quarta-feira, 20 de maio de 2015

Lectio Divina - 20/05/15


DIA 20/05/15
PRIMEIRA LEITURA à Atos 20,28-38
  •  Paulo põe em estreita relação a missão do apóstolo e a especial vocação por parte do Espírito, que dá a seu ministério um caráter sagrado e o coloca no âmago da própria ação salvífica, procedente do seio da Trindade. Desta essência teologal da missão apostólica derivam certas atitudes e certa responsabilidade. Antes de tudo a vigilância, não penas entendida como ação inquisitiva e censória perante inimigos internos e externos que ameaçam a vida da comunidade, mas, sobretudo, como disponibilidade dos pastores a se dar a si mesmos, “noite e dia”, pelo bem do rebanho, a ponto de imitar o bom Pastor na doação da própria vida. Depois, a confiança no poder da Palavra de Deus e de sua graça. É tal este poder que Paulo não confia a Palavra aos pastores, como deveria fazer numa transmissão de poderes, porém confia os pastores ao poder da Palavra. Finalmente, o desinteresse. Paulo sempre recusou ser pesado a seus ouvintes, para ser livre e proclamar, com sua atitude, a total gratuidade do dom de Deus.

ORAÇÃO INICIAL
  • Pai, reforça minha fidelidade a Jesus, de maneira que o Maligno não prevaleça sobre mim. Protege-me contra a maldade do mundo, consagrando-me na verdade.

REFLEXÃO à João 17,11-19
  • Os discípulos vão continuar a missão de Jesus. Como Jesus, eles romperam com a mentalidade perversa do sistema que rege a sociedade. A missão deles, porém, não é sair do “mundo”, e sim permanecerem unidos, presentes no meio da sociedade, dando testemunho de Jesus.
    ·         O Pai os protegerá de se contaminarem com o espírito do “mundo”, a cujas ameaças e seduções eles não cederão. Jesus não poupa seus discípulos das tribulações que o mundo lhes prepara. Melhor dizendo: o Mestre não lhes reserva um lugar especial, geograficamente separado, onde estejam imunes de tentações.
  • A prova de sua fé acontece no confronto com o Maligno. É então que podem dar mostras da solidez ou da fragilidade de sua adesão ao Senhor. No colóquio com o Pai, Jesus alude ao fato da deserção de um discípulo, seduzido pelo Maligno: "Nenhum deles se perdeu, a não ser o filho da perdição".
  • Nesta dolorosa exceção, sente-se como que fracassado em sua missão. Todo o seu ministério foi marcado por uma dedicação exemplar àqueles que o Pai lhe confiara. Guardava-os, com desvelo, para não se desviarem do caminho.
  • Falava-lhes do Pai, revelando-lhes a sua face amorosa. Consagrou-os na verdade e os enviou para serem continuadores de sua missão. Entretanto, além de não tê-los segregado, também não os privou da liberdade. Assim, ficou aberto o espaço para a infidelidade e a deserção. Alguém deu mais atenção ao mundo do que à palavra do Mestre.
  •  Foi o que fez Judas, o "filho da perdição". Foi-lhe franqueada a salvação. Ele, porém, a rejeitou. A perseverança dos discípulos é obra do Espírito, força divina que os move a resistir diante das sugestões do Maligno.
  • Quem é cauteloso sabe como precaver-se! A oração da unidade, de Jesus, no evangelho de João, após destacar a "glória" conjunta de Jesus e do Pai, discorre sobre o "guardar" e o "consagrar".
  • O "guardar" é a presença amorosa que atrai os discípulos, os une e liberta-os do império maligno que domina o mundo. Jesus foi esta presença amorosa no mundo. Agora, ao se ausentar, pede ao Pai que manifeste seu amor com o envio do Espírito Santo. Este guardará os discípulos, que permanecem no mundo.
  • Os frutos do Espírito são o amor e a alegria. "Consagrar" é dedicar a Deus. Jesus, enviado ao mundo pelo Pai, consagrou-se pelos discípulos: dedicou-se ao anúncio da palavra da verdade que salva o mundo.
  • Agora os discípulos são enviados, em missão, ao mundo, consagrados ao anúncio da Verdade, que é a realização da vontade de Deus: justiça, paz e vida sobre a terra.
PARA REFLEXÃO PESSOAL
  •  Baseados em quem os discípulos romperam com a mentalidade perversa da sociedade?
  •  A perseverança dos discípulos é obra de quem?
  • O que significa “guardar” e “consagrar”?
ORAÇÃO FINAL
·         (SALMO 67/68)





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