quinta-feira, 1 de março de 2012

Lectio Divina



QUINTA-FEIRA - 01/03/2012




PRIMEIRA LEITURA:-  Ester 4,17



• A Quaresma nos questiona sobre nosso crescimento e amadurecimento na fé. E é a maioria de nós dizemos que somos homens e mulheres de fé, todavia, só quando a crise “cala fundo”, é que realmente podemos saber até onde amadurecemos na fé. Nosso texto nos mostra uma mulher cuja fé é de total confiança e abandono. É o relato de alguém que ouviu que o Deus de seus pais é um Deus poderoso que não abandona seu povo em situações difíceis. Agora é o momento de experimentá-lo, porém, para isso é necessário confiar cegamente que só Ele pode ajudar. Poderíamos dizer que a fé é como uma conta em banco, da qual poderemos depender no momento da necessidade. Por isso, ainda que pareça que todos teus atos de piedade, tuas orações e sacrifícios, as horas diante do Santíssimo, a meditação diária da Escritura, etc., ficaram estéreis, pense que só fez uma inversão e que no momento da crise se transformará em graça e luz para tua vida, que te ajudarão a superar todos os obstáculos. Colocar-se nas mãos de Deus também é um exercício que requer prática e a Quaresma se apresenta como um espaço ideal para desenvolvê-lo.



ORAÇÃO INICIAL


• Posto que sem Ti nada podemos, concede-os, Senhor, luz para distinguir sempre o bem e o valor para colocá-lo em prática, a fim de que possamos viver segundo tua vontade. Por Nosso Senhor Jesus Cristo...



REFLEXÃO

Mateus 7,7-12


• O evangelho de hoje cita uma parte do Sermão da Montanha, a Nova Lei de Deus que nos tem sido revelada por Jesus. Neste evangelho nos ensina a não ter medo de pedir coisas a Deus, e a Regra de Ouro, escolher o caminho difícil e estreito.
• Mateus 7,7-8: AS TRÊS RECOMENDAÇÕES DE JESUS. Pedir, procurar e chamar à porta: “Pedir que se lhes dará, buscai e achareis, chamai e se os abrirá”. Em geral pede-se algo para alguém. A resposta depende tanto da pessoa como da insistência do pedido. Buscar se faz orientando-se para o critério. Quanto melhor for o critério, tanto melhor será a certeza de encontrar o que se busca. Chamar a porta se faz com a esperança de que alguém esteja do outro lado da mesma. Jesus completa a recomendação oferecendo a certeza da resposta: Porque todo aquele que pede recebe; o que procura, acha, e o que chama, será atendido. Isto significa que quando pedimos a Deus, Ele atende nosso pedido. Quando buscamos a Deus, Ele se deixa encontrar (Is 55,6). Quando chamarmos a porta da casa de Deus, Ele atenderá.
• Mateus 7,9-11: A PERGUNTA DE JESUS AS PESSOAS. “Por acaso, existe entre vós algum filho que pede pão e recebe uma pedra, ou se pede um peixe, lhe dão uma cobra?”. Falando aos pais e as mães de família, lhe pede que façam referência à vida de cada dia. Nas entrelinhas, das perguntas se adivinha a resposta da pessoa que grita: “Não!”. Pois ninguém dá uma pedra ao filho que lhe pede pão. Não existe um pai ou uma mãe que dê uma serpente ao filho ou filha que lhe pede um peixe: “Se, pois, vós, que sendo maus, sabeis dar coisas boas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai que está nos céus dará coisas boas aos que lhe pedirem!”. Jesus nos chama de “maus” para acentuar a certeza de sermos atendidos por Deus quando lhe pedimos algo. Pois, se nós, que não somos santos nem santas, sabemos dar coisas boas a nossos filhos, quanto mais o Pai do céu. Esta comparação tem como objetivo tirar nossos dúvidas a respeito do resultado da oração dirigida a Deus com confiança. E Deus nos atenderá! Lucas acrescenta que Deus nos dará o Espírito Santo (Lc 11,13).
• Mateus 7,12: A REGRA DE OURO. “Portanto, tudo quanto quiseres que os homens lhe façam, faça-o também a eles; porque esta é a Lei e os Profetas”. Este é o resumo de todo o Antigo Testamento, da Lei e dos Profetas. É o resumo de tudo o que Deus nos tem para dizer, o resumo de todo o ensinamento de Jesus. Esta Regra de Ouro não se encontra só no ensinamento de Jesus, mas também, de uma maneira ou de outra, em todas as religiões. Responde ao sentimento mais profundo e mais universal do ser humano.



PARA REFLEXÃO PESSOAL


• Pedir, procurar, chamar à porta: como você reza e como conversa com Deus?
• Como você vive a Regra de Ouro?



ORAÇÃO FINAL

• (SALMO 138,2-3)
• Hoje farei uma visita ao Santíssimo e, dedicarei alguns momentos ao Senhor para adorá-lo por sua infinita grandeza e bondade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário