quarta-feira, 7 de março de 2012

Lectio Divina - 07/03/12


QUARTA-FEIRA - 07/03/2012


PRIMEIRA LEITURA: Jeremias 18,18-20


• Existem ocasiões em nossa vida nas quais sentimos que tudo desmorona ao nosso redor, nossa saúde, nossos negócios, a economia vai para baixo, problemas com a família, com a comunidade, etc. É precisamente nestes momentos que o cristão se coloca totalmente à prova, já que enquanto as pessoas comuns se desesperam e buscam solucionar a crise por suas próprias mãos, o cristão convida Deus para intervir para poderem superar juntos, tal crise. Isto faz com que a paz permaneça no coração do homem, pois, sabe que Deus é poderoso, sabe que o ama e que não os abandonará jamais. Quanto se sentir atribulado e não encontrares solução para teus problemas, clama a Deus como o profeta: “Senhor, atende-me!”. Será então testemunho do poder e da infinita misericórdia de Deus.

ORAÇÃO INICIAL


• Senhor, guarda a tua família no caminho do bem que tu assinalaste, e faz que, protegida por tuas mãos, em suas necessidades temporais, tenha amor e liberdade par os bens eternos. Por Nosso Senhor.

REFLEXÃO
Mateus 20,17-28

• O evangelho nos trás três pontos: o terceiro anuncio da paixão (Mt 20,17-19), o pedido da mãe dos filhos de Zebedeu (Mt 20,20-23) e a discussão dos discípulos que querem os primeiros postos (Mt 20,24-28).
• Mateus 20,17-19: O TERCEIRO ANUNCIO DA PAIXÃO. Estão a caminho para Jerusalém. Jesus os precede. Sabe que o matarão. O profeta Isaias já anunciado (Is 50,4-6;53,1-10). Por isto, sua morte não é o fruto de um plano já pré-estabelecido, mas sim, a conseqüência de um compromisso assumido com a missão recebida do Pai junto com os excluídos de seu tempo. Por isto, Jesus alerta os discípulos sobre a tortura e a morte que encontrarão em Jerusalém. Pois, o discípulo tem que seguir seu mestre, ainda que vá sofrer com ele. Os discípulos estão assustados e o acompanham com medo. Não entendem o que está ocorrendo (cf. Lc 18,34). O sofrimento não combina com a idéia que eles têm do messias (cf. Mt 16,21-23).
• Mateus 20,20-21: O PEDIDO DA MÃE QUE PEDE O PRIMEIRO POSTO PARA OS FILHOS. Os discípulos não só não entendem o alcance da mensagem de Jesus, mas, continuam com suas ambições pessoais. Jesus insistia no serviço e na entrega, e eles continuavam com suas ambições pessoais e pediam os primeiros postos no Reino. A mãe de Tiago e de João, levando consigo os dois filhos, chega próximo de Jesus e pede um lugar na glória do Reino para seus filhos, um a direita e o outro a esquerda de Jesus. Os dois não entenderam a proposta de Jesus. Estavam preocupados somente com seus interesses. Sinal de que a ideologia dominante da época havia penetrado profundamente na mentalidade dos discípulos. Apesar da convivência de vários anos com Jesus, não haviam renovado sua maneira de ver as coisas. Olhavam para Jesus com uma olhar antigo. Queriam uma recompensa pelo fato de seguir Jesus. As mesmas tensões existiam nas comunidades no tempo de Mateus e existem hoje em nossas comunidades.
• Mateus 20,22-23: A RESPOSTA DE JESUS. Jesus reage com firmeza: “Vocês não sabem o que estão pedindo!”. E pergunta se são capazes de beber o cálice que Ele vai beber, e se estão dispostos a receber o batismo que Ele vai receber. É o cálice do sofrimento, o batismo de sangue. Jesus quer saber se eles, em vez de lugar de primeiro plano, aceitam entregar sua vida até a morte. Os dois contestam: “Podemos!”. Parece uma resposta da boca para fora, pois, poucos dias depois, abandonarão Jesus e o deixarão só na hora do sofrimento (Mc 14,50). Eles não têm muita consciência crítica, nem percebem a realidade pessoal. Quanto ao lugar de primeiro plano no Reino ao lado de Jesus, aquele que o dá é o Pai. O que Jesus tem para oferecer é o cálice e o batismo, o sofrimento e a cruz.
• Mateus 20,24-27: ENTRE VOCES NÃO SEJA ASSIM. Jesus fala, de novo, sobre o exercício do poder (cf. 9,33-35). Naquele tempo, os que detinham o poder não prestavam atenção às pessoas. Agiam conforme o que ouviam (cf. Mc 6,27-28). O império romano controlava o mundo e o mantinha submetido pela força das armas e, assim, através de tributos, impostos e taxas, conseguia concentrar a riqueza das pessoas em mãos de poucos ali em Roma. A sociedade estava caracterizada pelo exercício repressivo e abusivo do poder. Jesus tem outra proposta. Diz: “Entre vocês não deve ser assim! Quem quer ser o maior, seja o servidor de todos”. Ensina contra os privilégios e as rivalidades. Quer mudar o sistema e insiste no serviço como remédio contra a ambição pessoal.
• Mateus 20,28: O RESUMO DA VIDA DE JESUS. Jesus define sua missão e sua vida: “Não vim para ser servido, mas, para servir!”. Veio dar sua vida em resgate de muitos. Ele é o Messias servo, anunciado pelo profeta Isaias (cf. Is 42,1-9;49,1-6;50,4-9;52,13-53,12). Aprendeu com sua mãe, que disse: “Eis aqui a serva do Senhor!” (Lc 1,38). Proposta totalmente nova para a sociedade daquele tempo.

PARA REFLEXÃO PESSOAL

• Tiago e João pedem favores, Jesus promete sofrimento. Eu, o que é que peço ao Senhor na oração? Como aceito o sofrimento e as dores que acontecem em minha vida?
• Jesus disse: “Entre vocês não seja assim!”. Minha forma de viver em comunidade, concorda com este conselho de Jesus?

ORAÇÃO FINAL

• (SALMO 31,5-6)
• Hoje orarei à Deus para pedir especialmente por aquelas pessoas que me perseguem, que me molestam, que parece que gostam que me molestem. Elevarei uma oração pedindo ao Pai Celestial que tenha misericórdia deles, e eu mesmo mostrarei misericórdia, a fim de que encontrem a verdadeira vida em Jesus.



Nenhum comentário:

Postar um comentário