segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Lectio Divina - 20/10/14


SEGUNDA-FEIRA -20/10/2014



PRIMEIRA LEITURA: Efésios 2,1-10


É certo que desde o momento do batismo somos adotados por Deus como verdadeiros filhos em Cristo, é necessário que nossa vida possa se dividir em antes e depois. Na primeira comunidade no momento de ser batizado se fazia uma opção pessoal pelo Evangelho, uma aceitação total e definitiva por Cristo e seu Evangelho, de maneira que isto dividia a vida. Esta é a razão pela qual Paulo diz: “... antes vocês viviam de uma maneira desordenada sujeitos a suas paixões...”. Se verdadeiramente queremos participar do convívio de Deus, é necessário que façamos do Evangelho nossa norma de vida. Isto nos levará a ter um estilo de vida distinto. Pela ação do Espírito Santo, o qual deixará em liberdade não estaremos mais sujeitos as paixões desordenadas e teremos a liberdade para viver no amor e na paz de Deus. Se ainda não tomou esta decisão, que é a mais importante de tua vida, te convido a preparar-te para ela e decidir de uma vez por todas por Cristo, por seu Evangelho, por seu estilo de vida, por seus projetos, por sua Cruz.



ORAÇÃO INICIAL 

Pedimos-te, Senhor, que tua graça continuamente nos preceda e acompanhe, de maneira que estejamos dispostos a trabalhar sempre bem. Por Nosso Senhor...



REFLEXÃO

Lucas 12,13-21


O relato do evangelho de hoje encontra-se só no Evangelho de Lucas e não tem paralelo nos outros evangelhos. É parte da descrição do caminho de Jesus, desde a Galiléia até Jerusalém, no qual Lucas coloca a maior parte das informações que consegue recolher a respeito de Jesus e, que não se encontram nos outros três evangelhos. O evangelho de hoje nos traz a resposta de Jesus a pessoa que lhe pediu que mediasse a divisão de uma herança.
Lucas 12,13: UM PEDIDO PARA REPARTIR A HERANÇA. “Uma das pessoas disse: Mestre, diga a meu irmão que reparta a herança comigo”. Até hoje, a distribuição da herança entre familiares é sempre uma questão delicada e, muitas vezes, ocasiona infinitas discussões e tensões. Naquele tempo, a herança tinha que ver também com a identidade das pessoas (1Re 21,1-3) e com sua sobrevivência (Nm 27,1-11;36.1-2). O maior problema era a distribuição das terras entre os filhos do falecido pai. Sendo uma família grande, corria-se o perigo de que a herança se esmiuçasse em pequenos pedaços de terra que não poderiam garantir a sobrevivência de todos. Por isto, para evitar a desintegração ou a pulverização da herança e manter vivo o nome da família, o mais velho dos filhos recebia o dobro da herança (Dt 21,17, cf, 2Re 2,11).
Lucas 12,14-15: RESPOSTA DE JESUS: CUIDADO COM A GANÂNCIA. “Jesus respondeu: Homem, quem me constituiu juiz ou repartidor entre vós?”. Na resposta de Jesus se vê a consciência que tinha de sua missão. Jesus, não se sente enviado por Deus para atender ao pedido de arbitrar entre os parentes que discutem entre si a repartição da herança. Mas, o pedido desperta Nele a missão de orientar as pessoas, pois: “Lhes digo: Olhai e guardai-vos de toda a cobiça, porque, ainda que alguém possua abundantes riquezas, estas não lhe garantem a vida”. Era parte de sua missão esclarecer as pessoas a respeito do sentido da vida. O valor de uma vida não consiste em ter muitas coisas, mas, em ser rico para Deus (Lc 12,21). Pois, quando a ganância ocupa o coração, não se consegue repartir a herança com equidade e com paz.
Lucas 12,16-19: A PARÁBOLA QUE FAZ PENSAR NO SENTIDO DA VIDA. Imediatamente depois, Jesus conta uma parábola para ajudar as pessoas a refletir sobre o sentido da vida: “Os campos de certo homem rico deram muito fruto, e pensava consigo mesmo, dizendo: que farei, pois não tenho onde armazenar minha colheita”. O homem rico está totalmente fechado na preocupação de seus bens que aumentaram de repente por causa de uma colheita abundante. Pensa só no acumular para garantir uma vida despreocupada. Diz: “Vou fazer isto: vou demolir meus celeiros, edificarei outros maiores, reunirei ali todo o meu trigo e meus bens e direi a minha alma: Alma, tens muitos bens em reserva para muitos anos. Descansa, come, bebe, aproveitei”.
Lucas 12,20: PRIMEIRA CONCLUSÃO DA PARÁBOLA. “Porém Deus lhe disse: Néscio! Esta noite, reclamar-te-ão a alma; as coisas que preparaste, para quem serão?”. A morte é uma chave importante para redescobrir o sentido verdadeiro da vida. Relaciona tudo, pois mostra o que perece e o que permanece. Quem só procurar ter e esquece o ser perde tudo na hora da morte. Aqui se evidencia um pensamento muito freqüente nos livros sapienciais: para que acumular bens nesta vida, se não sabes onde colocar os bens que acumulas, nem sabes o que o herdeiro vai fazer com aquilo que tu deixares (Ecl 2,12.18-19.21).
Lucas 12,21: SEGUNDA CONCLUSÃO DA PARÁBOLA. “Assim é que entesourar riquezas para si não se enriquece na ordem a Deus”. Como se tornar rico para Deus? Jesus deu diversas sugestões e conselhos: quem quer ser o primeiro, que seja o último (Mt 20,27); é melhor dar do que receber (At 20,31); o maior é o menor (Mt 18,4) guarda sua vida aquele que a perde (Mt 10,39).




PARA REFLEXÃO PESSOAL

O homem pede a Jesus que lhe ajude na repartição da herança. E você o que é que pede a Deus em tuas orações?
O consumismo cria necessidades e desperta em nós o desejo de acumular. O que é que faz você para não ser vítima da sociedade de consumo?




ORAÇÃO FINAL 

(SALMO 100,1-2)
Hoje repetirei constantemente: “fui salvo pela graça e pelo amor de meu Deus”. E verei em que coisas de minha vida não estou trabalhando como um liberto por Deus.






Nenhum comentário:

Postar um comentário