quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Lectio Divina - 03/09/14


QUARTA-FEIRA -03/09/2014



PRIMEIRA LEITURA: 1Corintios 3,1-9


Neste texto da Sagrada Escritura, a propósito de um problema particular da comunidade de Corinto onde se desenrolava o partidarismo, Deus nos dá um excelente “termômetro” para revisar se a nossa vida em Cristo tem crescido. Paulo diz: Enquanto continuam se deixando levar pelas paixões, continuam sendo cristãos em idade infantil. Sobretudo, e seguindo o contexto deste ensinamento do apóstolo, se refere aquelas paixões que causam divisão, discórdia, inimizade, zelo, inveja, rancores, as quais no levam a agir fundamentalmente contra os princípios básicos do Evangelho: o amor e a unidade. Na medida em que deixamos que o Espírito Santo tome controle de nossas emoções, de nossas paixões, nosso trato com os demais se torna sereno e amável, a inveja e o orgulho vão desaparecendo, fazendo-nos cada mais humildes e simples. João Batista, cheio do Espírito Santo, reconhecendo o mal que faz a divisão dizia, referindo-se a Jesus: “É preciso que eu diminua para que Ele cresça”. Permitamos que nosso coração, como o de Maria Santíssima, esteja sempre cheio do Espírito, para que as paixões não encontrem lugar nele.



ORAÇÃO INICIAL 

Deus todo poderoso, de que quem precede todo o bem, semeia em nossos corações o amor de teu nome, para que, fazendo mais religiosa nossa vida, acrescentes o bem em nós e com solicitude amorosa o conserves. Por Nosso Senhor...


REFLEXÃO

Lucas 4,38-44


O evangelho de hoje nos fale de quatro assuntos distintos: da cura da sogra de Pedro, a cura de muitos enfermos, da noite depois do sábado, da oração de Jesus em um lugar deserto e da sua insistência na missão. Com pequenas diferenças Lucas segue e adapta as informações que tirou do evangelho de Marcos.
Lucas 4,38-39: JESUS RESTAURA A VIDA PARA O SERVIÇO. Depois de participar na celebração do sábado, na sinagoga, Jesus entra na casa de Pedro e cura sua sogra. A cura faz com que ela se coloque imediatamente de pé. Uma vez recuperada a saúde e a dignidade, a sogra de Pedro se põe à serviço das pessoas. Jesus não somente cura, mas, cura par que a pessoa se coloque a serviço da vida.
Lucas 4,40-41: JESUS ACOLHE E CURA OS MARGINALIZADOS. Ao cair da tarde, na hora em que a primeira estrela aparece no céu, terminado o sábado, Jesus acolhe e cura os enfermos e aos possuídos que as pessoas haviam trazido. Enfermos e possuídos eram as pessoas mais marginalizadas naquela época. Não tinham a quem recorrer. Ficavam à mercê da caridade pública. Além disto, a religião as considerava impuras. Não podiam participar na comunidade. Era como se Deus a rejeitasse e as excluísse. Jesus as acolhe e as cura impondo-lhes as mãos. Assim aparece no que consiste a Boa Nova de Deus e o que quer fazer na vida das pessoas: acolher os marginalizados e aos excluídos e reintegrá-los na convivência. “Também saiam demônios de muitos, gritando e dizendo”: “Tu és o Filho de Deus”. Porém, ele os ameaçava e não lhes permitia falar, porque sabiam que Ele era o Cristo. Naquele tempo, o titulo de Filho de Deus não havia adquirido nem a densidade nem a profundidade que o título tem hoje para nós. Significava que a pessoa reconhecia em Jesus uma presença toda especial de Deus. Jesus não deixava os demônios falar. Não queria uma propaganda fácil por meio do impacto de expulsões espetaculares.
Lucas 4,42ª: PERMANECER UNIDO AO PAI PELA ORAÇÃO. “Ao raiar o dia saiu e foi para um lugar deserto. As pessoas o procuravam e, chegando até Ele, tentavam retê-lo para que não as deixassem”. Aqui Jesus aparece rezando. Faz um esforço muito grande para ter tempo e o ambiente para rezar. Levanta-se no meio dos outros e vai para um lugar deserto, para poder estar a sós com Deus. Muitas vezes, os evangelhos nos falam de Jesus no silêncio (Lc 3,21-22; 4,1-2.3-12; 5,15-16; 6,12; 9,18; 10,21; 5,16; 9,18; 11,1; 9,28;23,34; Mt 14,22-23; 26,38; Jn 11,41-42; 17,1-26; Mc 1,35; Lc 3,21-22). Através da oração mantém viva em si a consciência de sua missão. 
Lucas 4,42b-44: MANTER VIVA A CONSCIÊNCIA DA MISSÃO E NÃO FICAR SÓ NO RESULTADO. Jesus se torna conhecido. As pessoas vão atrás e não querem que Ele se vá. Jesus não faz caso quando lhe pedem e diz: “As outras cidades Eu também tenho que anunciar a Boa Nova do Reino de Deus, porque para isto é que fui enviado”. Jesus tem muito claro sua missão. Não se fecha no resultado já obtido, mas, quer manter bem viva a consciência de sua missão. É a missão recebida do Pai que lhe orienta na hora de tomar decisões. Porque para isto Ele foi enviado! E aqui no texto esta consciência tão viva aparece como fruto da oração.



PARA REFLEXÃO PESSOAL

Jesus arrumava tempo para poder rezar e estar a sós com o Pai. Eu faço o mesmo para rezar e estar a sós com Deus?
Jesus mantinha viva a consciência de sua missão. Como cristão, ou cristão que sou tenho consciência de alguma missão, ou, vivo sem missão?



ORAÇÃO FINAL 

(SALMO 33,20-21)
Hoje me privarei de algo que goste muito, para demonstrar que não estou submetido a minhas paixões e desejos, mas sim, à vontade de Deus.






Nenhum comentário:

Postar um comentário