sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Lectio Divina - 14/12/12


SEXTA-FEIRA -14/12/2012

PRIMEIRA LEITURA: Isaias 48,17-19

• No tom em que o profeta fala ao povo de parte de Deus, nos deixa vê o que acontece quando o homem decide caminhar a margem do amor de seu Senhor: perde-se a paz e a justiça. O tempo do Advento é um tempo, como João Batista nos dizia no principio deste tempo, para corrigir nossos erros e para agregar a nossa vida aos elementos que fazem com que toda nossa existência se junte mais a Deus. É tempo, pois, de ver se nossa relação com Jesus é estreita, se nossa oração é continua e se verdadeiramente estamos procurando viver de acordo com o Evangelho. Endereçamos nossos caminhos para que nunca falte em nossa família e em nossa comunidade a paz e a justiça. Aproveite esse tempo para fazer uma revisão em tua vida e poder assim, responder com generosidade ao Senhor. 




ORAÇÃO INICIAL 

• Senhor, que teu povo permaneça em vigília aguardando a vinda de teu Filho, para que, seguindo os ensinamentos de nosso Salvador, saiamos a seu encontro, quando Ele chegar, com as lâmpadas acesas. Por Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém!




REFLEXÃO

Mateus 11,16-19

Os líderes, os sábios, não gostam quando alguém lhes critica ou desafia. Isto ocorria nos tempos de Jesus e ocorre ainda hoje, na sociedade civil e na Igreja. João Batista viu, criticou e não foi aceito. Diziam: “Está possuído pelo demônio!”. Jesus viu, criticou e não foi aceito. Diziam: “Está fora de si!”. – “Ficou louco!” (Mc 3,21). –“Está possuído pelo demônio!” (Mc 3,22). – “É um samaritano!” (Jo 8,48). – “Não é de Deus!” (Jo 9,16). Hoje ocorre o mesmo. Existem pessoas que se apegam ao que tem sido ensinado e não aceitam outro modo de explicar e viver a fé. Logo inventam motivos e pretensões para não aderir: -“É marxismo!”. – “Vai contra a Lei de Deus!”- “É desobediência à tradição e ao Magistério!”.
• Jesus se queixa pela falta de coerência por parte de sua gente. Inventam sempre algum pretexto para não aceitar a mensagem de Deus anunciada por Jesus. De fato, é relativamente fácil encontrar argumentos e pretextos para rejeitar aos que pensam de forma diferente da nossa.
• Eles se consideravam sábios, porém, Jesus reage e demonstra sua incoerência. Eles se consideravam sábios, mas, eram como meninos que querem divertir-se na praça e que se rebelam quando as pessoas não se movem segundo a música que tocam. Ou, como os que se consideram sábios, sem ter nada de sabedoria. Aceitam somente aqueles que têm as mesmas idéias. E assim eles próprios se condenavam, por sua atitude incoerente.




PARA REFLEXÃO PESSOAL

Até que ponto eu sou coerente com minha fé?
• Tenho consciência crítica para o sistema social e eclesiástico que, muitas vezes, inventa motivos e pretensões para legitimar a situação a qualquer mudança?



ORAÇÃO FINAL 

• (SALMO 1,1-2)
• Revisarei quais são as montanhas que me faltas aplanar e os vales que devo encher em minha vida.





Nenhum comentário:

Postar um comentário