quarta-feira, 5 de março de 2014

Lectio Divina - 05/03/14

QUARTA-FEIRA -05/03/2014



PRIMEIRA LEITURA: Joel 2,12-18


A conversão é uma atitude permanente do cristão. É o esforço do homem para deixar sua vida de pecado e unir-se mais intimamente a Deus; é aceitar dia após dia a proposta de Jesus de viver conforme o amor, e deixar que nossa vida seja conduzida de maneira total pelo Espírito Santo; é responder ao Pai, como Maria Santíssima, com um “SIM” diário a sua amorosa vontade, apesar de que esta nem sempre se adéqüe a nossa vontade. É, como nos diz hoje o profeta, retornar para Deus, como o filho pródigo que, depois de experimentar a miséria que produz o pecado no coração humano, deixa que o amor misericordioso do Pai cure suas feridas e o restabeleça como filho e herdeiro do Reino. Quaresma, em definitivo, é um caminho a percorrer que se apresenta como uma nova oportunidade para avançar e crescer em santidade. Aproveitemo-lo!



ORAÇÃO INICIAL 

Oh Deus força dos que em ti esperam, ouça nossas súplicas, pois, o homem é frágil e sem ti nada pode, concede-nos a ajuda de tua graça para guardar teus mandamentos e agradar-te com nossas ações e desejos. Por Nosso Senhor...



REFLEXÃO

Mateus 6,1-6.16-18


O Evangelho de hoje, tirado do sermão da Montanha apresenta três gestos importantes que devem ser expressão de nossa adesão ao Deus da Aliança.

Jesus introduz o seu ensinamento com uma advertência severa: “Guardai-vos”. O termo “Justiça” pode significar várias coisas: “a vontade de Deus” (3,15), “religiosidade” ou “culto” … “Praticar a Justiça” quer dizer um empenho concreto e operoso na realização das boas obras, significando também ser “reto interiormente, à boa obra. Mais adiante dirá também de “praticar a vontade do Pai” (7, 21) de praticar as suas palavras (7,24-26) mas atenção não praticar para ser vistos pelos homens porque a vida do discípulo deve ser orientada ao louvor sincero do Pai que estás nos céus, o qual dará a recompensa,(não tanto como o prêmio) , mas porque é dom gratuito do seu amor.

Mateus 6,1: NÃO PRATICAR O BEM PARA SER VISTO PELOS OUTROS. Jesus critica os que praticam as boas obras só para ser vistos pelos homens (Mt 6,1). Jesus pede apoio a segurança interior naquilo que fazemos por Deus. Nos conselhos que Ele dá transparece um novo tipo de relação com Deus: “E teu Pai que vê em segredo te recompensará” (Mt 6,4). “Antes que peçam, o Pai sabe o que necessitam” (Mt 6,8). “Se perdoam as ofensas dos homens, também o Pai celestial os perdoará” (Mt 6,14). É um novo caminho de acesso que aqui se abre no coração de Deus Pai. Jesus não permite que a prática da justiça e da piedade se use como meio de auto promoção diante de Deus e da comunidade (Mt 6,2.5.16).

Mateus 6,2-4: COMO PRATICAR A ESMOLA. Dar esmola é uma maneira de realizar o compartilhar tão recomendado pelos primeiros cristãos (At 2,44-45;4,32-35). A pessoa que pratica a esmola e o compartilhar para promover-se a si mesmo diante dos demais merece a sua exclusão da comunidade, como foi o caso de Ananias e Safira (At 5,1-11). Hoje, tanto na sociedade como na Igreja, existem pessoas que fazem grande publicidade do bem que fazem aos demais. Jesus pede o contrário: fazer o bem de forma tal que a mão esquerda não saiba o que faz a mão direita. É o total desapego e a entrega total na gratuidade do amor que crê em Deus Pai e o imita em tudo o que faz.

Mateus 6,5-6: COMO PRATICAR A ORAÇÃO. A oração coloca a pessoa em relação direta com Deus. Alguns fariseus transformaram a oração em uma ocasião para aparecer e exibir-se diante dos demais. Naquele tempo, quando tocava a trombeta nos três momentos de oração: manhã, meio dia e a tarde, eles deviam parar no lugar onde estavam para fazer suas orações. Havia gente que procurava estar nas esquinas em lugares públicos, para que todos pudessem ver como rezavam. Uma atitude assim, perverte nossa relação com Deus. É falsa e sem sentido. Por isto, Jesus diz que é melhor fechar-se em um quarto e rezar em segredo, preservando a autenticidade da relação. Deus te vê também no secreto e Ele te ouve sempre. Trata-se da oração pessoal, não da oração comunitária.

Mateus 6,16-18: COMO PRATICAR O JEJUM. Naquele tempo a prática do jejum era acompanhada de alguns gestos exteriores bem visíveis: não lavar o rosto nem se pentear, usar roupa de cor escura. Era sinal visível de jejum. Jesus critica esta maneira de agir e manda fazer o contrário, para que ninguém consiga perceber que está jejuando: lave-se, use perfume, penteie-se. E assim o Pai que vê em segredo o recompensará.




PARA REFLEXÃO PESSOAL

Quando reza, como vive tua relação com Deus?
Como vive tua relação com os demais na família e na comunidade?



ORAÇÃO FINAL 

(SALMO 50-51)
Hoje irei tomar cinzas e, além disso, farei meu plano para viver adequadamente esta quaresma.





Nenhum comentário:

Postar um comentário