segunda-feira, 31 de março de 2014

Lectio Divina - 31/03/14

SEGUNDA-FEIRA -31/03/2014



PRIMEIRA LEITURA: Isaias 65,17-21


Esta semana, depois de haver trabalhado em nossa vida de conversão por três semanas, a liturgia nos convida a refletir sobre os frutos desta conversão. Inicia apresentando-nos esta passagem de Isaias a qual nos diz que o Senhor não se lembrará de nossa vida passada, isto é, de nossas infidelidades, de nossa falta de amor e compromisso, de haver ficado longe Dele. Deus nos oferece “um céu novo e uma terra nova”, isto é, um novo caminho vivido em seu amor e em sua paz. Para isto, é necessário que nós também nos perdoemos. É incrível a quantidade de pessoas que comparecem ao sacramento da reconciliação onde recebem o perdão de Deus e com isto é esquecido suas faltas, porém, apenas saem dali e continuam cheias de ressentimentos e sem paz. Isto acontece porque não perdoam a si mesmos, isto é duvidar do perdão, do amor e da misericórdia de Deus. Se bem que o pecado nos é doloroso e também nos aflige, também é verdade que o amor de Deus tudo cura e tudo perdoa. Reconheça em ti o amor e o perdão de Deus e desfrute já nesta terra da felicidade de Deus.


ORAÇÃO INICIAL 

Oh Deus, que renovas o mundo por meio dos sacramentos divinos: concede a tua Igreja a ajuda destes auxílios do céu sem que lhe faltem os necessários da terra. Por Nosso Senhor... 


REFLEXÃO

João 4,43-54


Jesus saiu da Galiléia e passou pela região da Judéia, até Jerusalém em ocasião da festa (Jo 4,45) e logo, pela Samaria, voltou a Galiléia (Jo 4, 3-4). Os judeus observantes eram proibidos de passar pela Samaria, e não tinham o costume de conversar com os samaritanos (Jo 4,9). Jesus não se importava com estas normas que impediam a amizade e o diálogo. Fica por vários dias na Samaria e muita gente se converte (Jo 4,40). Depois disto volta a Galiléia.

JOÃO 4,43-46: A VOLTA PARA A GALILÉIA. Sabendo que as pessoas da Galiléia o olhavam com certa reserva, Jesus quis voltar a sua terra. Provavelmente, João se refere a fria acolhida que Jesus recebeu em Nazaré da Galiléia. O próprio Jesus disse: “Um profeta não é acolhido em sua pátria” (Lc 4,24). Porém agora, diante da evidência dos sinais de Jesus em Jerusalém, os galileus mudaram de opinião e lhe deram uma boa acolhida. Jesus voltou à Cana, onde havia feito o primeiro “sinal” (Jo 2,11).

JOÃO 4,46-47: O PEDIDO DE UM FUNCIONÁRIO DO REI. Trata-se de um pagão. Pouco antes, na Samaria, Jesus havia conversado com uma samaritana, pessoa herege para os judeus, a quem Jesus revela sua condição de messias (Jo 4,26). E agora, na Galiléia, recebe um pagão, funcionário do Rei, o qual buscava ajuda para seu filho enfermo. Jesus não se fecha em sua raça, nem em sua religião. É ecumênico e acolhe a todos.

JOÃO 4,48: A RESPOSTA DE JESUS AO FUNCIONÁRIO. O funcionário queria que Jesus fosse com ele até sua casa para curar seu filho. Jesus contesta: “Se não vês os sinais e prodígios, não acreditas!”. Resposta dura e estranha. Por que é que Jesus contesta deste modo? Que erro cometeu o funcionário na hora de fazer o pedido? O que é que Jesus quer ensinar com esta resposta? Quer ensinar como deve ser a fé. O funcionário do rei acreditaria só se Jesus fosse com ele, a sua casa. Ele quer ver Jesus curar. No fundo, é a atitude normal de todos nós. Não nos damos conta de que nos falta fé.

JOÃO 4,49-50: O FUNCIONÁRIO VOLTA A PEDIR DE NOVO E JESUS REPETE A RESPOSTA. Apesar da resposta dura de Jesus, o homem não se rende e pede novamente. “Vá antes que meu filho morra”. Jesus continua firme em seu propósito. Não responde ao pedido e não vai com o homem até sua casa; repete a mesma resposta, porém, formulada de outra maneira: “Vai-te, que teu filho vive”. Tanto na primeira como segunda resposta, Jesus pede fé, muita fé. É possível que o funcionário tenha acreditado que seu filho já estivesse curado. E o verdadeiro milagre acontece! Sem ver nenhum sinal, sem ver nenhum prodígio, o homem crê na palavra de Jesus e volta para casa. Não deve ter sido fácil. Este é o verdadeiro milagre da fé: acreditar sem outra garantia que não seja a Palavra de Jesus. O ideal é acreditar na Palavra de Jesus, ainda que, sem ver (Cf. Jo 20,29).

JOÃO 4,51-53: O RESULTADO DA FÉ NA PALAVRA DE JESUS. Quando o homem foi para sua casa, os empregados foram a seu encontro para dizer-lhe que o filho estava curado. Ele pergunta a hora e descobre que aconteceu exatamente na hora em que Jesus havia dito: “Teu filho vive”. Foi assim que teve a confirmação de sua fé.

JOÃO 4,54: UM RESUMO DA PARTE DE JOÃO, O EVANGELISTA. João termina dizendo: “Assim foi o segundo sinal feito por Jesus”. João prefere falar de sinal e não de milagre. A palavra sinal evoca algo que eu vejo com meus olhos, porém, cujo sentido profundo me faz descobrir só pela fé. A fé é como os raios X: descobre o que os olhos não vêm.




PARA REFLEXÃO PESSOAL

Como você vive a tua fé? Confia na palavra de Jesus ou somente acredita nos milagres e nas experiências sensíveis?
Jesus acolhe os hereges e forasteiros. Eu, como me relaciono com as pessoas?




ORAÇÃO FINAL 

(SALMO 30)
Hoje farei uma ação concreta que agrade a Deus, ajudando um desconhecido ou um necessitado; falarei de Deus a alguém, irei a missa, me confessarei, demonstrarei claramente o amor a meus semelhantes.






Nenhum comentário:

Postar um comentário