quarta-feira, 14 de março de 2012

Lectio Divina - 14/03/12





QUARTA-FEIRA - 14/03/2012

PRIMEIRA LEITURA: Deuteronômio 4,1.5-9

• Se nos perguntássemos por que é que vivemos num mundo tão corrupto, cheio de injustiça, infidelidade, violência, etc., talvez a resposta fosse: porque nós temos esquecido de transmitir aos nossos filhos a verdade e a fé. É triste que muitos de nós, temos como única instrução sobre a fé a catequese apressada para fazer a Primeira Comunhão. Em muitas de nossas casas nunca se fala de Deus, de seus mandamentos, dos valores e fundamentos do Evangelho. O autor do Deuteronômio já advertia o povo de Israel: “Não esqueçam nem deixem que se afastem de vosso coração estes mandamentos... mas, transmita-os a teus filhos”. Quando o homem se afasta de Deus e de seus mandamentos, tudo se converte em relativismo. Deixemos um tempo para compartilhar em nossa casa a oração e a fé.



ORAÇÃO INICIAL

• Cheios do sentido cristão da Quaresma e alimentados com tua palavra, te pedimos, Senhor, que sirvamos fielmente com nossas penitências e perseveremos unidos na oração. Por Nosso Senhor...



REFLEXÃO

Mateus 5,17-19

• Este evangelho nos ensina como observar a lei de Deus de maneira que sua prática mostre em que consiste o pleno cumprimento da lei (Mt 5,17-19). Mateus escreve para ajudar as comunidades de judeus convertidos a superar as críticas dos irmãos de raça que os acusavam dizendo: “Vocês são infiéis a Lei de Moisés”. O próprio Jesus havia sido acusado de infidelidade à Lei de Deus. Mateus trás a resposta esclarecedora de Jesus aos que o acusavam. Assim nos dá uma luz para ajudar as comunidades a resolver seu problema.
• Usando imagens da vida cotidiana, com palavras simples e diretas, Jesus havia dito que a missão da comunidade, sua razão de ser, é ser sal e luz. Havia dado alguns conselhos a respeito de cada uma das imagens. A continuação vem nos três breves versículos do Evangelho de hoje.
• Mateus 5,17-18: NEM UM ACENTO DA LEI DEIXARÁ DE VIGORAR. Havia várias tendências nas comunidades dos primeiros cristãos. Umas pensavam que não era necessário observar as leis do Antigo Testamento, pois, é a fé em Jesus que nos salva e não a observância da Lei (Rm 3,21-26). Outros aceitavam Jesus como Messias, porém, não aceitavam a liberdade de Espírito com que algumas comunidades viviam na presença de Jesus ressuscitado. Eles pensavam, sendo judeus, que deviam continuar observando as leis do AT (At 15,1.5). Havia, além disso, cristãos que viviam tão plenamente na liberdade do Espírito, que haviam deixado de olhar a vida de Jesus de Nazaré, ou, o Antigo Testamento e chegavam a dizer: “Anátema Jesus!” (1Cor 12,3). Diante destas tensões, Mateus procura um equilíbrio mais além dos dois extremos. A comunidade tem que ser um espaço, onde este equilíbrio possa ser alcançado e vivido. A resposta dada por Jesus aos que o criticavam continua bem atual para as comunidades: “Não vim abolir a lei, mas sim, dar-lhe cumprimento!”. As comunidades não podiam estar contra a Lei, nem podiam fechar-se na observância da lei. Como Jesus, devia dar um passo e mostrar, na prática, qual é o objetivo que a lei quer alcançar na vida das pessoas, a saber, na prática perfeita do amor.
• Mateus 5,17: O CUMPRIMENTO DA LEI. E aos que queriam desfazer-se de toda lei, Mateus lembra outra palavra de Jesus: “Portanto, o que transgredir um destes pequenos mandamentos e assim o ensinar aos homens, será o menor no Reino dos Céus; ao contrário, o que os observar e os ensinar, esse ser grande no Reino dos Céus”. A grande inquietude do Evangelho de Mateus é mostrar que o AT, Jesus de Nazaré e a vida no Espírito Santo, não podem separar-se. Os três, são parte do mesmo e único projeto de Deus e nos comunicam a certeza central da fé: o Deus de Abraão e Sara está presente no meio das comunidades pela fé em Jesus de Nazaré que nos manda seu Espírito.



PARA REFLEXÃO PESSOAL

• Como vejo e vivo a lei de Deus: como horizonte de liberdade ou como imposição que delimita minha liberdade?
• O que é que podemos fazer hoje para os irmãos e as irmãs que consideram toda esta discussão como superada e desatualizada? O que é que pretendemos aprender deles?



ORAÇÃO FINAL

• (SALMO 147,12-13)
• Hoje procurarei a oportunidade e compartilharei de uma maneira agradável algo bom que a Palavra de Deus me deixa no dia-a-dia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário