quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Lectio Divina - 22/08/13

QUINTA-FEIRA -22/08/2013


PRIMEIRA LEITURA: Juizes 11,29-39


• Quantas vezes dizemos: “Realmente este projeto é maior que minhas forças”. Certamente é importante, como diz Jesus, ver se nossos recursos, nossos dons, são suficientes para enfrentar tal desafio. Entretanto, devemos distinguir a generalidade dos casos um em particular, e quando o próprio Deus nos pede. Na passagem que lemos, Deus diz a Gedeão para ir salvar seu povo, e se Deus é quem pede, Ele dará todos os recursos para que possamos fazer o que Ele mesmo nos está pedindo. Por isso, é que em nossos deveres não podemos dizer que já não podemos, pois o próprio Deus nos tem dado os dons e as graças que necessitamos para ir adiante e para sermos vitoriosos nos desafios. O mesmo podemos dizer da vida cristã, sobretudo, em relação a santidade. Não podemos dizer ao Senhor: Não posso ser santo, já que Deus, ao dar-nos a presença viva do Espírito Santo, nos deu tudo o que necessitamos para alcançar esta meta. Se Deus te chama responda-lhe com generosidade, como Maria, e abra-te a ação de seu Espírito; verás que com Ele TUDO É POSSÍVEL.






ORAÇÃO INICIAL 

• Oh Deus que tens preparado bens inefáveis para os que te amam, infunde teu amor em nossos corações, para que, amando-te em tudo e sobre todas as coisas, consigamos alcançar tuas promessas, que superam todo desejo. Por Nosso Senhor...




REFLEXÃO

Lucas 1,26-38

• Hoje é a festa de Nossa Senhora Rainha. O texto que meditamos no evangelho descreve a visita do anjo à Maria (Lc 1,26-38). A Palavra de Deus chega à Maria não através de um texto bíblico, mas, através de uma experiência profunda de Deus, manifestada na visita do anjo. No AT, muitas vezes, o anjo de Deus é o próprio Deus. Foi graças a viver a Palavra de Deus na Bíblia, que Maria foi capaz de perceber a Palavra viva de Deus na visita do Anjo. Assim também acontece com a visita de Deus em nossas vidas. As visitas de Deus são freqüentes. Porém, porque não vivemos a Palavra escrita de Deus na Bíblia, não percebemos a visita de Deus em nossas vidas. A visita de Deus é tão presente e tão contínua que, muitas vezes, não a percebemos e por isso perdemos uma grande oportunidade de viver em paz e em alegria.
• Lucas 1,26-27: A PALAVRA ENTRA NA VIDA. Lucas apresenta as pessoas e os lugares: uma virgem chamada Maria, prometida a um homem, chamado José, da casa de Davi. Nazaré, uma pequena cidade na Galiléia. Galiléia era a periferia. O centro era a Judéia e Jerusalém. O anjo Gabriel é o enviado de Deus para esta virgem que morava na periferia. O nome Gabriel significa “Deus é Forte”. O nome Maria significa “amada por Yavhé”. A história da visita de Deus a Maria começa com uma expressão: “No sexto mês”. Trata-se do “sexto mês” de gravidez de Isabel, parenta de Maira, uma mulher de idade já avançada, precisando de ajuda. A necessidade concreta de Isabel é o “pano de fundo” de todo este episódio. Encontra-se no começo (Lc 1,26) e ao final (Lc 1,36.39).
• Lucas 1,28-29: A REAÇÃO DE MARIA. Foi no Templo que o anjo apareceu à Zacarias. À Maria ele aparece em sua casa. A Palavra de Deus alcança Maria no ambiente da vida cotidiana. O anjo diz: “Alegra-te! Cheia de Graças! O Senhor está contigo!”. Palavras semelhantes já haviam sido ditas a Moisés (Ex 3,12), a Jeremias (Jr 1,8), a Gedeão ((Jz 6,12) a Rute (Rt 2,4) e à muitos outros. Abrem o horizonte para a missão que estas pessoas do Antigo Testamento deviam realizar à serviço do povo de Deus. Intrigada com a saudação, Maria procura conhecer o significado. É realista, usa a cabeça. Quer entender. Não aceita qualquer aparição ou inspiração.
• Lucas 1,30-33: A EXPLICAÇÃO DO ANJO. “NÃO TEMAS, MARIA!”. Esta é sempre a primeira saudação de Deus ao ser humano: Não temas! Em seguida, o anjo lembra as grandes promessas do passado que se realizarão através do filho que vai nascer em Maria. Esse filho deve receber o nome de Jesus. Será chamado Filho do Altíssimo, e Nele, finalmente, se realizará o Reino de Deus prometido a Davi, que todos estavam ansiosamente esperando. Esta é a explicação que o anjo dá à Maria para que não fique assustada.
• Lucas 1,34: NOVA PERGUNTA DE MARIA. Maria tem consciência da importante missão que está recebendo, porém, permanece realista. Não se deixa levar pela grandeza da oferta e olha sua condição: “Como será isto, posto que, não conheço homem?”. Ela analisa a oferta a partir dos critérios que nós, seres humanos, temos a nossa disposição. Pois, humanamente falando, não era possível que aquela oferta da Palavra de Deus se realizasse naquele momento.
• Lucas 1,35-37: NOVA EXPLICAÇÃO DO ANJO. “O ESPÍRITO SANTO VIRÁ SOBRE TI E O PODER DO ALTÍSSIMO TE COBRIRÁ COM SUA SOMBRA, POR ISSO, O QUE HÁ DE NASCER SERÁ SANTO E SE CHAMARÁ FILHO DE DEUS”. O Espírito Santo, presente na Palavra de Deus desde o dia da Criação (Gn 1,2), consegue realizar coisas que parecem impossíveis. Por isto, o Santo que vai nascer de Maria, será chamado Filho de Deus. Quando hoje a Palavra de Deus é acolhida pelos pobres sem estudo, algo novo acontece pela força do Espírito Santo! Algo tão novo e tão surpreendente como ao nascimento de um filho de uma virgem, ou, como o nascimento do filho de Isabel, uma mulher de idade avançada, da qual o mundo dizia que não podia ter filhos. E o anjo acrescenta: “Olhe, Isabel também, tua parente, conceberá um filho em sua velhice e já esta está no sexto mês”. 
• Lucas 1,38: A ENTREGA DE MARIA. A resposta do anjo aclara tudo para Maria. Ela se entrega ao que Deus lhe está pedindo: “Eis aqui a escrava do Senhor. Faça-se em mim segundo Tua Palavra”. Maria usa para si o título de “Serva”, empregada do Senhor. O título vem de Isaias, quem apresenta a missão do povo não como um privilégio, mas sim, como um serviço aos outros povos (Is 42,1-9; 49,3-6). Mais tarde, Jesus, o filho que estava sendo gerado naquele momento, definirá sua missão: “Não vim para ser servido, mas sim, para servir!” (Mt 20,28). Aprendeu com sua Mãe!
• Lucas 1,39: A FORMA QUE MARIA ENCONTRA PARA SERVIR. A Palavra de Deus chega e faz com que Maria se esqueça de si mesma para servir aos demais. Ela deixa o lugar onde estava e vai para a Judéia, distante quatro dias de caminho, para ajudar sua prima Isabel. Maria começa a “servir” e a cumprir sua missão à favor do povo de Deus.





PARA REFLEXÃO PESSOAL

Com você percebe a visita de Deus em tua vida? Já foi visitado alguma vez?
• Você já foi uma visita de Deus na vida dos outros, sobretudo, dos pobres? Como este texto te ajuda a descobrir as visitas de Deus em tua vida?
• A Palavra de Deus se encarnou em Maria. Como a Palavra de Deus está se encarnando em minha vida pessoal e na vida da comunidade?




ORAÇÃO FINAL 

• (SALMO 107,8-9)
• Hoje refletirei o quanto cumpro com minha palavra, também com as pessoas que me comprometo.









Nenhum comentário:

Postar um comentário