quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Lectio Divina - 24/10/12





QUARTA-FEIRA -24/10/2012



PRIMEIRA LEITURA: Efesios 3,2-12

•    Enquanto os judeus pensavam que a salvação pertencia só a eles, que Deus fazia diferença entre um povo e outro, Paulo declara que isto não é verdade e que o projeto de salvação de Deus para o homem deve ser considerado um ministério. Deus chamou a todos e a cada um dos homens deste mundo à participar de seu amor e de sua verdade. Os únicos que não participaram disso são os que, como próprio Jesus disse: “são os que não crêem” (Mc 16,16). Este projeto de salvação universal que estava oculto se revela agora por meio da Igreja. Paulo é claro: a riqueza da graça é INCALCULÁVEL e abarca a todos os homens, ainda que, eles não o saibam. É nossa função, portanto, como membros desta Igreja, trazer ao conhecimento de todos o grande amor que Deus tem por cada um de nós, pois, entregou seu Filho para que todo que Nele acredite tenha vida, e a tenha em abundância. Não podemos ficar tranqüilos até que todos os homens desta terra saibam que Deus lhes ama e que os chama à viver em comunhão com Ele por meio da fé em Jesus Cristo. Parece estranho, porém, em nossos dias existem pessoas que convivem diariamente conosco e não sabem que Deus lhes ama e que Cristo morreu por eles. Você pode ser o canal para que o projeto salvífico de Deus, chegue a estas pessoas.



ORAÇÃO INICIAL

• Pedimos-te, Senhor, que tua graça continuamente nos preceda e acompanhe, de maneira que estejamos dispostos a trabalhar sempre bem. Por Nosso Senhor...




REFLEXÃO

Lucas 12,39-48

•    O evangelho de hoje nos lança de novo a uma exortação à vigilância com outras duas parábolas. Ontem a parábola era sobre o patrão e o empregado (Lc 12,36-38). Hoje, a primeira parábola é sobre o dono da casa e o ladrão (Lc 12,39-40) e a outra fala do proprietário e do administrador (Lc 12,41-47).
• Lucas 12,39-40: A PARÁBOLA DO DONO DA CASA E DO LADRÃO. “Entenda bem: se o dono da casa soubesse a que horas viria o ladrão, não deixaria que ele entrasse em sua casa. Estejam vocês também preparados, porque quando menos se pensa, virá o Filho do Homem”. Assim como o dono da casa não sabe a que hora chegará o ladrão, assim também ninguém sabe a hora da chegada do Filho do Homem. Jesus deixa bem claro: “Daquele dia e hora, ninguém sabe nada, nem os anjos do céu, nem o Filho, mas somente o Pai” (Mc 13,32). Hoje, muitas pessoas vivem preocupadas com o fim do mundo. Pelas ruas das cidades, às vezes, se vê escrito nos muros: Jesus voltará! Houve gente que, angustiada pela proximidade do fim do mundo, chegou a cometer suicídio. Mas, o tempo passa e o fim do mundo não chega! Muitas vezes a afirmação “Jesus voltará!” é usada para colocar medo nas pessoas e obrigá-las a atender uma determinada igreja. De tanto esperar e especular ao redor da vinda de Jesus, muita gente deixa de perceber sua presença no meio de nós, nas coisas mais comuns da vida, nos fatos da vida diária. Pois, o que importa não é saber a hora do fim do mundo, mas sim, ter os olhos capazes de perceber a vinda de Jesus já presente no meio de nós na pessoa do pobre (cf Mt 25,40) e em tantos outros modos e acontecimentos da vida de cada dia.
• Lucas 12,41: A PERGUNTA DE PEDRO. “Senhor, dizes esta parábola para nós ou para todos?”. Não se entende muito bem o porquê desta pergunta de Pedro. E evoca outro episódio, na qual Jesus responde a uma pergunta similar, dizendo: “A vós é dado a conhecer o mistério do Reino de Deus, porém, aos outros lhes é dado a conhecer em parábolas” (Mc 13,10-11; Lc 8,9-10).
• Lucas 12,42-48ª: A PARÁBOLA DO PATRÃO E DO ADMINISTRADOR. Na resposta de Pedro Jesus formula outra pergunta em forma de parábola: “Quem é, pois, o administrador fiel e prudente a quem o senhor colocará a frente de sua servidão para dar-lhe a seu tempo seu conveniente salário?”. Imediatamente, o próprio Jesus dá a resposta: o bom administrador é aquele que cumpre sua missão de servo, que nunca usa os bens recebidos para seu próprio proveito, e que está sempre vigilante e atento. É possível que seja uma resposta indireta à pergunta de Pedro, como se dissesse: “Pedro, a parábola é realmente para ti! Você tem a incumbência de saber administrar bem a missão que Deus te dá como coordenador das comunidades. Neste sentido, a resposta vale também para cada um de nós. E ali tem muito sentido a advertência final: à quem muito se dá, muito se reclamará; e à quem muito é confiado, muito se pedirá”.
• A CHEGADA DO FILHO DO HOMEM E O FIM DO MUNDO. A mesma problemática havia nas comunidades cristãs dos primeiros séculos. Muita gente das comunidades, diziam que o fim do mundo estava próximo e que Jesus voltaria depois. Algumas comunidades de Tessalônica na Grécia, apoiando a pregação de Paulo, diziam: “Jesus, voltará!” (1Ts 4,13-18; 2Tes 2,2). Por isto, havia pessoas que haviam deixado de trabalhar, porque pensavam que a vinda fosse coisa de poucos dias ou semanas. Trabalhar para que, se Jesus iria voltar? (cf . 2Ts 3,11). Paulo responde que não era tão simples como se imaginava. E aos que não trabalhavam dizia: “quem não trabalha, não tem o direito de comer!”. Outros ficavam olhado para o céu, aguardando o retorno de Jesus sobre as nuvens ( Cf. At 1,11). Outros se reclamavam da demora (2Pd 3,4-9). Em geral, os cristãos viviam na expectativa da vinda iminente de Jesus. Jesus viria realizar o Juízo Final para terminar com a história injusta deste mundo aqui em baixo e inaugurar a nova fase da história, a fase definitiva do Novo Céu e da Nova Terra. Pensavam que isto aconteceria dentro de uma ou duas gerações. Muita gente seguiria com a vida quando Jesus aparecesse glorioso no céu (1Ts 4,16-17; Mc 9,1). Outros, cansados de esperar, diziam: “Não voltará nunca!” (2Pd 3,4). Até hoje, a vinda final de Jesus não ocorreu. Como entender este atraso? Supõe que já não percebemos que Jesus voltou, que está no meio de nós: “E eis que estarei convosco todos os dias até o fim do mundo” (Mt 28,20). Ele já está conosco, ao nosso lado, na luta por justiça, pela paz e pela vida. A plenitude não chegou, todavia, porém, uma mostra ou garantia do Reino já está no meio de nós. Por isto, aguardamos com firme esperança a plena libertação da humanidade e da natureza (Rm 8,22-25). E enquanto esperamos e lutamos, dizemos com certeza: “Ele está no meio de nós!” (Mt 25,40).




PARA REFLEXÃO PESSOAL

•    A resposta de Jesus a Pedro também serve para nós? Sou um bom administrador da missão que recebi?
• Como faço para estar sempre vigilante?




ORAÇÃO FINAL

•    (SALMO 113, 3-4)
• Hoje direi as pessoas que encontrar que Deus lhes ama plenamente.




Nenhum comentário:

Postar um comentário