sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Lectio Divina - 10/10/14


SEXTA-FEIRA -10/10/2014



PRIMEIRA LEITURA: Gálatas 3,7-14



Os pregadores judeu-cristãos certamente diziam aos gálatas que Jesus era judeu e filho de Abraão; por isso os gálatas deviam ser circuncidados e observar a Lei judaica, para serem filhos de Abraão e fiéis a Jesus. Contudo, Paulo salienta que, desde Abraão, a fé nas promessas é que dá a vida. Quem tem fé se torna filho e herdeiro de Abraão. Quanto à Lei, ao invés de tornar justo o homem, ela traz a maldição para os que não a cumprem. A Cristo se dirigia à promessa (v. 16): submetendo-se à maldição da Lei pela morte na cruz, ele resgatou-nos pela fé e estendeu a todos os povos a bênção prometida a Abraão. A solidariedade de Cristo com todos os homens e com todo o homem também com as “maldições” humanas, fez a lei cair a partir de dentro; ela explodiu pela força da cruz. Não com modificações externas na estrutura religiosa, obtidas com violência, mas levando as estruturas à própria crise interna, num processo de maturação na encarnação e na cura, é que se consegue sua “renovação”. Se, porém, se vai à medula e procura-se viver com Cristo o evangelho da cruz, esta vida encontrará formas para se manifestar.




ORAÇÃO INICIAL 

Deus todo poderoso e eterno, que com amor generoso inunda os valores e os desejos dos que te suplicam; derrama sobre nós tua misericórdia, para que livre nossa consciência toda inquietude e nos concedas ainda aquilo que não nos atrevemos a pedir. Por Nosso Senhor… 



REFLEXÃO

Lucas 11,15-26


O evangelho de hoje nos apresenta uma longa discussão em torno da expulsão de um demônio mudo que Jesus acabava realizar diante das pessoas.
Lucas 11,14-16: TRÊS REAÇÕES DIFERENTES DIANTE DA MESMA EXPULSÃO. Jesus estava expulsando demônios. Diante deste fato bem visível, realizado diante de todos, houve três reações, diferentes. As pessoas ficaram admiradas, aplaudiram. Outros disseram: “Por Belzebu, príncipe dos demônios, expulsa demônios”. O evangelho de Marcos informa que se tratava dos escribas que haviam chegado a Jerusalém para controlar a atividade de Jesus (Mc 3,22). Outros pediam sinal do céu, pois, não se convenceram diante do sinal tão evidente da expulsão realizada perante todo o povo.
Lucas 11.17-19: JESUS MOSTRA A INCOERÊNCIA AOS ADVERSÁRIOS. Jesus usa dois argumentos para rebater a acusação de estar expulsando demônios em nome de Belzebu. Em primeiro lugar, se o demônio expulsa seu próprio demônio, divide-se a si mesmo e não sobrevive. Em segundo lugar, Jesus lhes devolve o argumento: “Se Eu expulso os demônios por Belzebu, por quem os expulsa os vossos filhos”? Dito com outras palavras, eles também estarão fazendo as expulsões em nome de Belzebu.
Lucas 11,20-23: JESUS É O HOMEM MAIS FORTE QUE CHEGOU, SINAL DA CHEGADA DO REINO. Aqui Jesus chega ao ponto central de sua argumentação: “Quando alguém forte e bem armado guarda seu palácio, seus bens estão seguros; porém, se chega alguém mais forte que ele e o vence, perde as armas nas quais confiava e seus despojos são repartidos”. Na opinião das pessoas daquele tempo, Satanás dominava o mundo com a ajuda dos demônios. Ele era o homem forte e bem armado que guardava sua casa. A grande novidade era que Jesus conseguia expulsar os demônios. Sinal de que Ele era o homem mais forte que chegou. Com a chegada de Jesus o reino de Belzebu entrou em declínio: “Porém, se é pelo dedo de Deus que expulso os demônios, chegou, então, a vós o Reino de Deus”. Quando os magos do faraó viram que Moisés fazia coisas que eles não eram capazes de fazer, foram mais honestos que os escribas e disseram: “Aqui está o dedo de Deus!” (Ex 8,14-15). 
Lucas 11,24-26: O FINAL É PIOR QUE O INICIO. Na época de Jesus, nos anos 80, diante das perseguições, muitos cristãos voltaram atrás e abandonaram as comunidades. Voltaram a sua antiga forma de viver. Lucas, para avisar a eles e a nós, guardou estas palavras de Jesus sobre “o final que é pior que o inicio”.
A EXPULSÃO DOS DEMÔNIOS. O primeiro impacto que a ação de Jesus causa nas pessoas é a expulsão dos demônios. “Dá ordem até aos espíritos impuros e eles lhes obedecem!” (Mc 11,27). Uma das principais causas da discussão de Jesus com os escribas era a expulsão dos demônios. Eles o caluniavam dizendo: “Está possuído por Belzebu!. Expulsa os demônios pelo príncipe dos demônios”. O primeiro poder que os apóstolos receberam quando foram enviados em missão foi o poder de expulsar demônios: “Lhes deu poder sobre os espíritos do mal” (Mc 6,7). O primeiro sinal que acompanha o anuncio da ressurreição é a expulsão dos demônios: “Estes são os sinais que acompanharão aos que crêem: em meu nome expulsarão demônios, falarão novas línguas” (Mc 16,17). A expulsão dos demônios era o que mais chamava a atenção das pessoas (Mc 1,27). Atingia o centro da Boa Nova do Reino. Por meio disto, Jesus devolvia as pessoas a elas mesmas. Devolvia o juízo, a consciência (Mc 5,15). Sobretudo, o evangelho de Marcos, do começo até o final, com palavras quase iguais, repete sem parar a mesma mensagem: “E Jesus expulsava demônios!” (Mc 1,26.34.39; 3,11-12.22.30; 5,1-20; 6,7.13; 7,25-29; 9,25-27.38; 16,17). Parece um refrão que se repete muitas vezes. Hoje, ao invés de usar sempre as mesmas palavras, usaríamos palavras distintas para transmitir a mesma mensagem e diríamos: “O poder do mal, Satanás, que dá medo às pessoas, Jesus o venceu, o dominou, o agarrou, o destronou, o derrotou, o expulsou, o eliminou, o exterminou e o matou!”. O que o evangelho nos quer dizer é isto: “Aos cristãos é proibido ter medo de Satanás!”. Por sua ressurreição e sua ação libertadora, Jesus afasta de nós o medo de Satanás, cria liberdade em nosso coração, nos da firmeza na ação e coloca esperança no horizonte! Devemos caminhar com Jesus, por seu caminho, com o sabor da vitória sobre o poder do mal.






PARA REFLEXÃO PESSOAL

Expulsar o poder do mal, hoje qual é o poder do mal que massifica as pessoas e que rouba consciência critica?
Você pode dizer que está totalmente livre e liberto? No caso de resposta negativa, alguma parte de você está em poder de outras forças. O que você faz para que esta força não te domine?





ORAÇÃO FINAL 

(Salmo 111, 3-4)





Nenhum comentário:

Postar um comentário