segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Lectio Divina - 26/08/13


SEGUNDA-FEIRA -26/08/2013


PRIMEIRA LEITURA: 1Tesalonicenses 1,1-5.8-10


• Umas das constantes que saltam à vista das cartas de Paulo, é recordar as maravilhas que Deus realizou nos membros da comunidade a qual dirige o apóstolo sua carta. Para dar ênfase lembra-lhes que toda comunidade é congregada por Deus Pai por meio de seu Filho Jesus Cristo. O evangelista já havia dito uma vez, quando comentava que Jesus chamou aos que Ele quis; por outro lado, nos lembra Jesus que foi Ele quem nos escolheu e não nós quem o escolheu. Por outro tanto, toda benção, nos diz Paulo, é iniciativa divina; Deus nos chama à comunidade de salvação por meio de seu Filho, quem nos congrega na unidade por meio de sua Palavra e por meio de seu Espírito Santo. Entretanto, não esquece Paulo que chamado, quando é respondido docilmente, produz frutos abundantes. Certo que se requer um trabalho árduo e intenso, porém, é Deus quem faz crescer a semente de seus dons, tanto da fé, como da esperança e, com maior razão, da caridade. A salvação é algo que nasce da iniciativa do Pai e se concretiza no agir salvífico de seu Filho, porém, todos estes dons se celebram em comunidade. A Igreja (composta de comunidades concretas e locais) é congregada pelo Pai para dar graças a Deus por todo bem e dom concedido. Nunca esqueçamos de ser agradecidos com Deus por todos seus bens, nem temamos congregar-nos para elevar junto a nossos irmãos a ação de graças por excelência na qual nos unimos por força do Espírito Santo a oblação de Jesus: a eucaristia. Nela, todo dom é agradecido pela comunidade de redimidos.






ORAÇÃO INICIAL 

• Oh Deus, que unes os corações de teus fiéis no mesmo desejo; inspira teu povo o amor a teus preceitos e na esperança em tuas promessas, para que, no meio das vicissitudes do mundo, nossos corações estejam firmes na verdadeira alegria. Por nosso Senhor...



REFLEXÃO

Mateus 23,13-22


• Nos próximos três dias vamos meditar o discurso que Jesus pronunciou criticando aos doutores da lei e aos fariseus, chamando-os de hipócritas. No evangelho de hoje Jesus pronuncia contra eles quatro “ais” ou pragas. No evangelho de amanhã se acrescentam outros dois, e no evangelho de depois de amanhã outros dois. Ao todo oito “ais” ou pragas contra os líderes religiosos da época. São palavras muito duras. Ao meditá-las, tenho que pensar nos doutores e nos fariseus do tempo de Jesus, mas, também e, sobretudo, no hipócrita que existe em mim, em nós, em nossa família, em nossa Igreja, na sociedade de hoje. Vamos olhar no espelho do texto para descobrir o que existe de errado em nós.
• Mateus 23,13: O primeiro “ai” contra os que fecham a porta do Reino. “Que fechais aos homens o Reino dos Céus! Vós certamente não entrais; e aos que estão entrando não lhes deixais entrar”. Como fecham o Reino? Apresentando Deus como um juiz severo, deixando pouco espaço à misericórdia. Impondo em nome de Deus leis e normas que não têm nada a ver com os mandamentos de Deus, falsificando a imagem do Reino e, matando nos outros o desejo de servir a Deus e ao Reino. Uma comunidade que se organiza ao redor deste falso deus “não entra no Reino”, nem é expressão do Reino, e impede que seus membros entrem no Reino.
• Mateus 23,14: O segundo “ai” contra os que usam a religião para enriquecer-se. “Vocês exploram as viúvas, e roubam em suas casas e, para disfarçar, façam longas orações! Por isto, vocês vão receber uma condenação muito severa”. Jesus permite que os discípulos vivam do evangelho, pois, disse que o obreiro merece seu salário, porém, usar a oração e a religião como meio para enriquecer-se, isto é hipocrisia e não revela a Boa Nova de Deus. Transforma a religião em um mercado. Jesus expulsa os comerciantes do Templo citando os profetas Isaias e Jeremias: “Minha casa é casa de oração para todos os povos e vocês a transformaram em uma cova de ladrões”. Quando o mago Simeão quis comprar o dom do Espírito Santo, Pedro o maldisse. Simeão recebeu a “condenação mais severa” da qual Jesus fala no evangelho de hoje.
• Mateus 23,15: O terceiro “ai” contra os que fazem proselitismo. “Vocês que percorrem mar e terra para fazer um prosélito, mas, quando conseguis conquistá-lo, vós o tornais duas vezes mais digno da geena do que vós!”. Existem pessoas que se fazem missionárias e anunciam o evangelho não para irradiar a Boa Nova do amor de Deus, mas sim, para atrair outros a seu grupo ou sua igreja. Uma vez, João proibiu uma pessoa que usasse o nome de Jesus porque não fazia parte de seu grupo. Jesus respondeu: “Não o impeçais. Pois, quem não está contra nós, está a nosso favor”. O documento da Assembléia Plenária dos bispos da América Latina realizou-se no mês de maio de 2008, em Aparecida do Norte, no Brasil, sob o título: “Discípulos e missionários de Jesus Cristo, para que Nele nossos povos tenham vida!”. Isto quer dizer que o objetivo da missão não é para que os povos se tornem católicos, nem para fazer proselitismo, mas sim, para que os povos tenham vida, e vida em abundância. 
• Mateus 23,16-22: O quarto “ai” contra os que vivem fazendo juramento. “Vocês dizem: Se alguém jura pelo Santuário, isso não é nada, mas se jura pelo ouro do Santuário, fica obrigado!”. Jesus faz um longo razoamento para mostrar a incoerência de tantos juramentos que a gente fazia ou que a religião oficial mandava fazer: juramento pelo ouro do templo ou pela oferenda que está sobre o altar. O ensinamento de Jesus, indicado no Sermão da Montanha, é o melhor comentário da mensagem do evangelho de hoje: “Pois e vos digo que não jureis de modo algum: nem pelo Céu, porque é o trono de Deus, nem ela Terra, porque é o trampolim de seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande rei. Nem tampouco jures por tua cabeça, porque a nem um de teus cabelos pode fazê-lo branco ou negro. Seja vossa linguagem: Sim, sim, não, não, o que passa daqui vem do maligno” (Mt 5,34-37).





PARA REFLEXÃO PESSOAL


São quatro “ais” ou quatro “pragas”, quatro motivos para receber a crítica severa de parte de Jesus. Qual das quatro críticas cabe em mim?
• Nossa Igreja merece hoje estes “ais” de parte de Jesus?



ORAÇÃO FINAL 

(SALMO 96,1-2)
• Anotarei aquelas coisas pelas quais quero dar graças a Deus e as usarei em minha oração do dia.





Nenhum comentário:

Postar um comentário