quarta-feira, 13 de maio de 2015

Lectio Divina - 13/05/15


DIA 13/05/15
PRIMEIRA LEITURA à  Atos 17,15-16.22-18,1
  • Os atenienses, talvez igual a maioria dos homens, eram pessoas muito religiosas, as quais acreditavam fervorosamente em Deus. Hoje em dia muitos homens estão perdendo seu interesse por Deus, pelas coisas divinas e transcendentes. O materialismo que vivemos está levando o homem a uma imanência na qual se perde de vista o sobrenatural e com isso Deus e nosso destino final. Por outro lado, nos encontramos, inclusive dentro de nossa própria Igreja, irmãos que ainda acreditando em Deus, vivem com uma imagem equivocada Dele.  Paulo no Areópago lhes anuncia a autêntica visão de Deus, do Deus amoroso que em sua misericórdia ressuscitou seu Filho e o constituiu Senhor, para que todos os que acreditam Nele tenham vida e a tenham em abundância.  Não deixes que o materialismo te faça perder o sentido do espiritual; e se conheces alguém que não tem uma idéia clara do Deus Amor, fale-lhe de sua misericórdia e com quanto amor o está buscando.
ORAÇÃO INICIAL
  • Ouça Senhor, nossa oração e concede-nos que assim como celebramos na fé a gloriosa ressurreição de Jesus Cristo, assim também, quando Ele voltar com todos seus santos, possamos alegrar-nos com sua vitória. Por Nosso Senhor...
REFLEXÃO à João 16,12-15
  • Nestas semanas do tempo pascal, os evangelhos diários são tirados, quase todos, dos capítulos de 12 a 17 de João. Isto revela algo a respeito da origem e do destino destes capítulos. Refletem não só o que acontece antes da paixão e da morte de Jesus, mas, também e, sobretudo, a vivência da fé das primeiras comunidades depois da ressurreição. Refletem a fé pascal que as animava.
  • João 16,12: MUITO TENHO QUE DIZER-VOS. O evangelho de hoje começa com esta frase: “Muito tenho que dizer-vos, mas, agora não podeis entender”. Nestas palavras de Jesus afloram duas coisas: o ambiente de despedida que marcava a última ceia, e a preocupação de Jesus, o irmão mais velho, com seus irmãos mais jovens que em breve ficariam se sua companhia. Restava muito pouco tempo. Em breve, Jesus seria detido. A obra iniciada estava ainda incompleta. Os discípulos apenas estavam no começo do aprendizado. Três anos é muito pouco para mudar de vida e começar a viver a partir de outra imagem de Deus. A formação deles não havia terminado. Faltava muito, e Jesus tinha muitas coisas que ensinar e transmitir. Mas, Ele conhece seus discípulos. Eles não são dos mais inteligentes. Não suportariam conhecer todas as implicações e conseqüências do discipulado. Ficariam desanimados, não seriam capazes de suportar.
  • João 16,13-15: O ESPÍRITO SANTO DARÁ SUA AJUDA. “Quando o Espírito da Verdade vier, ele os guiará até a verdade completa, pois, não falará por sua conta, mas sim, falará do que ouviu, e explicará o que há de vir. Ele me dará glória, porque receberá de mim e o explicará a vós”. Esta afirmação reflete a experiência das primeiras comunidades. Na medida em que iam imitando Jesus, tratando de interpretar e aplicar sua Palavra em diversas circunstâncias de suas vidas, experimentavam a presença e a luz do Espírito. E isto acontece hoje nas comunidades que tratam de encarnar a palavra de Jesus: “Tudo o que tem o Pai é meu, também. Por isso tenho dito que receberá de mim e explicará tudo”.
  • A AÇÃO DO ESPÍRITO SANTO NO EVANGELHO DE JOÃO. João usa muitas imagens e símbolos para explicar a ação do Espírito. Como na criação (Gn 1,1), assim o Espírito descendo sobre Jesus “como uma pomba vinda do céu” (Jo 1,32). É o começo de uma nova criação! Jesus fala as palavras de Deus e nos comunica o Espírito sem medida (Jo 3,34). Suas palavras são Espírito e Vida (Jo 6,63). Quando Jesus se despediu, disse que ia enviar outro consolador, outro defensor, para que ficasse conosco. É o Espírito Santo (Jo 14,16-17). Através da sua paixão, morte e ressurreição, Jesus conquistou o dom do Espírito para nós, através do batismo, todos nós recebemos este mesmo Espírito de Jesus (Jo 1,33). Quando apareceu aos apóstolos, soprou sobre eles e disse: “Recebei o Espírito Santo”! (Jo 20,22). O Espírito é como água que brota de dentro das pessoas que acreditam em Jesus (Jo 7,37-39;4,14). O primeiro efeito da ação do Espírito em nós é a reconciliação: “A quem vós perdoais os pecados serão perdoados, e a quem não liberais de seus pecados, ficaram retidos” (Jo 20,23). O Espírito que Jesus nos comunica tem ação múltipla: consola e defende (Jo 14,16), comunica a verdade (Jo 14,17;16,13); faz lembrar o que Jesus ensinou (Jo 14,26); dará testemunho de Jesus (Jo 15,26); manifesta a glória de Jesus (Jo 16,14), desmascara o mundo (Jo 16,8). O Espírito nos é dado para que possamos entender o significado pleno das palavras de Jesus (Jo 14,26;16,12-13). Animados pelo Espírito de Jesus podemos adorar a Deus em qualquer lugar (Jo 4,23-24). Aqui se realiza a liberdade de Espírito da qual fala Paulo: “Onde existe o Espírito do Senhor, ali existe liberdade” (2Cor 3,17).
PARA REFLEXÃO PESSOAL
  • Como vivo minha adesão a Jesus: só ou em comunidade?
  • Minha participação na comunidade me levou alguma vez a experimentar a luz e a força do Espírito Santo?
ORAÇÃO FINAL
  • (SALMO 148,13-14)
  • Como sinal de entrega e confiança absoluta na Providência de Deus, neste dia me despojarei de algo que tenha e use, e o darei para alguém que necessite.





Nenhum comentário:

Postar um comentário