segunda-feira, 8 de julho de 2013

Lectio Divina - 08/07/13

SEGUNDA-FEIRA -08/07/2013

PRIMEIRA LEITURA: Gênesis 28,10-22ª


• A visão da escada que une a terá ao céu confirma a extraordinária escolhe de Jacó por parte de Deus, para o prosseguimento de seu plano de amor no meio dos homens. O plano é dado a conhecer a Jacó, para que se compenetre de que tem uma missão a cumprir da parte de Deus e com ela conforme sua vida. Na medida em que forem dóceis, os homens farão grandes coisas em seu nome. Mistério de nossa vocação a fé. Deus quer nos convençamos de que o nosso batismo é o sinal desta vocação. Mas que desígnio ele tem sobre nós? Os acontecimentos de nossa vida, a situação em que nos encontramos, as pessoas com quem estamos em contato, tudo pode tornar-se para nós revelação do plano de Deus. Trata-se de nos tornarmos disponíveis à ação que Deus pretende exercer por nosso intermédio.






ORAÇÃO INICIAL 

• Oh Deus, que por meio da humilhação de teu Filho levantaste a humanidade caída; concede a teus fiéis a verdadeira alegria, para que, quem for libertado da escravidão do pecado, alcance também a felicidade eterna. Por Nosso Senhor...




REFLEXÃO

Mateus 9,18-26

• O evangelho de hoje nos leva a mediar dois milagres de Jesus a favor de duas mulheres. O primeiro foi a favor de uma mulher considerada impura por uma hemorragia irregular, que padecia desde os doze anos. O outro, a favor de uma menina que acabava de falecer. Segundo a mentalidade da época, qualquer pessoa que tocasse o sangue ou um cadáver era considerada impura e quem o tocasse, ficava impuro. Sangue e morte eram fatores de exclusão! Por isto, essas duas mulheres eram pessoas marginalizadas, excluídas da participação em comunidade. Quem as tocasse, ficaria impuro, impedido de participar na comunidade e não podia relacionar-se com Deus. Para poder ser readmitida na plena participação comunitária, a pessoa tinha que passar pelo rito de purificação, prescrito pelas normas da lei. Curando através da fé a impureza daquela senhora, Jesus abriu um caminho novo para Deus, um caminho que não dependia dos ritos de purificação, controlados pelos sacerdotes. Ao ressuscitar a menina, venceu o poder da morte e abriu um novo horizonte para a vida.
• Mateus 9,18-19: A MORTE DA MENINA. Enquanto Jesus estava falando, um chefe do lugar veio interceder pela sua filha que acabara de morrer. Ele pede a Jesus que impusesse suas mãos na menina, “e ela viverá”. O chefe acredita que Jesus tem o poder de devolver a vida à sua filha. Sinal de muita fé em Jesus, por parte do pai da menina. Jesus se levanta e vai com ele, levando consigo os que o seguem: a cura da mulher com doze anos de hemorragia e a ressurreição da menina. O evangelho de Marcos apresenta os mesmos episódios, porém, com muitos detalhes: o chefe se chamava Jairo, e era um dos chefes da sinagoga. A menina não estava morta, todavia, doze anos, etc. (Mc 5,21-43). Mateus abreviou a narração tão viva de Marcos. 
• Mateus 9.20-21: A SITUAÇÃO DA MULHER. Durante a caminhada para a casa do chefe, uma mulher que sofria desde o doze anos de uma hemorragia irregular, se aproxima de Jesus em busca de cura. Doze anos de hemorragia! Por isto vivia excluída, pois, como dissemos naquele tempo o sangue tornava impura a pessoa. Marcos informa que a mulher havia gasto todo seu patrimônio com os médicos e, em vez de melhorar, estar pior (Mc 5,25-26). Havia ouvido falar de Jesus. Por isto, nasceu nela uma nova esperança. Dizia: “Com o só tocar em seu manto me salvarei”. O catecismo da época mandava dizer: “Se toco sua roupa, fico impuro!”. A mulher pensava exatamente o contrário. Sinal de muita coragem. Sinal de que as mulheres não estavam de acordo com tudo o que as autoridades religiosas ensinavam. O ensinamento dos fariseus e dos escribas não conseguiu controlar o pensamento das pessoas! Graças a Deus! A mulher se aproximou de Jesus por trás, tocou seu manto, e ficou curada. 
• Mateus 9,22: A PALAVRA ILUMINADORA DE JESUS. Jesus se volta e, vendo a mulher, declara: “Coragem, filha! Tua fé te salvou”. Frase breve, porém, deixa transparecer três pontos muito importantes: (a)-Ao dizer “Filha”, Jesus acolhe a mulher na nova comunidade, que se formava ao seu redor. Ela deixa de ser uma excluída. (b)-Acontece de fato aquilo que ela esperava e acreditava. Fica curada. Isto mostra que o catecismo das autoridades religiosas não era correto e que em Jesus se abria um novo caminho para que as pessoas pudessem obter a pureza exigida pela lei e entrar em contato com Deus. (c)-Jesus reconhece que, sem a fé daquela mulher, Ele não poderia ter feito o milagre. A cura não foi um rito mágico, mas sim, um ato de fé.
• Mateus 9,23-24: NA CASA DO CHEFE. Em seguida, Jesus vai para a casa do chefe. Vendo o alvoroço dos que choravam pela morte da menina, Jesus manda que todo mundo saia da casa e disse: “A menina não está morta. Está dormindo!”. As pessoas riem, porque sabem distinguir quando uma pessoa está dormindo ou quando está morta. Para as pessoas, a morte era uma barreira que ninguém podia superar. É o riso de Abraão e de Sara, isto é, dos que não conseguiram acreditar que nada é impossível para Deus (Gn 17,17;18,12-14; Lc 1,37). As palavras de Jesus têm um significado mais profundo ainda. A situação das comunidades do tempo de Mateus parecia uma situação de morte. Elas também tinham que ouvir: “Não é morte! Vocês estão dormindo! Despertem!”.
• Mateus 9,25-26: A RESSURREIÇÃO DA MENINA. Jesus não deu importância para o riso do povo. Esperou que todos estivessem fora da casa. Entrou, tomou a menina pela mão e se levantou. Marcos conserva as palavras de Jesus: “Talita kumi!”, o que quer dizer: Menina levante-se!”(Mc 5,41). A noticia se espalhou por toda aquela região. E as pessoas acreditaram que Jesus é o Senhor da vida que vence a morte.





PARA REFLEXÃO PESSOAL

Hoje, quais são as categorias de pessoas que se sentem excluídas da participação na comunidade cristã? Quais são os fatores que hoje causam a exclusão de tantas pessoas e dificultam a vida tanto em família como na sociedade?
• A menina não está morta. Esta dormindo! O que isso me diz? Sou daqueles que riem?




ORAÇÃO FINAL 

(SALMO- 90-“91”)
• Dedicarei ao menos uma ação concreta para mostrar meu amor de irmão àqueles que sofrem ou têm necessidade de ser aceitos e respeitados.





Nenhum comentário:

Postar um comentário