terça-feira, 6 de março de 2012

Lectio Divina - 06/03/12






TERÇA-FEIRA - 06/03/2012

PRIMEIRA LEITURA: Isaías 1,10.16-20


• O convite que Deus nos faz hoje por meio do profeta é muito claro: “aprendam a fazer o bem”. É muito importante notar que Deus nos conhece e sabe que o ser humano cresce e se desenvolve seguindo processos, e, que é muito difícil que as coisas mudem da noite para o dia. Por isso, hoje nos convida a entrar na escola do amor para “aprender a fazer o bem”. E é nesta escola, que o mestre e diretor é o Espírito Santo. Assistir suas aulas é ir dando espaço em nossa vida por meio da oração e dos sacramentos. Aqueles que participam desta escola notarão como dia a dia, o pecado vai desaparecendo de sua vida e a caridade vai se fazendo cada vez mais manifesta e operante. Deus não nos pede mudanças que estão fora de nossas possibilidades, porém, nos pede disposição e cooperação à sua graça; sejamos dóceis e assim evitaremos que o mal nos domine.



ORAÇÃO INICIAL

• Senhor, vela com amor continuo sobre tua Igreja, que sem sua ajuda não sustentar-se o que se alicerça na debilidade humana, protege a tua Igreja no perigo e mantenha-a no caminho da salvação. Por Nosso Senhor.



REFLEXÃO

Mateus 23,1-12

• Hoje o evangelho nos trás uma crítica de Jesus contra os escribas e os fariseus de seu tempo. No começo da atividade missionária de Jesus, os doutores de Jerusalém haviam ido até a Galiléia para observá-lo (Mc 3,22;7,1). Incomodados pela pregação de Jesus, haviam espalhado a calúnia segundo a qual era um endemoninhado (Mc 3,22). Ao longo de três anos a popularidade de Jesus foi crescendo. Cresceu também o conflito entre Ele e as autoridades religiosas. A raiz deste conflito estava na maneira em que eles se colocaram diante de Deus. Os fariseus procuravam sua segurança nem tanto no amor de Deus para com eles, mas sim, na observância rigorosa da Lei. Confrontado com esta mentalidade, Jesus acentua a prática do amor que relaciona a observância da Lei e de seu verdadeiro sentido.
• Mateus 23,1-3: A RAIZ DA CRITICA: “Eles dizem, porém, não fazem”. Jesus reconhece a autoridade dos escribas e fariseus. Eles ocupam a cátedra de Moisés e ensinam a lei de Deus, porém, eles próprios não observam o que ensinam. Daí a advertência às pessoas: “Fazei, pois, e observai tudo que digam; porém, não imiteis sua conduta, porque dizem e não fazem”. É uma critica que arrasa! Em seguida, como em um espelho, Jesus faz ver alguns aspectos da incoerência das autoridades religiosas.
• Mateus 23,4-7: OLHAR-SE NO ESPELHO PARA FAZER UMA REVISÃO DE VIDA. Jesus chama a atenção dos discípulos sobre o comportamento incoerente de alguns doutores da lei. Ao meditar estas incoerências, convém pensar não nos fariseus e nos escribas daquele longínquo passado, mas sim, em nós mesmos e em nossas incoerências: jogar cargas pesadas nas costas das pessoas, porém, nem com um dedo querer movê-las. Toda a nossa obra fazer-mos para ser-mos vistos pelos homens; queremos o primeiro posto em lugares destacados e que as pessoas nos chamem de “doutor”. Os escribas gostavam de entrar nas casas das viúvas e fazer longas preces em troca de dinheiro! (Mc 12,40).
• Mateus 23,8-10: VOCÊS TODOS SÃO IRMÃOS. Jesus manda ter uma atitude contrária. Em vez de usar a religião e a comunidade como meio de auto-promoção para parecer mais importante diante dos demais, pede que não se use o título de Mestre, Pai ou Guia, pois, um só é o guia: Cristo; só Deus no céu é Pai, e Jesus é o mestre. Todos os demais somos irmãos. Esta é a base da fraternidade que nasce da certeza de que Deus é nosso Pai.
• Mateus 23,11-12: O RESUMO FINAL: o maior é o menor. Esta frase final é o que caracteriza tanto o ensinamento como o comportamento de Jesus: “O maior de vocês, será servidor de vocês. Quem se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado” (cf. Mc 10,43; Lc 14,11;18,14).



PARA REFLEXÃO PESSOAL

• O que é que Jesus criticou nos doutores da Lei, e em que os elogiou? O que é que Ele critica em mim e, o que elogiaria em mim?
• Você tem se olhado no espelho?



ORAÇÃO FINAL

• (SALMO 50,23)
• Hoje serei mais sensível para o que existe em meu redor, sobretudo, para àquele que vive oprimido, para a viúva, para o órfão e para as situações onde falte o brilho da justiça de Deus. Além de ser sensível, colocarei meu melhor empenho em fazer o bem de uma maneira real e concreta.






Nenhum comentário:

Postar um comentário