quinta-feira, 26 de abril de 2012

Lectio Divina - 26/04/12






QUINTA-FEIRA - 26/04/2012

PRIMEIRA LEITURA: Atos 8,26-40

• A passagem que nos propõe a hoje a Escritura, nos ajuda a entender como podemos anunciar Jesus a partir de qualquer situação ou acontecimento. Temos visto como Felipe, “partindo daquela passagem, anunciou o Evangelho de Jesus” ao etíope. Se o fixasse ao longo de nosso dia, teríamos muitas oportunidades de falar de Jesus, de nossa experiência espiritual, da diferença que é a vida em Cristo. E não nos referimos a essa insistência pertinaz que muitas vezes termina por molestar e inclusive, por “vacinar” aos que convivem conosco. Referimo-nos a essa oportunidade que surge a propósito de: que damos graças na hora de comer, que temos nossa Bíblia sobre o escritório, que levamos a Bíblia debaixo dos braços, que recebemos uma promoção pelo nosso trabalho, etc. Oportunidades existem sim, necessitamos começar a perder o medo e deixar que Jesus transpareça em nós e que nos utilize como fez com Felipe, para estender seu amor aos demais.



ORAÇÃO INICIAL

• Deus todo poderoso e eterno, que nestes dias de Páscoa nos revele mais claramente teu amor e nos permita conhecê-lo com mais profundidade; concede àqueles que libertastes das trevas do erro aderir-se com firmeza aos ensinamentos de tua verdade. Por Nosso Senhor...



REFLEXÃO

João 6,44-51

• Até aqui houve o diálogo entre Jesus e as pessoas. Daqui em diante, os líderes judeus começam a entrar na conversa, e a discussão se faz mais tensa.
• João 6,44-46: QUEM SE ABRE PARA DEUS, ACEITA JESUS E SUA PROPOSTA. A conversa se torna mais exigente. Agora são os judeus, os líderes do povo que murmuram: “Este Jesus, não é o filho de José? Nós conhecemos seu pai e sua mãe. Como diz que desceu do céu?” (Jo 6,42). Eles pensavam conhecer as coisas de Deus. Na realidade, não as conheciam. Se fossem realmente abertos e fiéis a Deus, sentiriam dentro de si o impulso de Deus que os atai para Jesus e reconheceriam que Jesus vem de Deus. Pois, está escrito nos Profetas: Todos serão instruídos por Deus! Todo aquele que ouve o Pai e recebe sua instrução vem a mim.
• João 6,47-50: VOSSOS PAIS COMERAM O MANÁ NO DESERTO E MORRERÃO. Na celebração da Páscoa, os judeus recordavam o pão do deserto. Jesus nos ajuda a dar um passo a mais. Quem celebra a páscoa lembrando somente o pão que os pais comeram no passado, acabaram morrendo como todos eles. O verdadeiro sentido da Páscoa não é recordar o maná caído do céu, mas sim, aceitar Jesus como o novo. Pão da Vida é seguir o caminho que Ele nos ensinou. Agora já não se trata de comer a carne do cordeiro pascal, mas sim, comer a carne de Jesus, para que não pereça aquele que a come, mas, que tenha a vida eterna!
• João 6,51: QUEM COME DESTE PÃO VIVERÁ ETERNAMENTE. E Jesus termina dizendo: “Eu sou o pão da vida descido do céu. Se alguém come deste pão viverá para sempre. E o pão que eu vou dar é minha carne pela vida do mundo!”. Ao invés de maná e do cordeiro pascal, somos convidados a comer o novo maná e o novo cordeiro pascal que é o próprio Jesus que se entregou na Cruz para dar vida à todos.
• O NOVO ÊXODO. A multiplicação dos pães aconteceu próximo da Páscoa (Jo 6,4). A festa da páscoa era a lembrança perigosa do Êxodo, a libertação do povo das garras do faraó. Todo o episódio narrado neste capítulo 6 do evangelho de João tem um paralelo nos episódios relacionados com a festa da páscoa, tanto com a libertação do Egito como a caminhada do povo no deserto em busca da terra prometida. O Discurso do Pão da Vida, feito na sinagoga de Cafarnaum, está relacionado com o capítulo 16 do livro do Êxodo que fala do Maná. Vale a pena ler todo o capítulo 16 do Êxodo. Percebendo as dificuldades do povo no deserto, podemos compreender melhor os ensinamentos de Jesus aqui no capítulo 6 do evangelho de João. Por exemplo, quando Jesus fala de “um alimento que perece” (Jo 6,27) está lembrando o maná que se enchia de vermes e apodrecia (Ex 16,20). Mesmo assim, quando os judeus “murmuravam” (Jo 6,41), fazem o mesmo que os israelitas faziam no deserto, quando duvidavam da presença de Deus no meio deles durante a travessia (Esd 16,2;17,3; Nm 11,1). A falta de alimentos fazia com que as pessoas duvidassem de Deus e começassem a murmurar contra Moisés e contra Deus. Aqui também os judeus duvidam da presença de Deus em Jesus de Nazaré e começam a murmurar (Jo 6,41-42).



PARA REFLEXÃO PESSOAL

• A eucaristia me ajuda a viver em estado permanente de Êxodo? Estou conseguindo?
• Quem está aberto a verdade encontra a resposta em Jesus. Hoje, muita gente se afasta e não encontra uma resposta. De quem é a culpa? Das pessoas que não querem ouvir? Ou dos cristãos que não sabem apresentar o evangelho como uma mensagem de vida?



ORAÇÃO FINAL

• (SALMO 66,16-17)
• Hoje revisarei as coisas que faço diariamente, e me assegurarei de que em cada uma delas exista algo que dê testemunho de minha fé.



Nenhum comentário:

Postar um comentário