quinta-feira, 29 de março de 2012

Lectio Divina - 29/03/12






QUINTA-FEIRA - 29/03/2012

PRIMEIRA LEITURA: Gênesis 17,3-9


• Já na véspera de iniciar a celebração dos mistérios que nos deram a vida, a Palavra de Deus nos convida a refletir sobre o cumprimento das promessas que Deus nos fez. Da mesma maneira que Deus, diante da fidelidade de Abraão, cumpriu a aliança e a promessa que havia feito, assim, Jesus, o Verbo Encarnado, cumpre em nós todas as promessas que nos faz, especialmente como a Abraão com a promessa da terra prometida, promessa que em Cristo se refere ao Reino, lugar no qual se desenvolve a felicidade, a alegria e a paz perfeita que Deus nos oferece. Para isso, nos pede que lhe sejamos fiéis, que cumpramos a lei que, através de Jesus, nos têm feito conhecer, é a lei do amor. É por isso que na medida em nos esforçamos em viver de acordo com a caridade, nesta medida nossa vida vai adquirindo as características do Reino, isto é: justiça, paz e alegria no Espírito Santo. Esforça-te neste dia em viver o amor, dê um sorriso a todos que encontrar no caminho, abra teu coração ao irmão que te procurar hoje, aceite o dom de servir com coragem e generosidade. No final do dia verás que efetivamente Deus cumpriu em você sua promessa e assim você se sentirá renovado.



ORAÇÃO INICIAL

• Ouça nossas súplicas, Senhor, e olhe com amor aos que têm colocado sua esperança em tua misericórdia, lave-os de todos os pecados, para que perseverem em uma vida santa e cheguem deste modo a herdar tuas promessas. Por Nosso Senhor...



REFLEXÃO

João 8,51-59

• O capítulo 8 parece uma exposição de obras de arte, na qual se podem admirar e contemplar famosas pinturas, uma ao lado da outra. O evangelho de hoje trás outra pintura, um diálogo entre Jesus e os judeus. Não existe muito nexo entre uma e outra pintura. É o espectador ou a espectadora que, em sua observação atenta e orante, consegue descobrir o fio invisível que enlaça entre si as pinturas, os diálogos. Deste modo vamos penetrando pouco a pouco no mistério divino que envolve a pessoa de Jesus.
• João 8,51: SE ALGUÉM GUARDA MINHA PALAVRA, JAMAIS PROVARÁ A MORTE. Jesus faz uma solene afirmação. Os profetas diziam: “Oráculo do Senhor!”. Jesus disse: “Em verdade, em verdade vos digo!”. E a afirmação solene é esta: “Se alguém guarda minha palavra, jamais provará a morte!”. De muitas maneiras este mesmo tema aparece e reaparece no evangelho de João. São palavras de grande profundidade.
• João 8,52-53: ABRAÃO E OS PROFETAS MORRERÃO. A reação dos judeus é imediata: “Agora estamos seguros de que tens um demônio. Abraão morreu, e também os profetas; e Tu dizes: Se alguém guarda minha palavra, jamais provará da morte. Tu és por acaso maior que nosso pai Abraão, que morreu? Os profetas também morrerão. Quem acha que é?”. Eles não entenderão o alcance da afirmação de Jesus. Diálogo de surdos!
• João 8,54-56: QUEM ME GLORIFICA É MEU PAI. Sempre e de novo Jesus toca a mesma tecla: Ele está de tal modo unido ao Pai que nada do que diz e faz é Dele. Tudo é do Pai. E acrescenta: “Se Eu me glorificasse, minha glória não valeria nada, é meu Pai quem me glorifica e de quem vós dizeis: Ele é nosso Deus, e, entretanto, não o conheceis, Eu sim o conheço, e se dissesse que não o conheço, seria um mentiroso convosco. Porém, Eu o conheço, e guardo sua Palavra. Vosso pai Abraão se regozijou pensando em ver meu Dia, viu e se alegrou!”. Estas palavras de Jesus devem ter sido uma espada que feriu a auto-estima dos judeus. Dizer as autoridades religiosas: “Não conheceis o Deus que dizeis conhecer!”. “Eu o conheço e vós não o conheceis!”, é o mesmo que acusá-los de total ignorância naquele assunto sobre o qual ensinavam ser doutores especializados. E a palavra final aumenta a medida: “Vosso pai Abraão se regozijou pensando em ver meu Dia; viu e se alegrou!”.
• João 8,57-59: AINDA NÃO TEM CINQUENTA ANOS E VIU ABRAÃO? Tomaram tudo ao pé da letra mostrando assim que não entendiam nada do que Jesus estava dizendo. E Jesus faz somente uma nova afirmação: “Em verdade, em verdade vos digo: antes que Abraão existisse, EU SOU!”. Para os que acreditam em Jesus, é aqui que alcançamos o coração do mistério da história. De novo pedras para matar Jesus. Nem sequer desta vez conseguiram, pois, ainda não havia chegado a hora! Quem determina o tempo e a hora é Jesus!



PARA REFLEXÃO PESSOAL

• Diálogo de surdos entre Jesus e os judeus. Você já teve alguma experiência de conversar com alguém que pensa exatamente o contrário e não se dá conta disso?
• Como entender esta frase: “Vosso pai Abraão se regozijou pensando em ver meu Dia, viu e se alegrou?”.



ORAÇÃO FINAL

• (SALMO 14)
• Hoje, a todos que encontrar vou me expressar com alegria e, mostrarei a felicidade que existe em minha vida, com um gesto, um sorriso, um abraço, um detalhe, mas, que realmente mostre que sou feliz.




Nenhum comentário:

Postar um comentário