sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Lectio Divina - 03/10/14


SEXTA-FEIRA -03/10/2014



PRIMEIRA LEITURA: Jó 38,1.12-21;40,3-5


Diante da grandeza de Deus, o que é que pode dizer e fazer o homem? Esta passagem de Jó, com a qual fechamos nossa rápida percorrida por este belo livro da sabedoria, é o convite final para dar-nos conta da pequenez de nossos critérios, de nosso conhecimento, de nossa impotência, é o eco de Pedro que disse a Jesus: “Senhor, tu sabes tudo”. Nossos projetos, nossas iniciativas são boas, porém, as de Deus sempre serão melhores, ainda que, muitas vezes não as possamos entender, nosso conhecimento de Deus e das coisas cresce continuamente, no entanto, sempre será muito mais o que desconhecemos. Daqui a necessidade de confiar-nos ÀQUELE que tudo sabe e que tudo pode. É um convite para inclinar nossos joelhos diante da majestade de Deus e a reconhecer-nos humildes, pobres e pequenos, afim de, receber de sua bondosa mão, o que Ele sabe que é bom para nós, para nossa família e para nossa sociedade.





ORAÇÃO INICIAL 

Oh Deus que manifestas especialmente teu poder com o perdão e a misericórdia; derrama incessantemente sobre nós tua graça, para que, desejando o que nos promete, consigamos os bens do céu. Por Nosso Senhor...





REFLEXÃO

Lucas 10,13-16


Hoje o evangelho dá continuidade ao envio dos setenta e dois discípulos e discípulas. Ao final deste envio Jesus dizia que era preciso sacudir o pó dos sapatos quando os missionários não fossem recebidos (Lc 10,10-12). O evangelho de hoje acentua e amplia as ameaças aos que não aceitam receber a Boa Noticia.
Lucas 10,13-14: AI DE TI CORAZIM E BETSAIDA. O espaço por onde Jesus andou durante aqueles três anos de sua missão era pequeno. Abarcava uns poucos quilômetros quadrados ao longo do Mar da Galiléia ao redor das cidades de Cafarnaum, Betsaida e Corazim. Foi neste espaço tão pequeno que Jesus realizou a maior parte de seus discursos e milagres. Ele veio salvar a humanidade inteira, e quase não saiu do limitado espaço de sua terra. Tragicamente, Jesus teve que constatar que as pessoas daquelas cidades não quiseram aceitar a mensagem do Reino e não se converteram. As cidades se fecharam na rigidez de suas crenças, tradições e costumes e não aceitaram o convite de Jesus para mudar de vida. “Ai de ti Corazim!. Ai de ti Betsaida! Porque se em Tiro e em Sidônia tivesse sido feitos os milagres que foram feitos para vós, há muito teriam se convertido, vestindo-se de cilício e sentando-se sobre cinzas”. Jesus compara as duas cidades com Tiro e Sidônia que, no passado, foram inimigos temíveis de Israel, maltratam o povo de Deus. Por isso, foram amaldiçoadas pelos profetas (Is 23,1; Jr 25,22; 47,4; Ez 26,3; 27,2; 28,2; Jl 4,4; Am 1,10). E agora, Jesus disse que estas mesmas cidades, símbolos de toda a maldade feita ao povo no passado, teriam se convertido se houvessem acontecido tantos milagres como em Corazim e em Betsaida.
Lucas 10,15: AI DE TI CAFARNAUM! “E tu, Cafarnaum, te elevarás até ao céu? Antes, até ao inferno descerás!”. Jesus evoca a condenação que o profeta Isaias lançou contra a Babilônia. Orgulhosa e prepotente, a Babilônia pensava: “Vou subir até o céu, e levantarei meu trono em cima das estrelas de Deus; me sentarei na montanha onde se reúnem os deuses, ali onde o Norte termina; subirei ao cume das nuvens, serei igual ao Altíssimo” (Is 14,13-14). Pensava! Porém, se enganava pela beleza. Aconteceu o contrário. Disse o profeta: “E, contudo, foste precipitado ao Xeol, nas profundezas do abismo, no lugar para onde vão os mortos” (Is 14,15). Jesus compara Cafarnaum a esta terrível Babilônia que destruiu a monarquia e o templo e levou o povo para o cativeiro do qual não se recuperou nunca mais. Igual a Babilônia, Cafarnaum pensava ser algo, porém, foi parar em cima do inferno. O evangelho de Mateus compara Cafarnaum com a cidade de Sodoma, símbolo da pior perversão, que foi destruída pela ira de Deus ( Gn 18,16 a 19,29). Sodoma teria se convertido se houvesse visto os milagres que Jesus fez em Cafarnaum (Mt 11,23-24). Hoje, continua o mesmo paradoxo. Muitos de nós, que somos católicos desde a infância, temos tantas convicções consolidadas, que ninguém é capaz de converter-nos. E em alguns lugares, o cristianismo em vez de ser fonte de mudança e conversão, se tornou reduto das forças mais reacionárias da política do país.
Lucas 10,16: QUEM A VÓS ESCUTA, A MIM ESCUTA, E QUEM A VÓS REJEITA, A MIM REJEITA; E QUEM ME REJEITA, TAMBÉM REJEITA QUEM ME ENVIOU. A frase acentua a identificação dos discípulos com Jesus e a rejeição pelas autoridades. Em Mateus, a mesma frase de Jesus colocada em outro contexto, acentua a identificação dos discípulos com Jesus e seu acolhimento pelo povo (Mt 10,40). Tanto em um como em outro caso, é na entrega total que os discípulos se identificam com Jesus e que se realiza seu encontro com Deus, e que Deus se deixa encontrar por aquele que o busca.




PARA REFLEXÃO PESSOAL

Minha cidade e meu país merecem a advertência de Jesus contra Cafarnaum, Corazim e Betsaida?
Como me identifico com Jesus?



ORAÇÃO FINAL 

(SALMO 16,1-2,5)
Hoje apresentarei à Deus, em oração, aqueles projetos que estão dando voltas na cabeça e lhe direi de coração: “Senhor, tu és sábio e sabe o que é melhor para mim, tome estes planos para prosperá-los, ou, ensina-me a desistir deles. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário