terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Lectio Divina - 18/12/12





TERÇA-FEIRA -18/12/2012


PRIMEIRA LEITURA: Jeremias 23,5-8

• Esta palavra de Deus nos ajuda a terminar nossa reflexão sobre o “Já, porém, todavia não”, pois, nos propõe dois elementos chaves do Reino messiânico: A Lei e a Justiça. Seria importante que cada um de nós revisasse se nossa vida é verdadeiramente uma vida que se apega ao cumprimento da lei de Deus, já que é fácil ver-se envolvido pelos critérios deste mundo que em muitas áreas de nossa vida tem diluído o conteúdo, inclusive dos próprios Dez Mandamentos básicos da lei. Por outro lado, revisar se nossa vida também vai sendo uma vida que sabe dar, não somente a cada um que lhe toca, mas, ir mais além, imitando com isso a Deus, quem, em lugar de dar-nos o que merecemos por nossas faltas, nos ama, nos perdoa e nos dá sua graça. Com a chegada de Cristo se inaugurou a vida no amor e na justiça, cooperemos com a graça para que esta seja uma realidade crescente em nossa vida, em nossa família e em nossa comunidade.




ORAÇÃO INICIAL

• Conceda Senhor, aos que vivem oprimidos pela antiga escravidão do pecado, serem libertados pelo novo e esperado nascimento de teu Filho. Que vive e Reina...




REFLEXÃO

Mateus 1,18-24

•    No evangelho de Lucas, a história da infância de Jesus ( caps. 1 e 2) está centrada em torno da pessoa de Maria. Aqui no evangelho de Mateus, a infância de Jesus ( caps. 1 e 2) está centrada ao redor da pessoa de José, o prometido esposo de Maria. José era da descendência de Davi. Através dele Jesus pertence a raça de Davi. Assim, em Jerusalém, se realizam as promessas feitas por Deus a Davi e a sua descendência.
• Como vimos no evangelho de ontem, nas quatro mulheres companheiras de Maria, na genealogia de Jesus, havia algo anormal que não estava de acordo com as normas da lei: Tamar, Raab, Rute e Betsabé. O evangelho de hoje nos mostra que também em Maria havia algo anormal, contrário às leis da época. Aos olhos do povo de Nazaré, ela se apresentou grávida antes de conviver com José. Nem as pessoas, nem José, seu futuro esposo, sabiam a origem de sua gravidez. Se José houvesse sido justo segundo a justiça dos escribas e dos fariseus, deveria denunciar Maria, e a pena para ela teria sido a morte por apedrejamento.
• José era justo, sim! Porém, sua justiça era diferente. Já praticava aquilo que Jesus ensinaria mais tarde: “Se sua justiça não supera a justiça dos escribas e dos fariseus, não entrarás no Reino dos Céus” (Mt 5,20). Por isso José, sem compreender os fatos, decide despedir Maria em segredo.
• Na Bíblia, o descobrimento do chamado de Deus nos fatos acontece de formas distintas. Por exemplo, examinando os fatos (Lc 2,19.51), através da meditação da Bíblia (At 15,15-19;17,2-3), através dos anjos (a palavra anjo significa mensageiro), que ajudam descobrir o significado dos fatos (Mt 28,5-7). José percebeu o significado do que estava ocorrendo com Maria através de um sonho. No sonho um anjo se serviu da Bíblia para clarear a origem da gravidez de Maria. Vinha da ação do Espírito de Deus.
• Quando para Maria tudo ficou claro, ela exclamou: “Eis aqui a escrava do Senhor, faça-se em mim segundo tua Palavra”. Quando para José tudo foi clareado, tomou Maria como sua esposa, e foram viver juntos. Graças a justiça de José, Maria não foi apedrejada e Jesus continuou vivendo em seu seio.




PARA REFLEXÃO PESSOAL

•    Aos olhos dos escribas, a justiça de José seria uma desobediência. Existe nisto alguma mensagem para nós?
• Como você descobre o chamado da Palavra de Deus nos fatos de tua vida?



ORAÇÃO FINAL

• (Salmo 72,12-13)
• Hoje orarei por todas as vítimas de injustiça em meu país, olharei as notícias e pedirei especificamente pelas notas de injustiça que apareçam aí.




Nenhum comentário:

Postar um comentário