segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Lectio Divina - 04/11/13


SEGUNDA-FEIRA -04/11/2013


PRIMEIRA LEITURA: Romanos 11,29-36


Tendo completado satisfatoriamente a análise de como Israel se encaixa nos planos divinos para a salvação e a redenção, Paulo conclui com um breve mas magnífico hino de louvor ao Deus todo-misericordioso. O apóstolo não tem dúvidas de que Deus tem controle completo sobre a história e a vida humanas, isto é, que ele conhece seu desígnio, seu propósito e suas realizações. E quem pode entender ou explicar isso? Afinal de contas, ninguém o aconselhou nem ele está em débito com ninguém. Ele é, na verdade, o criador, o sustento e a meta do universo (idéias caracteristicamente estóicas, aceitas pelo judaísmo helenístico e absorvidas por Paulo em sua educação e suas viagens), responsável por sua origem, seu curso e seu fim. A ele a glória eternamente. Amém!






ORAÇÃO INICIAL 



Senhor de poder e de misericórdia, que quer se fazer digno e agradável por favor teu a serviço de teus fiéis, concede-nos caminhar sem tropeços para os bens que nos prometes. Por Nosso Senhor...



REFLEXÃO

Lucas 14,12-14



O evangelho de hoje continua o ensinamento que Jesus estava dando ao redor de diversos assuntos, todos eles enlaçados com a mesa e a refeição: cura durante uma refeição (Lc 14,1-6); um conselho para não ocupar os primeiros postos (Lc 14,7-12); um conselho para convidar os excluídos (Lc 14,12-14). Esta organização das palavras de Jesus al redor de uma determinada palavra, como mesa ou refeição, ajuda a perceber o método usado pelos primeiros cristãos para guardar na memória as palavras de Jesus. 

Lucas 14,12: CONVITE INTERESSADO. Jesus está comendo em casa de um fariseu que lhe havia convidado (Lc 14,1). O convite para refeição constitui o assunto do ensinamento do evangelho de hoje. Existem diversos tipos de convites: convites interessados em benefício próprio e convites desinteressados em benefício de outros. Jesus diz: “Quando der uma festa ou uma ceia, não chames teus amigos, nem teus irmãos, nem teus parentes, nem teus vizinhos ricos, a não ser eles te convidem e você tenha que recompensá-los”. O costume normal das pessoas era este: para almoçar ou cear convidavam os amigos, os irmãos e parentes. Porém, ninguém se sentava ao redor da mesa com pessoas desconhecidas. Comiam somente com pessoas conhecidas! Este era um costume entre os judeus e continua sendo um costume que usamos até hoje. Jesus pensa de forma distinta e manda convidar de forma desinteressada como ninguém ousava fazer.

Lucas 14,13-14: CONVITE DESINTERESSADO. “Quando der um banquete, chame os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos”. Jesus manda romper o círculo fechado e pede que convidemos os excluídos: os pobres, os aleijados, os coxos e os cegos. Não era costume e ninguém faz isto, nem sequer hoje. Porém, Jesus insiste: “Convida essas pessoas!”. Por quê? Porque no convite desinteressado, dirigido às pessoas excluídas e marginalizadas, existe uma forte felicidade: “e serás feliz, porque não podem recompensar-te”. Felicidade estranha, diferente! Você será feliz porque eles não podem recompensar-te. É a felicidade que nasce do fato de haver feito um gesto de total gratidão. Um gesto de amor que quer o bem do outro e para o outro, sem esperar nada em troca. É a felicidade daquele que faz as coisas gratuitamente, sem querer nenhuma retribuição. Jesus diz que esta felicidade é a semente da felicidade que Deus dará na ressurreição. Ressurreição não só no final da história, mas, desde agora. Agir assim já é uma ressurreição.

O REINO QUE ACONTECE JÁ. O conselho que Jesus nos dá no evangelho de hoje evoca o envio dos setenta e dois discípulos para a missão de anunciar o Reino (Lc 10,1-9). Entre as diversas recomendações dadas naquela ocasião como sinais da presença do Reino, estão:- (a)-na comunhão ao redor da mesa (b)-na acolhida dos excluídos. “Na cidade que entrais e os receberem, comei o que lhes derem; curai os enfermos que existir nela, e dizei-lhes: O Reino de Deus está próximo de vós” (Lc 10,8-9). Aqui, nestas recomendações, Jesus manda transgredir aquelas normas de pureza legal que impediam a convivência fraterna.




PARA REFLEXÃO PESSOAL

Convite interessado e convite desinteressado. Qual dos dois acontece mais em tua vida?
Se você fizesse apenas convites desinteressados, isto te traria dificuldades? Quais?




ORAÇÃO FINAL 

(SALMO 131,1-2) 





Nenhum comentário:

Postar um comentário