sexta-feira, 28 de março de 2014

Lectio Divina - 28/03/14


SEXTA-FEIRA -28/03/2014


PRIMEIRA LEITURA: Oséias 14,2-10


Uma das coisas que mais impressiona nesta passagem é a ternura de Deus para com o pecador. Talvez, algo que também devamos mudar em nosso coração é nosso conceito de Deus e de seu infinito amor. Muitos de nós nos parecemos com o filho pródigo da parábola contada por Jesus o qual, enquanto caminhava de volta ao Pai também ia preparando sua “desculpa” ou sua defesa. O final da parábola nos mostra que não necessitamos de defesa nem desculpa com Deus, pois, Deus é um Pai terno e amoroso que nos ama INCONDICIONALMENTE. Ama-nos pelo que somos: SEUS FILHOS, e não pelo que tenhamos feito. Aproveitemos qualquer momento para receber o amor e o perdão incondicional de Deus, através do Sacramento da Reconciliação e deixe-te abraçar por Ele. 


ORAÇÃO INICIAL 

Infunde Senhor, tua graça em nossos corações para que saibamos dominar nosso egoísmo e imitar as inspirações que nos vêm do céu. Por Nosso Senhor... 


REFLEXÃO

Marcos 12,28b-34


No Evangelho de hoje, os escribas e os doutores querem saber de Jesus qual é o maior mandamento. Hoje também muita gente quer saber o que é mais importante na religião. Alguns dizem: ser batizados. Outros: a oração. Outros dizem: ir a missa ou participar no culto de domingo. Outros: amar o próximo e lutar por um mundo mais justo. Outros se preocupam só com as aparências e os cargos da igreja.

MARCOS 12,28: A PERGUNTA DO DOUTOR DA LEI. Pouco antes da pergunta do escriba, a discussão havia sido com os saduceus em torno da fé na ressurreição (Mc 12,23-27). O doutor, que havia assistido o debate, havia gostado da resposta de Jesus, e havia percebido Nele uma grande inteligência. Quis aproveitar a ocasião para fazer uma pergunta e receber um esclarecimento: “Qual é o maior de todos os mandamentos?”. Naquele tempo, os judeus tinham uma grande quantidade de normas para regulamentar a prática e a observância dos Dez Mandamentos da Lei de Deus. Alguns diziam: “Todas estas normas têm o mesmo valor, pois, todas vêm de Deus. Não nos compete introduzir distinções nas coisas de Deus”. Outros diziam: “Algumas leis são mais importantes que outras e, por isso, exigem mais!”. O doutor quer saber a opinião de Jesus.

MARCOS 12,29-31: A RESPOSTA DE JESUS. Jesus responde, citando uma passagem da Bíblia para dizer que o maior mandamento é: “Amar a Deus com todo coração, com toda a mente e com toda a força!” (Dt 6,4-5). No tempo de Jesus, os judeus piedosos recitavam esta frase três vezes ao dia: pela manhã, ao meio dia e pela noite. Era tão conhecida entre eles como o Pai Nosso é entre nós. E Jesus acrescenta, citando de novo a Bíblia: “O segundo é este: Amarás teu próximo como a ti mesmo (Lv 19,18). Não existe outro mandamento maior que estes dois”. Resposta breve e muito profunda! É o resumo de tudo o que Jesus ensinou sobre Deus e sobre a vida (Mt 7,12). 

MARCOS 12,32-33: A RESPOSTA DO DOUTOR DA LEI. O doutor concorda com Jesus e conclui: “Sim, amar a Deus e amar ao próximo é muito mais importante que todos os holocaustos e todos os sacrifícios”. Isto é, o mandamento do amor é mais importante que os mandamentos relacionados com o culto e os sacrifícios do Templo. Esta afirmação vem dos profetas do Antigo Testamento (Os 6,6; Sal 40,6-8; Sal 51,16-17). Hoje diríamos que a prática do amor é mais importante que as novenas, as promessas, as missas, as orações e as procissões. 

MARCOS 12,34: O RESUMO DO REINO. Jesus confirma a conclusão do doutor e diz: “Não estás longe do Reino de Deus!”. De fato, o Reino de Deus consiste em unir os dois amores: amor a Deus e amor ao próximo. Pois, se Deus é Pai/Mãe, nós todos somos irmãos e irmãs, e temos que mostrar na prática, vivendo em comunidade. “Destes dois mandamentos dependem toda lei e os profetas!” (Mt 22,40). Os discípulos e as discípulas têm que colocar na memória, na inteligência, no coração, nas mãos e nos pés esta lei maior, pois, não se chega a Deus a não ser através da entrega total ao próximo. 

Jesus havia dito ao doutor da Lei “Não estás longe do Reino!” (Mc 12,34). O doutor já estava próximo, porém, para poder entrar no Reino tinha que dar um passo mais. No AT o critério do amor ao próximo era: “Amar o próximo como a ti mesmo”. No Novo Testamento, Jesus amplia o sentido do amor: “Este é meu mandamento: amai-vos uns aos outros como eu vos amei!” (Jo 15,12-13). Agora o critério será: “Amar o próximo como Jesus nos amou!”. É o caminho seguro para chegar a uma convivência mais justa e mais fraterna.




PARA REFLEXÃO PESSOAL

Para você, o que é mais importante na religião?
Hoje nós, estamos mais próximos ou mais longe do Reino de Deus que o doutor que foi elogiado por Jesus? O que você acha?



ORAÇÃO FINAL 

(SALMO 86,8-10)
Hoje repassarei os mandamentos do Senhor e confrontarei minha vida com eles. Darei ênfase aos mandamentos que tenho cumprido ou passado por cima e me conscientizarei de como eles têm afetado minha pessoa e as que me rodeiam.








Nenhum comentário:

Postar um comentário