segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Lectio Divina - 31/12/12



SEGUNDA-FEIRA -31/12/2012

PRIMEIRA LEITURA: 1João 2,18-21


• O fim “última hora” só aparece nesta passagem e é referido, sem sombra de dúvidas, ao que em outras passagens, sobretudo, na teologia de Paulo, é chamado de: “o final dos tempos”, ou, “os tempos finais”, os quais se referem à última etapa da História, que é, precisamente, a que estamos vivendo, já que depois desta aparecerá o Filho do Homem rodeado de majestade para realizar o juízo final e desta maneira concluir com tudo isto que agora conhecemos e dar um passo para a eternidade, ou seja, “para o novo céu e para nova terra”. Enquanto isto ocorre, o apóstolo coloca em guarda a comunidade próxima dos “falsos profetas”, dos anti-cristos, isto é, de todos àqueles que negam Jesus e que se afastam da santa doutrina arrastando, com eles, outros irmãos. Isto que se passava naqueles tempos continua hoje, já que ainda hoje, estamos na “última hora” e por isso, não é estranho ver como os próprios grupos cristãos vão se desprendendo em novas seitas e confissões, muitas delas, não só diferentes, mas, contrárias ao próprio cristianismo católico. Nós também devemos ficar em guarda, pois, no meio de toda confusão deste mundo e dado que nem todos nossos irmãos têm a suficiente formação doutrinal e evangélica, é fácil que estes se vejam arrastados à seitas e confissões estranhas ao cristianismo. Lembre que a fonte de água limpa surge das Escrituras discernidas e explicadas zelosamente, por nossa Igreja. Não nos deixemos arrastar, permaneçamos fiéis ao Senhor. 




ORAÇÃO INICIAL 

• Deus todo poderoso e eterno, que estabelecestes o princípio e a plenitude de toda religião no nascimento de teu Filho Jesus Cristo: te suplicamos nos concedas a graça de ser contados entre os membros vivos de seu Corpo, porque só Nele está radicada a salvação do mundo. Por Nosso Senhor…mais Jesus Cristo, nosso redentor, que vive e reina...




REFLEXÃO

João 1,1-18

O Prólogo é a primeira coisa que se vê ao abrir o evangelho de João. Porém foi a última coisa a ser escrita. É o resumo final, colocado no começo. Nele, João descreve a caminhada da Palavra de Deus. Ela estava junto de Deus, desde antes da criação e por meio dela tudo foi criado. Tudo o que existe é expressão da Palavra de Deus. Como a Sabedoria de Deus (Pr 8,22-31), a Palavra quis chegar mais próximo de nós e se fez carne em Jesus. Veio para o meio de nós, realizou sua missão e voltou para Deus. Jesus é esta Palavra de Deus. Tudo o que disse e fez é comunicação que nos revela o Pai.
• Dizendo “No princípio era a Palavra”, João evoca a primeira frase da Bíblia que diz: “No princípio Deus criou o céu e a terra” (Gn 1,1). Deus criou tudo por meio de sua Palavra. “Ele falou e as coisas começaram a existir” (Sl 33,9;148,5). Todas as criaturas são uma expressão da Palavra de Deus. Esta Palavra viva de Deus, presente em todas as coisas, brilha nas trevas. As trevas tentam apagá-la, porém, não conseguem. A busca de Deus, sempre nova, renasce no coração humano. Ninguém consegue ofuscá-la. Não conseguimos viver sem Deus por muito tempo!
• João Batista veio para ajudar o povo a descobrir e saborear esta presença luminosa e consoladora da Palavra de Deus na vida. O testemunho de João Batista foi tão importante, que muita gente pensava que ele era o Cristo (Messias) (At 19,3). Por isso, o Prólogo esclarece dizendo: “João não era a luz! Veio dar testemunho da luz!”. 
• Assim como a Palavra de Deus se manifesta na natureza, na criação, assim também se manifesta no “mundo”, isto é, na história da humanidade e, em particular, na história do povo de Deus. Porém, o “mundo” não reconheceu nem recebeu a Palavra. Ele “veio para os seus, mas os seus não o receberam”. Aqui, quando diz mundo, João quer indicar o sistema tanto do império como da religião da época, ambos encerrados em si mesmos e, por isto mesmo, incapazes de reconhecerem e receberem a Boa Nova (Evangelho), a presença luminosa da Palavra de Deus.
• Porém, as pessoas que se abem aceitando a Palavra, se tornam filhos e filhas de Deus. A pessoa se torna filho ou filha de Deus não por méritos próprios, nem por ser da raça de Israel, ma sim, pelo simples fato de confiar e crer que Deus, em sua bondade, nos aceita e nos acolhe. A Palavra de Deus entra na pessoa e faz com que ela se sinta acolhida por Deus como filha, como filho. É o poder da graça de Deus.
• Deus não quer ficar longe de nós. Por isto, sua Palavra chegou mais próximo, por isso, Ele se fez presente no meio de nós na pessoa de Jesus. O Prólogo diz literalmente: “A Palavra se fez carne e fez sua morada entre nós”. Antigamente, no tempo do êxodo, ali no deserto Deus vivia em sua tenda no meio do povo (Ex 25,8). Agora, a tenda onde Deus mora conosco é Jesus, “cheio de graça e de verdade” Jesus veio revelar quem é este nosso Deus, que está presente em tudo, desde o princípio da criação.




PARA REFLEXÃO PESSOAL

Tudo o que existe é uma expressão da Palavra de Deus, uma revelação de sua presença. Será que sou suficientemente contemplativo para poder perceber e experimentar esta presença universal da Palavra de Deus?
• O que é que significa para mim poder ser chamado de filho de Deus?




ORAÇÃO FINAL 

• (SALMO 96,12-13)
• Hoje recordarei todas aquelas pessoas que conheço que se separaram da Igreja por alguma confusão em suas mentes, ou, por alguma má experiência, orarei por elas e me assegurarei que adiante recebam de minha parte, um testemunho inatacável da conduta e do amor de Deus.





Nenhum comentário:

Postar um comentário