, em nosso texto, a palavra mundo tem o sentido de
humanidade, de todo ser humano. Deus ama a humanidade de tal modo que
chegou a entregar seu filho único. Quem aceita que Deus chega até nós em
Jesus, este já passou pela morte e já tem vida eterna.
- João 3,17-19: O VERDADEIRO SENTIDO DO JUIZO. A imagem de Deus que
aflora destes três versículos é a de um pai cheio de ternura e não a de um
juiz severo. Deus mandou seu filho não para julgar e condenar o mundo, mas
sim, para que o mundo se salve por Ele. Quem acredita em Jesus e o aceita
como revelação de Deus não é julgado, pois, já foi aceito por Deus. E quem
não crê em Jesus, já foi julgado. Exclui-se por si mesmo. E o evangelista
repete o que já havia dito no prólogo: muitas pessoas não querem aceitar
Jesus, porque sua luz revela a maldade que nelas existe (cf. Jo
1,5.10-11).
- João 3,20-21: PRATICAR A VERDADE. Existe em todo ser humano uma
semente divina, uma marca do Criador. Jesus, como revelação do Pai, é uma
resposta a este desejo mais profundo do ser humano. Quem quer ser fiel ao
mais profundo de si mesmo, aceitará Jesus. É difícil encontrar uma visão
ecumênica mais ampla que o que Evangelho de João expressa nestes
versículos.
- COMPLETANDO O SIGNIFICADO DA PALAVRA MUNDO NO QUARTO EVANGELHO.
Outras vezes, a palavra mundo significa aquela parte da humanidade que se
opõe à Jesus e a sua mensagem. Ali a palavra mundo toma o sentido de
“adversários” ou “opositores” (Jo 7,4.7;8,23.26;9,39;12,25). Este mundo
contrário à pratica libertadora de Jesus é governado pelo Adversário ou
Satanás, também chamado “príncipe deste mundo” (Jo 14,30;16,11). Ele
representa o império romano e, ao mesmo tempo, os líderes dos judeus que
estão expulsando os seguidores de Jesus das sinagogas. Este mundo persegue
e mata as comunidades, trazendo tribulações aos fiéis (Jo 16,33). Jesus as
libertará, vencendo o príncipe deste mundo (Jo 12,31). Assim, mundo
significa uma situação de injustiça, de opressão, que engendra ódio e
perseguição contra as comunidades do Discípulo Amado. Os perseguidores são
aquelas pessoas que estão no poder, os dirigentes, tanto do império como
da sinagoga. Enfim, todos aqueles que praticam a injustiça usando para
isto o nome de Deus (Jo 16,2). A esperança que o evangelho trás às
comunidades perseguidas é que Jesus é mais forte que o mundo. Por isto
diz: “NO MUNDO TEREIS TRIBULAÇÕES. MAS, CORAGEM: EU VENCI O MUNDO!” (Jo
16,33).
PARA REFLEXÃO PESSOAL
- Deus amou tanto o mundo que chegou a entregar seu próprio filho.
Esta verdade chegou a penetrar no mais intimo do meu ser, de minha
consciência?
- A realidade mais ecumênica que existe é a vida que Deus nos dá e
pela qual entregou seu próprio filho. Como vivo o ecumenismo em minha vida
de cada dia?
ORAÇÃO FINAL
- (SALMO 34,2-3)
Nenhum comentário:
Postar um comentário