quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Lectio Divina - 30/10/14



QUINTA-FEIRA -30/10/2014



PRIMEIRA LEITURA: Efésios 6,10-20



Um dos graves erros de nosso mundo é considerar que este é unicamente material. Esquecemos que Deus criou o homem a sua imagem e que o fez um ser que ao mesmo tempo é material e espiritual, e que deve viver num mundo que está afetado pelo poder do demônio - ao qual o mundo considera uma invenção da religião -. O resultado é patente em todos os periódicos: guerras, destruição, homicídios, roubos, violência, depressões profundas, falta de sentido para a vida, medos, temores, insegurança. Para combater todos estes males a única arma é Deus, que tem colocado a nossa disposição uma série de “armas” para poder combater contra tudo aquilo que procura destruir nossa vida e roubar-nos a felicidade e a paz. Devemos aprender a confiar, como nos diz Paulo: “no INVENCÍVEL poder de Deus”. Aprendamos a usar as “armas” espirituais que Deus colocou a nosso serviço, disso depende nossa felicidade e a dos que nos rodeiam.



ORAÇÃO INICIAL 

Deus todo poderoso e eterno, aumenta nossa fé, esperança e caridade, e, para alcançarmos tuas promessas, concede-nos amar teus preceitos. Por Nosso Senhor…




REFLEXÃO

Lucas 13,31-35


O evangelho de hoje nos faz sentir no contexto ameaçador e perigoso no qual Jesus vivia e trabalhava. Herodes, o mesmo que havia matado João Batista, queria matar Jesus.
Lucas 13,31: O aviso dos fariseus à Jesus. “Naquele mesmo momento se aproximaram alguns fariseus e lhe disseram: Sai vá-te daqui, porque Herodes quer matar-te”. É importante notar que Jesus recebeu o aviso de parte dos fariseus. Algumas vezes, os fariseus estão juntos com o grupo de Herodes querendo matar Jesus (Mc 3,6;12,13). Mas aqui, solidarizam-se com Jesus e querem evitar que Ele morra. Naquele tempo, o poder do rei era absoluto. Não prestava contas à ninguém de sua maneira de governar. Herodes havia matado João Batista e agora está querendo acabar com Jesus.
Lucas 13,32-33: A resposta de Jesus. “Jesus disse: Ide dizer a essa raposa: Eu expulso demônios e levo a cabo curas hoje e amanhã, e ao terceiro dia sou consumado”. A resposta de Jesus é muito clara e corajosa. Chama Herodes de “raposa”. Para anunciar o Reino Jesus não depende de permissão das autoridades políticas. Manda um recado informando que vai continuar seu trabalho hoje e amanhã e continuará até depois de amanhã, isto é, o terceiro dia. Nesta resposta percebe-se a liberdade de Jesus diante do poder que queria impedi-lo de realizar a missão recebida do Pai. Pois, quem determina os prazos e a hora é Deus e não Herodes! Ao mesmo tempo, na resposta deixa notar certo simbolismo relacionado com a morte e a ressurreição no terceiro dia em Jerusalém. É para dizer que não morrerá na Galiléia, mas sim em Jerusalém, capital de seu povo, e que ressuscitará no terceiro dia.
Lucas 13,34-35: Lamento de Jesus sobre Jerusalém. “Jerusalém, Jerusalém, a que mata seus profetas e apedreja aos que lhe são enviados! Quantas vezes Eu quis reunir teus filhos, como uma galinha sua ninhada sob as asas, e não quisestes!”. Este lamento de Jesus sobre a capital de sua gente evoca a longa e triste história da resistência das autoridades aos lamentos de Deus que lhes chegavam através dos profetas e dos sábios. Em outro local Jesus fala dos profetas perseguidos e mortos desde Abel até Zacarias (Lc 11,51). Chegando a Jerusalém antes de sua morte, olhando para a cidade do alto do Monte das Oliveiras, Jesus chora sobre ela, porque não reconheceu o tempo que Deus veio visitá-la”. (Lc 19,44)




PARA REFLEXÃO PESSOAL

Jesus qualifica o poder político como “raposa”. O poder político de teu país, merece esta qualificação?
Jesus muitas vezes procurou converter as pessoas de Jerusalém, mas as autoridades religiosas resistiram. Você, quantas vezes tem resistido?



ORAÇÃO FINAL 

(SALMO 105,4-5)
Hoje revisarei quão revestido permaneço em minha vida com esta armadura de Deus.





Nenhum comentário:

Postar um comentário