segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Lectio Divina - 22/09/14


SEGUNDA-FEIRA -22/09/2014



PRIMEIRA LEITURA: Provérbios 3,27-34


Este belo livro dos Provérbios está sempre cheio de ensinamentos atuais e importantes para a vida, não só do cristão, mas, de todos em geral. Dentro dos conselhos eu no propõe centremos nossa reflexão no primeiro. Nele vemos o importante que é ajudar aos demais e, sobretudo, fazê-lo oportunamente. É triste que nós, como cristãos, sejamos em algumas ações, daqueles que vão colocando a caridade para um dia ou uma hora mais adequada. Devemos lembrar que o próprio Jesus nos dizia: “a todo àquele que pedir, dê”, e que ele próprio se apresentou a todos como uma grande disponibilidade para atender a todos os que necessitavam, sem importar se estava ou não cansado. Não posterguemos a caridade. Esta deve se feita no momento em que se solicita. Se puder ajudar, faça no momento que o pedem. Isto te apresentará como um autêntico seguidor de Jesus.



ORAÇÃO INICIAL 

Senhor, tu que tens dignado redimir-nos e tens querido fazer-nos teus filhos, olha-nos sempre com amor de pai e faz que, quantos acreditarem em Cristo, teu Filho, alcance a liberdade verdadeira e a herança eterna. Por Nosso Senhor...



REFLEXÃO

Lucas 8,16-18

A lâmpada no lampadário é nosso Senhor Jesus Cristo, a verdadeira luz do Pai que ilumina todo o homem que vem a este mundo. Dito de outra forma, é a Sabedoria e a Palavra do Pai; tendo aceitado a nossa carne, tornou-se realmente e foi chamada a “luz” do mundo. É celebrado e exaltado na Igreja pela nossa fé e pela nossa piedade. Torna-se assim visível a todas as nações e brilha para todos os da casa, isto é, para o mundo inteiro, tal como é dito nas suas palavras: Não se acende uma candeia para pô-la debaixo de um vaso, mas no candelabro onde brilhe para todos os da casa. Mais uma vez, com estas palavras, Jesus nos incita a levarmos uma vida sem mancha, aconselhando-nos a velar constantemente sobre nós mesmos, uma vez que estamos colocados diante dos olhos de todos os homens, tal como atletas num estádio visto por todo o universo na linguagem paulina.
Como se vê, Cristo designa-se a si mesmo como lâmpada. Sendo Deus por natureza, tornou-se carne no plano da salvação, uma luz escondida na carne, tal como debaixo de um vaso. Era nisto que David pensava quando dizia: Uma lâmpada para os meus passos é a tua palavra, uma luz no meu caminho. Porque faz desaparecer as trevas da ignorância e do mal entre os homens, o meu Salvador e Deus. E é chamado lâmpada na Sagrada Escritura.
Porque é o único a poder aniquilar as trevas da ignorância e a dissipar a escuridão do pecado, tornou-se para todos os caminhos de salvação. Conduz junto do Pai aqueles que, pelo conhecimento e pela virtude, avançam com ele pelo caminho dos mandamentos, considerado caminho da justiça.

O lampadário é a Santa Igreja porque o Verbo de Deus brilha por causa da sua pregação. É deste modo que os raios da sua verdade podem iluminar o mundo inteiro… Mas com uma condição: não a esconder sob a letra da lei. Todo aquele que fica preso apenas à letra da Escritura vive segundo a carne: põe a lâmpada debaixo do vaso. Pelo contrário, colocada no lampadário, Cristo Cabeça da Igreja ilumina todos os homens.
Assim, iluminados por Cristo, não podemos sentar-nos tranqüilos, escondidos num cantinho do mundo, porque estamos à vista de todos os homens, tal como uma cidade situada no cimo de um monte, tal como em casa uma luz que se pôs sobre o lampadário. Saiba que as piores malícias não poderão lançar qualquer sombra sobre a nossa luz, se vivermos na vigilância dos que são chamados a conduzir para o bem o mundo inteiro.
Portanto, que a nossa vida responda, pois, à santidade do nosso ministério, para que a graça de Deus seja anunciada em toda a parte.




PARA REFLEXÃO PESSOAL

Já se sentiu como uma lâmpada no meio de sua comunidade?
Onde estava sua luz, debaixo da mesa, ou, sobre o candelabro?
Não esconda o brilho que lhe foi proporcionado por Cristo, compartilhe com os demais!





ORAÇÃO FINAL 

(SALMO 14)
Hoje ficarei atento aos pedidos de recursos materiais, espirituais ou de tempo nos quais possa contribuir e o farei com disposição e alegremente.




Nenhum comentário:

Postar um comentário