terça-feira, 31 de julho de 2012

Lectio Divina - 31/07/12






TERÇA-FEIRA -31/07/2012

PRIMEIRA LEITURA: Jeremias 14,17-22

• Quantas vezes, como dizemos anteriormente, um acontecimento que se interpreta como negativo é, precisamente, o motor de acontecimentos que trouxeram a salvação e a vida, não só para nós, mas, para o mundo todo. Na passagem de hoje ouvimos como uma enfermidade mortal leva o rei a uma atitude de profunda humildade e a orar ao Senhor por sua vida. Esta oração se converte em salvação, não só para ele, mas, para todo seu povo. Assim acontece em nossa vida, já que as enfermidades, as crises econômicas e todos os acontecimentos que ferem nossa vida, podem ser utilizados por Deus, que é o Senhor da história, para nosso beneficio e de todos os que convivem conosco. A enfermidade e as crises econômicas, as catástrofes não são desejos e, muito menos, provocados ou mandados por Deus, como incorretamente muitos acreditam. Estes ocorrem na vida devido a fragilidade do ser humano ou pela debilidade de tudo o que existe, ou pelo pecado que sempre deixa conseqüências na natureza. Porém, de todas elas, o Senhor é capaz de tirar um resultado positivo, se nós, como o rei Ezequias, nos voltarmos para Ele em profunda humildade e retomarmos o caminho da oração. Nosso Deus é realmente um Deus de amor que, apesar da debilidade humana e do pecado, procura sempre a forma de fazer-nos o bem e, sobretudo, de salvar-nos. Qualquer outro tipo de pensamento, simplesmente não é cristão.



ORAÇÃO INICIAL

• Oh Deus, protetor dos que em ti esperam, sem ti na é forte nada é santo. Multiplica sobre nós os sinais de tua misericórdia, para que, sob tua guia providente, de tal modo nos sirvamos dos bens passageiros que possamos aderir aos eternos. Por Nosso Senhor...



REFLEXÃO

Mateus 13,36-43

• O evangelho de hoje nos apresenta a explicação que Jesus dá da parábola do trigo e da joio, quando os discípulos lhe perguntam. Alguns estudiosos pensam que a explicação que Jesus dá aos discípulos, não é de Jesus, mas sim da comunidade. É possível e é provável, pois uma parábola, por sua própria natureza, pede a implicação e a participação das pessoas no cumprimento do sentido. Assim como a planta já está dentro de sua semente, assim, de certo modo, a explicação da comunidade, já está dentro da parábola. E é exatamente este o objetivo que Jesus queria e que quer alcançar com a parábola. O sentido que hoje nós vamos descobrir na parábola que Jesus contou há dois mil anos atrás já estava implícito na história que Jesus contou, como a flor já está dentro de sua semente.
• Mateus 13,36: OS DISCÍPULOS PEDEM A EXPLICAÇÃO DA PARÁBOLA DO TRIGO E DO JOIO. Os discípulos, em casa, conversam com Jesus e pedem uma explicação da parábola do trigo e do joio. Várias vezes, é informado que Jesus, em casa, continua ensinando aos discípulos. Naquele tempo não havia televisão e nas longas horas de espera, pelas noites, as pessoas se reuniam para conversar e para tratar de assuntos da vida. Jesus fazia o mesmo. Era nestas ocasiões que Ele contemplava o ensinamento e a formação dos discípulos.
• Mateus 13,38-39: O SIGINIFICADO DE CADA UM DOS ELEMENTOS DA PARÁBOLA. Jesus responde retomando cada um dos seis elementos da parábola e lhes dá um sentido: o campo é o mundo; a boa semente são os membros do Reino, a joio são os membros do adversário (maligno); o inimigo é o diabo; a ceifa é o fim dos tempos, os ceifadores são os anjos. Agora existe luz na experiência lendo de novo a parábola colocando o sentido certo em cada um dos seis elementos: campo, boa semente, joio, inimigo, ceifa e ceifadores. E assim a história toma um sentido totalmente diferente e você alcança o objetivo que Jesus tinha em mente ao contar as pessoas esta história do trigo e do joio. Alguns pensam que esta parábola deve ser entendida como uma alegoria e não como uma parábola propriamente dita.
• Mateus 13,40-43: A APLICAÇÃO DA PARÁBOLA OU DA ALEGORIA. Com estas informações dadas por Jesus você entenderá a aplicação que Ele dá: Da mesma maneira, pois, que se colhe a joio e a queima no fogo, assim será o fim do mundo. O Filho do homem enviará seus anjos, que recolherão de seu Reino todos os escândalos e os trabalhadores da iniqüidade, e os jogarão no forno de fogo; ali será o pranto e o ranger de dentes. Então, os justos brilharão como o sol no Reino de seu Pai. O destino do joio é o forno, o destino do trigo bom é brilhar como o sol no Reino dos Céus. Por trás destas duas imagens está a experiência das pessoas. Depois do que ouviram de Jesus e o aceitaram em suas vidas, tudo mudou para elas. O fim chegou. Isto é, em Jesus chegou àquilo que, no fundo, todos esperavam: a realização das promessas. Agora a vida se divide em antes e depois do que ouviram e aceitaram de Jesus em suas vidas. A nova vida começou como o brilhar do sol. Se houvessem continuado viver como antes, seria como o joio jogado no forno, vida sem sentido e sem servidão para nada.
• PARÁBOLA E ALEGORIA. Existe a parábola. Existe a alegoria. Existe a mescla das suas que é a forma mais comum. No geral, tudo é chamado de parábola. No evangelho de hoje temos o exemplo de uma alegoria. Uma alegoria é uma história que a pessoa conta, porém, quando conta, não pensa nos elementos da história, mas sim no assunto que deve ser esclarecido. Ao ler uma alegoria não é necessário primeiro olhar a história como um todo, pois, em uma alegoria a história não se construiu em torno de um ponto central que depois serve como meio de comparação, mas, cada elemento tem sua função independente a partir do sentido que recebe. Trata-se de descobrir o que cada elemento das duas histórias nos tem para dizer sobre o Reino como faz a explicação que Jesus deu da parábola: campo, boa semente, joio, ceifa e ceifadores. Geralmente, as parábolas são alegorias. Existe a mistura das duas.




PARA REFLEXÃO PESSOAL

• No campo existe tudo misturado: joio e trigo. No campo de minha vida o que é que prevalece: o trigo ou o joio?
• Você tem tentado conversar com outras pessoas para descobrir o sentido de alguma parábola?



ORAÇÃO FINAL

• (SALMO 146,5-6)
• Hoje me afastarei prontamente de cada situação que me queira fazer cair em pecado, e serei muito consciente de como cada coisa que ali conduz, só produz tristeza e desânimo, em vez da alegria que Deus nos oferece.




2 comentários: