segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Lectio Divina - 26/01/15


DIA 26/01/15
PRIMEIRA LEITURA – 2Timóteo 1,1-8
·         Um belo testemunho sobre a relação que cresceu dentro de uma solidariedade na missão. O versículo 5 é uma rara notícia sobre os benefícios da educação da fé no seio de uma família cristã.Preso e prestes a enfrentar o martírio, Paulo procura estimular o seu companheiro Timóteo, convidando-o a reavivar o dom que este recebeu em sua “ordenação” para a missão. Esta consiste fundamentalmente em testemunhar o Evangelho, e isso pode levar a testemunha ao mesmo destino de Jesus: o sofrimento e a morte. “Envergonhar-se” é renegar o testemunho por causa da perseguição social que ele provoca. Conforme disse Jesus no Evangelho de Marcos 8,38, (Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras diante dessa geração adúltera e pecadora, também o Filho do homem se envergonhará dele, quando vier na glória do seu Pai com seus santos anjos). A vocação cristã é dom gratuito de participação no projeto de Deus; projeto de salvação feito desde a eternidade manifesto em Jesus Cristo e entregue a todos pelo anúncio do Evangelho.
REFLEXÃO -- Lucas 10,1-9
·         Os discípulos são organizados por Jesus para anunciarem a Boa Notícia no caminho e começarem a realizar os atos que concretizam o Reino. Aqueles que não quiserem aderir à Boa Notícia ficarão fora da nova história. Como fizera com os Doze, Jesus instruiu os setenta e dois discípulos enviados, dois a dois, a preparar sua passagem a caminho de Jerusalém.
·         Servidores do Reino, competia-lhes dispor as pessoas para acolher o Mestre e sua mensagem, deixando-se converter para Deus. Tarefa difícil, se considerarmos que os discípulos se encontravam em território samaritano, cuja hostilidade contra os judeus era conhecida.
·         Por isso, as instruções de Jesus insistem em apresentar as dificuldades que deverão enfrentar. Eles serão “como cordeiros entre lobos”. Estarão em condições de desigualdade, podendo ser vítimas fatais da agressão dos habitantes das cidades que iriam visitar.
·         Portanto, a missão exige apóstolos destemidos. Nos três evangelistas sinóticos, é encontrada a narrativa do envio dos doze apóstolos. Lucas retoma esta narrativa, ampliando-a para o envio de outros setenta e dois (seis vezes doze), em território gentílico, quando Jesus caminhava para Jerusalém. Os enviados em missão devem estar despojados e confiantes.
·         Em seu anúncio, sofrerão a repressão dos poderosos, que são como que lobos. Lucas destaca por duas vezes a determinação de "entrar" e "comer" nas casas, o que é uma negação dos costumes do judaísmo de não entrar, e muito menos comer, em casa de gentios.
·         Em Atos dos Apóstolos, Lucas narrará a ampliação da missão, partindo dos diáconos, de Filipe e de Pedro, e mais amplamente as missões de Paulo e seus discípulos, de modo particular Timóteo e Tito.
PARA REFLEXÃO PESSOAL
·         Porque Jesus fazia questão da organização dos discípulos?
·         Hoje nossas comunidades procuram organizar-se para a evangelização?
·         A missão para poder ser cumprida deve ser ampliada para atender seus objetivos?
ORAÇÃO FINAL
·         SALMO (95/96)

·         Pai, que a perspectiva de dificuldades a serem encontradas no apostolado não me faça recuar da missão de preparar o mundo para acolher teu Filho Jesus.



Nenhum comentário:

Postar um comentário