sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Lectio Divina - 02/01/15


DIA 02/01/13
PRIMEIRA LEITURA à 1João 2,22-28
  • Para João, a mentira por excelência está relacionada com a negação da dignidade de Jesus, a quem confessamos como Senhor e Messias ou Cristo. Nossa fé identificou com tal grau Jesus, o homem, com sua missão ou vocação que chamamos de Jesus Cristo. Quem nega Jesus a dignidade de Messias, isto é, que foi ungido por Deus para reconciliar o homem com Deus, chama-se anticristo. Nossa limitada informação nos tem levado a pensar que o anticristo, é um personagem do futuro que se manifestará nos momentos do apocalipse. A tal grau temos esta informação que não falamos dos anticristos, senão do Anticristo. O correto é que negar Jesus sua dignidade de enviado de Deus para fazer-nos voltar ao Pai, nos converte em anticristos e, portanto, em mentirosos. Mas, como esta é a mentira por excelência, verdade por excelência é reconhecer Jesus como Senhor e para isso, Deus nos deu o Espírito Santo, que é quem nos leva a convicção e a confissão do senhorio de Jesus e reconhecê-lo como enviado do Pai para nossa própria salvação. A docilidade ao Espírito Santo nos garante a fidelidade evangelho de Jesus e, portanto, nossa intimidade com Deus.
ORAÇÃO INICIAL
  • Deus todo poderoso: que teu Salvador, luz de redenção que surge no céu, amanheça também em nossos corações e nos renove sempre. Por Nosso Senhor. Amém!
REFLEXÃO à João 1,19-28
  • O evangelho de hoje fala do testemunho de João Batista. Os judeus enviaram “sacerdotes e levitas” para interrogá-lo. Mesmo assim, alguns anos depois, mandaram algumas pessoas para controlar a atividade de Jesus (Mc 3,22). Existe uma semelhança muito grande entre as respostas das pessoas a respeito de Jesus e as perguntas que as autoridades fizeram a João. Jesus perguntou aos discípulos: “O que diz as pessoas que eu sou?”. Eles responderam: “Elias, João Batista, Jeremias, algum dos profetas” (Cf. Mc 8,27-28). As autoridades fizeram as mesmas perguntas a João: “Quem é: o Messias, Elias, o Profeta!”. João respondeu citando o profeta Isaias: “Eu sou a voz do que grita no deserto: preparai o caminho do Senhor”. Os outros três evangelhos têm também a mesma afirmação a respeito de João: não é o Messias, porém, veio preparar a chegada do Messias (Cf. Mc. 1,3; Mt 3,3; Lc 3,4). Os quatro evangelhos dão uma grande atenção à atividade e ao testemunho de João Batista. Qual é o motivo desta insistência dos evangelhos em dizer que João não é o Messias?
  • João Batista havia sido executado por Herodes, nos anos 30. Porém, até o final do primeiro século, época na qual foi escrito o Quarto Evangelho, a liderança de João Batista continuava sendo muito forte entre os judeus. Até depois de sua morte a memória de João continuava exercendo uma grande influência na vida de fé das pessoas. Era considerado como um profeta (Mc 11,32). Era o primeiro grande profeta que apareceu depois de séculos de ausência de profetas. Muitos o consideravam como Messias. Quando nos anos 50, Paulo passou por Efeso ali na Ásia Menor, encontrou um grupo de pessoas que haviam sido batizadas em nome de João (Cf. At 19,1-4). Por isso, era importante divulgar o testemunho de João Batista que afirmava que não era o Messias e apontava Jesus como o Messias. E assim João contribuía para irradiar melhor a Boa Notícia de Jesus.
  • “Por que é que batizas então, se não é o Cristo, nem Elias, nem o Profeta?”. A resposta de João de João é outra afirmação que aponta para Jesus como o Messias: “Eu batizo com água, porém, existe alguém no meio de vós a quem vocês não conhecem. Ele vem após mim, e eu não mereço desamarra-lhe as correias da sandália”. E mais adiante (Jo 1,33) João faz alusão às profecias que anunciavam a efusão do Espírito para os tempos messiânicos: “Verás o Espírito descer sobre aquele que tem que batizar com o Espírito Santo e este permanecerá com Ele” (cf Is 11,1-9; Ez 36,25-27; Joel 3,1-2).
PARA REFLEXÃO PESSOAL
  • Tem acontecido em minha vida algum João Batista que preparava o caminho para Jesus?
  • João foi humilde: não se fez maior do que era na realidade. Você tem sido João Batista para alguém?
ORAÇÃO FINAL
  • (SALMO 98,3-4)
  • Hoje repetirei com a Igreja: Jesus é Senhor, para glória de Deus Pai.





Nenhum comentário:

Postar um comentário