quarta-feira, 11 de abril de 2012

Lectio Divina - 11/04/12


QUARTA-FEIRA - 11/04/2012


PRIMEIRA LEITURA: At 3,1-10

• O tempo da Páscoa nos leva ao frescor da vida evangélica vivida pela primeira comunidade, onde o sobrenatural era a coisa mais natural, onde os milagres eram o meio para que o mundo acreditasse na ressurreição e aderisse a Igreja. Hoje em dia a comunidade cristã se assombra com uma cura milagrosa, com uma pessoa tenha que visões ou revelações de Deus, quando isto, para uma pessoa que vive no Espírito, pode ser a coisa mais natural. Isto não quer dizer que todas as visões e milagres que a pessoa diz fazer ou realizar tenham como fonte Deus, entretanto não deveríamos estranhar que coisas como estas aconteçam, já que no meio de um mundo incrédulo no qual vivemos Deus continua se mostrando com poder. Jesus havia dito a seus apóstolos: “Vocês farão coisas maiores que as que Eu fiz!”. Os sinais e prodígios que Deus continua realizando entre nós, têm como objetivo mostrar ao mundo que sua Palavra é atual e verdadeira, que Ele continua agindo em todos aqueles que se oferecem para ser seu mensageiro, e você pode ser um deles.



ORAÇÃO INICIAL

• Oh Deus, que todos os anos nos alegra com a solenidade da ressurreição do Senhor, concede-nos, através da celebração destas festas, que chegue o dia da alegria eterna. Por Nosso Senhor...



REFLEXÃO

Lucas 24,13-35

• O evangelho de hoje nos trás o episódio tão conhecido de Jesus com os discípulos de Emaús. Lucas escreve nos anos 80 para as comunidades da Grécia que em sua maioria eram pagãos convertidos. Os anos 60 e 70 haviam sido muito difíceis. Houve a grande perseguição de Nero, em 64. Seis anos depois, em 70, Jerusalém foi totalmente destruída pelos romanos. Em 72, em Massada, no deserto de Judá, aconteceu o massacre dos últimos judeus revoltosos. Nesses anos, todos os apóstolos, testemunhos da ressurreição, foram desaparecendo. O cansaço vai se impondo ao longo do caminho. Onde encontrar força e coragem para não desanimar? Como descobrir a presença de Jesus nesta situação tão difícil? A narração de Jesus aos discípulos de Emaús tenta ser uma resposta a estas perguntas angustiantes. Lucas quer ensinar a comunidade como interpretar a Escritura para poder redescobrir a presença de Jesus na vida.
• Lucas 24,13-24: 1º PASSO: PARTIR DA REALIDADE. Jesus encontra dois amigos em uma situação de medo e de falta de fé. As forças da morte, da cruz, haviam matado neles a esperança. Era a situação de muita gente no tempo de Lucas e continua sendo a situação de muita gente hoje. Jesus se aproxima e caminha com eles, escuta, fala e pergunta: “De que é que estais falando?”. A ideologia dominante, isto é, a propaganda do governo e da religião oficial da época, lhes impedia ver. “Nós esperávamos que fosse Ele que iria nos libertar..., porém...”. Qual é hoje a conversa do povo que sofre? O primeiro passo é este: aproximar-se das pessoas, ouvir sua realidade, sentir seus problemas; ser capaz de fazer perguntas que ajudem às pessoas a olhar a realidade com olhos mais críticos.
• Lucas 24,25-27: 2º PASSO: USAR A BÍBLIA PARA ILUMINAR A VIDA. Jesus usa a Bíblia e a história do povo de Deus para iluminar o problema que fazia sofrer os dois amigos, e para aclarar a situação que eles estavam vivendo. A usa, assim mesmo, para situá-los dentro do projeto de Deus que vinha de Moisés e dos profetas. E assim lhes mostra que a história não havia escapado das mãos de Deus. Jesus usa a Bíblia não como um doutor que já sabe tudo, mas sim, como um companheiro que vai ajudar aos amigos para que lembrem o que haviam esquecido. Jesus não provoca um complexo de inferioridade nos discípulos, porém, procura despertar neles a memória: “Quanto lhes custa acreditar tudo o que anunciam os profetas”.
• O segundo passo é este: com a ajuda da Bíblia, ajudar as pessoas a descobrir a sabedoria que já existe dentro delas mesmas, e transformar a cruz, sinal de morte, em sinal de vida e de esperança. Aquilo que lhes impedia caminhar, se torna agora força e luz na caminhada. Como fazer isto hoje?
• Lucas 24,28-32: 3º PASSO: COMPARTILHAR NA COMUNIDADE. A Bíblia, só por si, não nos abre os olhos. Apenas faz arder o coração. O que abre os olhos e faz ver, é a fração do pão, o gesto comunitário do compartilhar, rezar juntos, a celebração da Ceia. No momento que os dois reconhecem Jesus, eles renascem e Jesus desaparece. Jesus não se apropria da caminhada dos amigos. Não é paternalista. Ressuscitados, os discípulos são capazes de caminhar com seus próprios pés.
• O terceiro passo é este: saber criar um ambiente de fé e de fraternidade, de celebração e de partilha, onde possa agir o Espírito Santo. É ele que nos faz descobrir e experimentar a Palavra de Deus na vida e nos leva a entender o sentido das palavras de Jesus (Jo 14,26;16,13).
• Lucas 24,33-35: 4º PASSO: O RESULTADO: RESSUSCITAR E VOLTAR A JERUSALÉM. Os dois recobram a coragem e voltam à Jerusalém, onde continuavam ativas as mesmas forças de morte que haviam matado Jesus e que haviam matado neles a esperança. Mas, agora mudou tudo. Se Jesus está vivo, então, Nele e com Ele existe um poder mais forte que o poder que o matou. Esta experiência os faz ressuscitar! Realmente tudo mudou! Coragem, ao invés de medo! Retorno, ao invés de ida! Fé, ao invés de falta de fé! Esperança, ao invés de desespero! Consciência critica, ao invés de fatalismo frente ao poder! Liberdade, ao invés de opressão! Em uma palavra: vida, ao invés de morte! No lugar da má noticia da morte de Jesus, a Boa Nova de sua Ressurreição! Os dois experimentaram a vida, e vida em abundância! (Jo 10,10). Sinal do Espírito de Jesus agindo neles!



PARA REFLEXÃO PESSOAL

• Os dois disseram: “Nós pensávamos que seria Ele, porem...!”. Você já viveu uma situação de desalento que o levou a dizer: “Eu esperava, porém...?”.
• Como você lê, usa e interpreta a Bíblia? Já sentiu seu coração arder ao ler e meditar a Palavra de Deus? Você lê a Bíblia só ou faz parte de algum grupo bíblico?



ORAÇÃO FINAL

• (SALMO 104)
• Hoje procurarei alguém necessitado e em nome de Jesus lhe darei muito mais do que necessita.




Nenhum comentário:

Postar um comentário