sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Lectio Divina - 21/12/12





SEXTA-FEIRA -21/12/2012

PRIMEIRA LEITURA: Sofonías 13,14-18

• O povo de Israel, zeloso da transcendência de Deus (essa categoria pela qual Deus está mais além dos conceitos humanos de tal maneira que não podemos descobrir, nem entender, nem conhecer tal como Ele é), procurou sempre o equilíbrio entre esta transcendência divina e seu trabalho no meio do povo e na história humana. Deus é tão santo (o que está mais além de toda compreensão e explicação) que só intervêm na história do povo e na história humana através de mediadores e intermediários, daí a tendência de recorrer aos anjos, as revelações, aos sonhos, as sortes, aos profetas e aos sacerdotes. No entanto, Deus, não teme intervir na vida de Israel e na história humana, se aproxima, chama, toma Abraão, lhe dá lei por meio de Moisés, anuncia a palavra e a salvação por meio dos profetas e caminha entre seu povo através da arca da aliança e posteriormente, quando haviam construído o templo, habitou no meio de Israel, mostrando sua glória ao povo eleito. A glória de Deus é o rosto visível do Deus invisível, sãos as faces de Deus, aquelas que Moisés pode ver como uma concessão divina. Porém, em Jesus, Deus realmente manifesta sua glória, já não só suas faces, mas, todo o seu ser, sua essência e seu poder. Em Jesus, Deus se faz visível e se converte em nosso companheiro de caminho, não só no caminho seguro e do bem estar, mas, na dor, no sofrimento e na cruz, para manifestar que a solidariedade de Deus para com o homem é tal que nada pode impedir que Deus experimente em si, os estragos da vida diária. Deus não é alguém alheio a dor e o sofrimento humano, pois, Ele quis experimentá-los na pessoa de seu amado Filho Jesus Cristo.




ORAÇÃO INICIAL

• Ouça Senhor, a oração de teu povo, alegre pela vinda de teu Filho em carne mortal, e faz que quando volta em sua glória, no final dos tempos, possamos alegrar-nos de ouvir de seus lábios o convite para possuir o reino eterno. Por Nosso Senhor...



REFLEXÃO

Lucas 1,39-45

• Lucas acentua a prontidão de Maria em servir, em ser “serva”. O anjo fala da gravidez de Isabel e, imediatamente Maria se dirige depressa à sua casa para ajudá-la. De Nazaré até a casa de Isabel existe uma distância de mais de 100 km, quatro dias de viagem, no mínimo! Não havia ônibus, nem trem. Maria começa a servir e a cumprir sua missão à favor do povo de Deus.
• Isabel representa o Antigo Testamento que estava terminando. Maria representa o Novo que está começando. O Antigo Testamento acolhe o Novo com gratidão e confiança, reconhecendo nele o dom gratuito de Deus que vem realizar e completar a expectativa das pessoas. No encontro das duas mulheres se manifesta o dom do Espírito. A criança salta de alegria no seio de Isabel. Esta é leitura de fé que Isabel faz das coisas da vida.
• A Boa Nova de Deus revela sua presença nas coisas mais comuns da vida humana: duas mulheres se visitam para ajudarem-se mutuamente. Visita, alegria, gravidez, criança, ajuda mutua, casa, família: nisto Lucas quer que as comunidades e todos nós percebamos e descubramos a presença de Deus.
• Isabel disse a Maria: “Bendita és tu entre todas as mulheres e bendito és o fruto de teu ventre!”. Até hoje, estas palavras formam parte do salmo mais conhecido e mais rezado no mundo inteiro, que é o Deus te salve Maria.
• “Ditosa por haver acreditado que de qualquer maneira se cumpriram as promessas do Senhor!”. É o elogio de Isabel a Maria e o que lembra Lucas às comunidades: crer na Palavra de Deus, pois a Palavra de Deus tem a força para realizar tudo aquilo que nos diz. É Palavra criadora. Gera vida no seio da virgem, no seio das pessoas pobres que a acolhe com fé.
• Maria e Isabel já se conheciam. Entretanto, neste encontro, descobrem uma a outra, um mistério que ainda não conheciam e que as encheu de muita alegria. Hoje também encontramos pessoas que nos surpreendem com a sabedoria que possuem e com o testemunho de fé que nos dão. Já lhe ocorreu algo parecido? Tem encontrado pessoas que te surpreendem? O que é que te impede de descobrir e viver a alegria da presença de Deus em tua vida?
• A atitude de Maria diante da Palavra expressa o ideal que Lucas quer comunicar às Comunidades: não fechar-se em si mesma, mas sim, sair de casa, estar atenta as necessidades concretas das pessoas, e tratar de ajudar aos demais na medida das necessidades.




PARA REFLEXÃO PESSOAL


•    Colocando-me na posição de Maria e Isabel: sou capaz de perceber e experimentar a presença de Deus nas coisas simples e costumes da vida de cada dia?
• O elogio de Isabel a Maria: “Acreditastes!”. Seu marido teve problema em acreditar no que o anjo dizia. E eu?



ORAÇÃO FINAL

• (Salmo 33,20-21)
• Hoje levarei a presença amorosa de Deus meus irmãos que sofrem através de meu apoio, minha compreensão e meu serviço.





Nenhum comentário:

Postar um comentário