quinta-feira, 15 de março de 2012

Lectio Divina - 15/03/12





QUINTA-FEIRA - 15/03/2012

PRIMEIRA LEITURA: Jeremias 7,23-28

• A censura e a lamentação de Deus não só foi para o povo de Israel, mas, para todos aqueles que hoje continuam fechando seu coração a seu amor e a seus ensinamentos. Deus continua mostrando-nos seu amor e convidando-nos a viver em comunhão com Ele, a tê-lo verdadeiramente como Deus, e não como um ídolo inerte. Fez e tem feito através dos sacerdotes, de nossos pais, de muitos de nossos amigos. Pensemos por um momento, qual tem sido nossa resposta a este amor ilimitado e infatigável de Deus por nós? Aproveite este tempo para retornar ao Senhor, para responder com mais generosidade a seus mandamentos, para crescer no amor de teus irmãos, para ser mais Dele!



ORAÇÃO INICIAL

• Senhor, te pedimos humildemente, que, a medida que se aproxima a festa de nossa salvação, vá crescendo em intensidade nossa entrega para celebrar dignamente o mistério pascal. Por Nosso Senhor...



REFLEXÃO

Lucas 11,14-23

• Lucas 11,14-16: AS DIVERSAS REAÇÕES DIANTE DA EXPULSÃO DE UM DEMÔNIO. Jesus havia expulsado um demônio que era mudo. A expulsão provocou duas reações diferentes. Por um lado, a multidão ficou admirada e maravilhada. A multidão aceita Jesus e acredita Nele. Por outro, os que não aceitam Jesus e não acreditam Nele. Destes últimos, alguns diziam que Jesus expulsava os demônios em nome de Belzebu, o príncipe dos demônios, e outros queriam Dele um sinal do céu. Marcos informa que se tratava de escribas vindos de Jerusalém (Mc 3,22), que não concordavam com a liberdade de Jesus. Queriam defender a Tradição contra as novidades de Jesus.
• Lucas 11,17-22: A RESPOSTA DE JESUS SE DIVIDE EM TRÊS PARTES: 1ª PARTE: COMPARAÇÃO DO REINO DIVIDIDO (vv. 17-18ª). Jesus denuncia o absurdo da calunia dos escribas. Dizer que Ele expulsa os demônios com a ajuda do príncipe dos demônios é negar a evidência. É o mesmo que dizer que a água está seca, ou, que o sol é escuro. Os doutores de Jerusalém o caluniam, porque não sabiam explicar os benefícios que Jesus realizava para as pessoas. Tinham medo de perder a liderança. Sentiam-se ameaçados em sua autoridade diante do povo. 2ª PARTE: POR QUEM OS EXPULSAM VOSSOS FILHOS? (vv.18b-20). Jesus provoca os acusadores e pergunta: “Se Eu expulso em nome de Belzebu, em nome de quem os discípulos de vocês expulsam os demônios? Contestem e expliquem? Se Eu expulso o demônio pelo dedo de Deus, é porque chegou o Reino de Deus!”. 3ª PARTE: CHEGANDO UM MAIS FORTE VENCE O FORTE (vv. 21-22). Jesus compara o demônio com um homem forte. Ninguém, a não ser que seja uma pessoa mais forte, poderá roubar a casa de um homem forte. Por isto consegue entrar na casa e agarrar o homem forte. Jesus agarra o homem forte e agora rouba a casa deste, isto é, liberta as pessoas que estavam em poder do mal. O profeta Isaias havia usado a mesma comparação para descrever a vinda do messias (Is 49,24-25). Por isto Lucas diz que a expulsão do demônio é um sinal evidente de que o Reino de Deus tinha chegado.
• Lucas 11,23: QUEM NÃO ESTÁ COMINGO, ESTÁ CONTRA MIM. Jesus termina sua resposta com esta frase: “O que não está comigo, está contra mim. Quem não recolhe comigo, espalha”. Em outra ocasião, também a propósito de uma expulsão do demônio os discípulos impediram a um homem que usasse o nome de Jesus para expulsar um demônio, já que não era de seu grupo. E Jesus respondeu: “Não o impeçais. Porque o que não está contra vós, está a vosso favor!” (Lc 9,50). Parecem duas frases contraditórias, porém não são. A frase do evangelho de hoje é dita contra os inimigos que têm preconceitos contra Jesus: “Quem não está comigo, está contra mim. E quem não recolhe comigo, espalha”. Preconceito e não aceitação faz com que o diálogo se torne impossível e rompam a união. A outra frase é pronunciada para os discípulos que pensavam ter o monopólio de Jesus: “Quem não está contra vós, está a vosso favor!”. Muita gente que não é cristã pratica o amor, a bondade, a justiça, muitas vezes até melhor que os cristãos. Não podemos excluí-los. São irmãos e obreiros na construção do Reino. Nós os cristãos não somos donos de Jesus. É o contrario; Jesus é que é nosso dono!



PARA REFLEXÃO PESSOAL

• “Quem não está comigo, está contra mim. E quem não recolhe comigo, espalha”. Como ocorre isto em minha vida?
• “Não o impeçais. Quem não está contra vós, está a vosso favor!”. Como isto acontece em minha vida?



ORAÇÃO FINAL

• (SALMO: 95,1-2)
• Hoje Senhor, renuncio a caminhar segundo meu próprio modo de pensar, e renuncio a obstinação de meu coração, ao invés disso, Senhor, te peço que me dês teu coração. Hoje terei um tempo a sós com Deus, para expressar-lhe tudo o que tenho perdido por viver fora Dele e, durante este tempo farei um compromisso de coração com Ele para ser-lhe fiel de agora em diante.




Nenhum comentário:

Postar um comentário