quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Lectio Divina - 01/08/12






QUARTA-FEIRA -01/08/2012

PRIMEIRA LEITURA: Jeremias 15,10.16-21

•    Os caminhos pelo qual Deus faz passar seus eleitos, são sempre incertos e muitas vezes contraditórios. Ao ouvir a queixa de Jeremias, nos vêm à mente as palavras de Jesus na Cruz: “Deus meu, Deus meu, porque é que me abandonastes?”. Por que é que um homem que buscou sempre fazer o bem pode chegar a sentir-se desolado e abandonado por Deus e pelos homens? Esta pergunta não encontra uma explicação fácil, pois, nos insere no mistério salvífico de Deus. O profeta, ao ver que o povo não lhe faz caso e que se volta contra ele, sente a ausência de Deus, e como Jesus pergunta, onde estas? Foste Tu que me enviaste? Responda-me! E Deus, o Deus sempre fiel, lhe responde: “Tudo isto tenho feito para purificar-te, para que se separe o bom metal do mau metal...”. Deus nos coloca no crisol para provar nossa fidelidade e nosso amor, para integrar-nos à seu mistério, por isso, quando te achares assaltado pela maldade dos demais, sobretudo, por haver sido testemunho do Evangelho; quando por isso te perseguirem, alegre-se e salte de contente, pois, Deus te considerou digno de ser seu profeta, e tua recompensa será imensa. Quando estiveres em prova, não desfaleças, purifique teu coração e deixe que Deus seja quem conduza tua vida.



ORAÇÃO INICIAL

• Oh Deus, protetor dos que em ti esperam, sem ti na é forte nada é santo. Multiplica sobre nós os sinais de tua misericórdia, para que, sob tua guia providente, de tal modo nos sirvamos dos bens passageiros que possamos aderir aos eternos. Por Nosso Senhor...



REFLEXÃO

Mateus 13,44-46

•    O evangelho de hoje apresenta duas breves parábolas do Sermão das Parábolas. As duas são similares entre si, porém, com diferenças significativas para melhor esclarecer determinados aspectos do Mistério do Reino que está sendo revelado através destas parábolas.
• Mateus 13,44: A PARÁBOLA DO TESOURO ESCONDIDO NO CAMPO. Jesus conta uma história bem simples e bem breve que poderia acontecer na vida de qualquer um de nós. Diz: “O Reino dos Céus é semelhante a um tesouro escondido em um campo que, o homem ao encontrá-lo, volta a escondê-lo e, pela alegria que lhe dá, vai, vende tudo o que tem e compra aquele campo...”. “Jesus não explica, mas simplesmente diz: O Reino dos Céus é como um tesouro escondido no campo”. Assim estimula seus ouvintes para que compartilhem com os demais, o que esta história suscitou em seus corações. Compartilho alguns pontos que foi descoberto: (a)-O Tesouro, o Reino, já está no campo, já está na vida. Está escondido. Passamos e pisamos em cima sem dar-nos conta. (b)-O homem encontrou o tesouro. Foi pura casualidade. Não esperava encontrá-lo, pois, não estava procurando. (c)-Ao descobrir que se trata de um tesouro muito importante, o que é que faz? Faz o que todo mundo faria para ter o direito de poder apropriar-se do tesouro. Vai, vende tudo o que tem e compra o campo. Assim, junto com o campo adquire o tesouro, o Reino. A condição é vender tudo! (d)-Se o tesouro, o Reino, já estava na vida, então, é um aspecto importante da vida que começa a ter um novo valor. (e)-Nesta história, o que predomina é a gratidão. O tesouro é encontrado por acaso, além de nossas programações. O Reino acontece! E se acontece, você e eu temos que tirar as conseqüências e não permitir que este momento de graça passe sem fruto.
• Mateus 13,45-46: A PARÁBOLA DO COMPRADOR DE PEDRAS PRECIOSAS. A segunda parábola é semelhante a primeira, porém, existe nela uma diferença importante. Procure descobrir! A história é a seguinte: “O Reino dos Céus é semelhante a um mercador que anda procurando pérolas finas, e que, ao encontrar uma pérola de grande valor, vai, vende tudo o que tem e a compra”. Compartilho alguns pontos que descobri: (a)-Trata-se de um mercador de pérolas. Sua profissão consiste em procurar pérolas. É a única coisa que faz na vida: procurar e encontrar pérolas. Procurando, encontra uma pérola de grande valor. Aqui a descoberta do Reino não é pura casualidade, mas fruto de uma longa busca. (b)-O mercador de pérolas entende o valor das pérolas, pois, muitas pessoas querem vender-lhe as pérolas que encontram. Porém, o mercador não se deixa enganar. Ele conhece o valor de sua mercadoria. (c)-Quando encontra uma pérola de grande valor, vai vende tudo o que tem e compra essa pérola. O valor do Reino é maior.
• RESUMINDO O ENSINAMENTO DAS DUAS PARÁBOLAS. As duas tem o mesmo objetivo: revelar a presença do Reino, porém, cada uma revela de uma maneira diferente: através do descobrimento da gratidão da ação de Deus em nós, e através do esforço e da busca que todo o ser humano faz para ir descobrindo cada vez melhor o sentido de sua vida.




PARA REFLEXÃO PESSOAL

• Tesouro escondido: você já encontrou alguma vez? Vendeu tudo para poder comprá-lo?
• Procurar pérolas: qual é a pérola que você procura e que ainda não encontrou?



ORAÇÃO FINAL

• (SALMO 59,17)
• Hoje meditarei os momentos difíceis de minha vida, e darei graças a Deus, consciente de que através deles Ele está me formando e me purificando.



Nenhum comentário:

Postar um comentário