quarta-feira, 11 de julho de 2012

Lectio Divina - 11/07/12





QUARTA-FEIRA -11/07/2012




PRIMEIRA LEITURA: Oséas 10,1-3.7-8.12

• Em nosso texto de hoje o profeta continua sua reprovação a Israel e lhe adverte do perigo iminente, do castigo que receberá de Deus por não retornar à vida conforme a Aliança. Construíram ídolos e acreditaram que por ter altares e oferecer sacrifícios a Deus estavam salvos. Idiotas! Serão castigados. Espalharam vento e colherão tempestades. Esta frase não lembra as palavras de Paulo em sua carta aos Gálatas: colhe-se aquilo que semeias!. Hoje em dia, é triste descobrir que estas palavras continuam sendo de grande atualidade para aqueles que pensam que basta ir á missa para agradar a Deus, enquanto que em suas vidas comum se dedicam em semear ódios, violência e injustiças, aqueles que continuam, como naqueles tempos, construindo ídolos que não podem salvá-los; gente ignorante que colocou sua confiança no dinheiro, em seu poder e em outras tantas coisas que, no lugar de ajudar-lhes a ser melhores e alcançar a salvação, só os jogam na amargura e se não se convertem, são atirados nas profundezas do inferno. É tempo, de retornar ao Senhor, de retomar seu evangelho e procurar viver conforte este, não só no domingo enquanto estamos na missa, mas sim, em todo o momento. Disto pode depender nossa vida eterna.



ORAÇÃO INICIAL

• Oh Deus, que por meio da humilhação de teu Filho levantaste a humanidade caída; concede a teus fiéis a verdadeira alegria, para que, quem for libertado da escravidão do pecado, alcance também a felicidade eterna. Por Nosso Senhor...



REFLEXÃO

Mateus 10,1-7

•    No capítulo 10 do Evangelho de Mateus inicia-se o segundo grande discurso, O Sermão da Missão. Mateus organizou seu evangelho como uma nova edição da Lei de Deus, ou como um novo “pentateuco” com seus cinco livros. Por isto, seu evangelho, trás cinco grandes discursos, ou seja: INTRODUÇÃO: NACIMENTO E PREPARAÇÃO DO MESSIAS (Mt 1 a 4), (a)-Sermão da Montanha: a porta de entrada no Reino (Mt 5 a 7) Narrativa (Mt 8 a 9), (b)-Sermão da Missão: como anunciar e irradiar o Reino (Mt 10) Narrativa (Mt 11 e 12), (c)-Sermão das Parábolas: o mistério do Reino presente na vida (Mt 13) Narrativa (Mt 14 a 17), (d)-Sermão da Comunidade: a nova maneira de conviver no Reino (Mt 18) Narrativa (Mt 19 a 23), (e)-Sermão da futura chegada do Reino: a utopia que sustenta a esperança (Mt 24 e 25), CONCLUSÃO: paixão, morte e ressurreição (Mt 26 a 28).
• O evangelho de hoje é o inicio do Sermão da Missão, na qual se manifestam três assuntos: (1)-o chamado dos discípulos (Mt 10,1); (2)-a lista dos nomes dos doze apóstolos que vão ser os destinatários do sermão da missão (Mt 10,2-4); (3)-o envio dos doze (Mt 10,5-7).
• Mateus 10,1: O CHAMADO DOS DOZE DISCÍPULOS. Mateus já havia falado do chamado dos discípulos (Mt 4,18-22;9,9). Aqui, no começo do Sermão da Missão, faz um resumo: “E chamando os doze discípulos, lhes deu o poder sobre os espíritos imundos para expulsá-los, e para curar toda enfermidade e toda doença”. A obrigação ou a missão do discípulo é seguir Jesus, o Mestre, formando comunidade com Ele e realizando a mesma missão de Jesus: expulsar os espíritos imundos, curar toda doença e enfermidade. No evangelho de Marcos, eles receberam a mesma dupla missão, formulada com outras palavras: Jesus instituiu Doze, para que estivessem com Ele, e para enviá-los a pregar com o poder de expulsar os demônios (Mc 3,14-15). (a)-Estar com Ele, isto é formar comunidade, na qual Jesus é o centro, o eixo. (b)-Rezar e ter poder para expulsar o demônio, isto é, anunciar a Boa Nova e combater o poder do mal, que mata a vida da gente e aliena as pessoas. Lucas diz que Jesus rezou toda a noite e no dia seguinte, chamou seus discípulos. Rezou a Deus para saber a quem escolher (Lc 6,12-13).
• Mateus 10,2-4: A LISTA DOS NOMES DOS DOZE APÓSTOLOS. Grande parte destes nomes vem do Antigo Testamento. Por exemplo, Simão é o nome de um dos filhos do patriarca Jacó (Gn 29,33). Tiago é o mesmo que Jacó (Gn 25,26). Judas é o nome de outro filho de Jacó (Gn 35,23). Dos doze apóstolos, sete têm um nome que vem dos patriarcas. Dois se chamam “Simão”, dois “Tiago”, um “Judas”, “Levi” tem um nome grego: Felipe. Isto revela o desejo das pessoas de refazer a história desde o seu começo! Seria como hoje em uma família em que todo mundo tivesse o nome dos antepassados, e um só, por exemplo, com um nome moderno e usado em outro país. É de fazer pena pensar nos nomes que hoje damos a nossos filhos. Porque cada um de nós é chamado por Deus pelo nome.
• Mateus 10,5-7: O ENVIO OU MISSÃO DOS DOZE APÓSTOLOS PARA AS OVELHAS PERDIDAS DA CASA DE ISRAEL. Depois de haver enumerado os nomes dos doze, Jesus os envia com estas recomendações: “Não tomeis caminho dos gentios nem entreis em cidade de samaritanos; dirigi-vos mais para as ovelhas da casa de Israel. Proclamando que o Reino dos Céus está próximo”. Nesta única frase existe uma tríplice insistência em mostrar que a preferência da missão é para a casa de Israel: (1)-Não tomar o caminho dos pagãos. (2)-não entrar nas cidades samaritanas, (3)-ir primeiro as ovelhas perdidas de Israel. Aqui se manifesta uma resposta à duvida dos primeiros cristãos em torno da abertura aos pagãos, concorda em dizer que a Boa Nova trazida por Jesus devia ser anunciada primeiro aos judeus e, depois, aos pagãos (Rm 9,1 a 11,36; cf. At 1,8; 11,3; 13,46;15,1.5.23-29). Porém, mais adiante, no mesmo evangelho de Mateus, na conversa de Jesus com uma mulher cananéia, se dará a abertura para os pagãos (Mt 15,21-29).
• O ENVIO DOS APÓSTOLOS PARA TODAS AS PESSOAS. Depois da ressurreição de Jesus, existem vários episódios de envio dos apóstolos não só para os judeus, mas sim, para todos os povos. Em Mateus: “Ide, pois, e fazei discípulos a todas as pessoas batizando-as em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, e ensinando-lhes a guardar tudo o que eu os tenho mandado. E eis que estarei convosco todos os dias até o fim do mundo”. Em Marcos: “O que crer será salvo, o que não crer não será” (Mc 15-16). Em Lucas: “Assim está escrito: o Messias sofrerá e ressuscitará dos mortos no terceiro dia, e em seu nome serão anunciados a conversão e o perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém. E vós sereis testemunhos de tudo isto” (Lc 24,46-48; At 1,8). João resume tudo nesta frase: “Como o Pai me enviou, eu também os envio!” (Jo 20,21).



PARA REFLEXÃO PESSOAL

• Você já pensou no significado de teu nome? Já perguntou a seus pais porque te colocaram o nome que tem? Você gosta de teu nome?
• Jesus chama os discípulos. Seu chamado tem uma dupla finalidade: formar comunidade e ir em missão. Como vivo esta dupla finalidade em minha vida?




ORAÇÃO FINAL

• (SALMO 105,4-5)
• Hoje me privarei de algo que estou acostumado e lembrarei que posso prescindir de tudo menos do Senhor.






Nenhum comentário:

Postar um comentário