quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Lectio Divina - 26/12/12



QUARTA-FEIRA -26/12/2012

PRIMEIRA LEITURA: Atos 6,8-10;7,54-59


• A Igreja quis colocar imediatamente depois do nascimento do Salvador, duas festa que nos lembram o que o nascimento de Jesus traria para seus seguidores: a festa do primeiro testemunho (do grego marthyr) e a festa dos Santos Inocentes. O evangelho de João, já desde o inicio, nos diz que Jesus veio e os seus não o receberam, que as trevas rejeitaram a Luz; Jesus, em repetidas ocasiões, disse: “Os perseguirão... os levarão aos tribunais... aí darão testemunho de mim”. A festa de Santo Estevão nos lembra que a vida cristã é chamada, com a chegada do Salvador, a ir acompanhada de um testemunho que pode terminar com o derramamento de sangue. Estevão declara diante dos judeus sua pertença a Cristo e com grande coragem, afronta o ser propriedade de Cristo. Hoje em nossa Igreja falta que os batizados levem a sério seu papel diante da sociedade e se decidam a dar testemunho, a falar daquilo que se opõe ao evangelho, que assumam completamente o compromisso de ser testemunhos do Evangelho de luz em um mundo cheio de escuridão. Se nossa Igreja não avança e continua sendo uma Igreja tíbia e vulnerável é porque temos medo de apresentar-nos, como Santo Estevão, descarada e radicalmente cristão. Já é tempo de despertar e plantar-nos diante de tudo aquilo que não é evangélico e sem importar com as pessoas, lugar, posição, representar, como Santo Estevão, dignamente a nosso Senhor Jesus Cristo. Não tenhamos medo de ser e apresentar-nos como cristãos, a recompensa vale a pena. 




ORAÇÃO INICIAL 

• Deus nosso, que concedeste a Santo Estevão, protomártir, fortaleza para orar por seus verdugos, faz que, como ele, saibamos perdoar de coração a quantos nos tenham ofendido ou causado algum mal. Por Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém!




REFLEXÃO

Mateus 10,17-22

O contraste é grande. Ontem, dia de Natal, tivemos o presépio do recém nascido com o canto dos anjos e a visita dos pastores. Hoje é o sangue derramado de Estevão, apedrejado até a morte, porque teve a coragem de acreditar na promessa expressa na simplicidade do presépio. Estevão criticou a interpretação fundamentalista da Lei de Deus e o monopólio do Templo. Por isso o mataram (At 6,13-14). 
• Hoje, dia de Santo Estevão, primeiro mártir, a liturgia nos apresenta uma passagem do evangelho de Mateus (Mt 10,17-22), tirado do assim chamado “Sermão da Missão”. Nele Jesus adverte a seus discípulos dizendo que a fidelidade ao evangelho levaria a dificuldade e perseguições: “vocês serão arrastados diante das autoridades, e os açoitarão nas sinagogas”. Mas para Jesus o que importa na perseguição não é o lado doloroso do sofrimento, mas, o lado positivo do testemunho: “Por minha causa, vocês serão levados diante dos governantes e dos reis, tendo assim a oportunidade para dar testemunho da Boa Nova que Deus nos trás”. 
• Foi o que aconteceu com Estevão. Ele deu testemunho de sua fé em Jesus até o último momento de sua vida. Na hora de sua morte disse: “Vejo o céu aberto; e o Filho do Homem de pé à direita de Deus” (At 7,56). E ao cair morto sob as pedras imitou Jesus gritando: “Senhor, não lhes tenha em conta este pecado!” (At 7,60; Lc 23,34).
• Jesus havia dito: “Quando os julgarem, não se preocupem pelo que vão dizer nem como terão que fazê-lo, nessa mesma hora lhes será dado o que vão dizer; pois, não vão ser vocês que falarão, mas sim, o Espírito de seu Pai, o que falará por vocês!”. Esta profecia se realizou também com Estevão. Seus adversários “não podiam resistir à sabedoria e ao Espírito que falava” (At 6,10). “Os membros do sinédrio tiveram a impressão de ver em seu rosto o rosto de um anjo” (At 6,15). Estevão falava “repleto do Espírito Santo” (At 7,55). Por isto, a raiva dos demais era tão grande e o lincharam.
• Hoje também acontece o mesmo. Em muitos lugares muita gente é arrastada diante dos tribunais e sabe dar respostas que superam em sabedoria aos sábios e entendidos (Lc 10,21).




PARA REFLEXÃO PESSOAL

Coloque-se na posição de Estevão: sofreu alguma vez por causa de tua fidelidade ao Evangelho?
• A simplicidade do presépio e a dureza do martírio vão à par na vida dos Santos e Santas e na vida de tantas pessoas que hoje são perseguidas até a morte por causa de sua fidelidade ao Evangelho. Você conhece de perto pessoas assim?




ORAÇÃO FINAL 

• (SALMO 31,2-3)
• Hoje aproveitarei a oportunidade que se apresente e com cada pessoa que fale, lhe mencionarei o nome de Deus.




Nenhum comentário:

Postar um comentário