sexta-feira, 9 de março de 2012

Lectio Divina - 09/03/12





SEXTA-FEIRA - 09/03/2012

PRIMEIRA LEITURA : Gênesis 37,3-4.12-13.17-28


• Nos primeiros capítulos de Gênesis, temos visto até onde é capaz de chegar o homem quando se deixa levar pela inveja. A história de José não é diferente da de Caim e as muitas histórias que são escritas hoje em dia, nas quais, a inveja e o interesse desmedido, continuam levando muitos a VENDER seus irmãos por uma pequena quantia de dinheiro. A inveja e o afã de riqueza e de poder continuam sendo uma das principais causas de injustiça em muito ambientes de nossa sociedade econômica. Pode ser que nós não sejamos diretamente os causadores destas injustiças, entretanto, como no caso dos irmãos de José, nosso silêncio avaliza e coopera para que a injustiça se realize. Aproveite a Quaresma para crescer no amor aos irmãos e assim ser um instrumento de Deus para que a justiça seja uma realidade em teu meio.



ORAÇÃO INICIAL

• Por meio de nossas privações quaresmais, purifica-nos, Senhor todo poderoso, a fim de que possamos chegar com um espírito novo as próximas festas da Páscoa. Por Nosso Senhor Jesus Cristo...



REFLEXÃO

Mateus 21,33-43.45-46

• O texto do evangelho de hoje é parte de um conjunto mais amplo que engloba Mateus 21,23-46. Os chefes dos sacerdotes e dos anciãos haviam perguntado a Jesus com que autoridade fazia as coisas (Mt 21,23). Eles se consideravam os donos de tudo e pensavam que ninguém podia dizer nada sem sua permissão. A resposta de Jesus é constituída de três partes: (1)-Ele próprio faz uma pergunta e quer saber deles se João Batista era do céu ou da terra (Mt 21,24-27). (2)-Conta a parábola de dois filhos (Mt 21,28-32). (3)-Conta a parábola da vinha (Mt 21,33-46) que é a do evangelho de hoje.
• Mateus 21,33-40: A PARÁBOLA DA VINHA. Jesus começa assim: “Ouçam esta parábola. Era um proprietário que plantou uma vinha, a cercou, cavou nela um lagar e edificou uma torre”. A parábola é um bonito resumo da história de Israel, tirada do profeta (Is 5,1-7). Jesus se dirige aos chefes dos sacerdotes, aos anciãos (Mt 21,23) e aos fariseus (Mt 21,45) e dá uma resposta à pergunta que eles haviam feito sobre a origem de sua autoridade (Mt 21,23). Por meio desta parábola, Jesus esclarece várias coisas sobre a origem de sua autoridade: (a)-é o filho, o herdeiro. (b)-Denuncia o abuso de autoridade dos vinhadores, isto é, dos sacerdotes e anciãos que não cuidam do povo de Deus. (c)-Defende a autoridade dos profetas, enviados por Deus, porém, massacrados pelos sacerdotes e anciãos. (e)-Desmascara as autoridades que manipulam a religião e matam o filho, porque não querem perder a fonte de renda que conseguiram acumular para si, ao longo dos séculos.
• Mateus 21,41: A SENTENÇA DADA POR ELES MESMOS. No final da parábola, Jesus pergunta: “Quando vier, pois, o dono da vinha, o que é que fará com aqueles lavradores?”. Eles não se deram conta de que a parábola estava falando deles mesmos. Por isto, pela resposta dada, decretaram sua própria condenação: “Responderam-lhe: a esses miseráveis lhes será dado uma morte miserável e se arrendará a vinha a outros lavradores, que lhe paguem os frutos a seu tempo”. Várias vezes, Jesus usa esse mesmo método. Leva a pessoa a que diga a verdade sobre si mesma sem que se dê conta de que está se condenando a si própria. Por exemplo, no caso do fariseu que condena a mulher considerando-a uma pecadora (Lc 7,42-43) e no caso da parábola dos dois filhos (Mt 21,28-32).
• Mateus 21,42-46: A SENTENÇA DADA POR ELES MESMOS É CONFIRMADA POR SEU PRÓPRIO COMPORTAMENTO. Por meio do esclarecimento de Jesus, os sacerdotes, os anciãos e os fariseus entenderam que a parábola falava deles mesmos, porém, não se converteram. Pelo contrário! Mantiveram seu projeto de matar Jesus. Rejeitaram a “pedra fundamental”. Mas, não tiveram a coragem de fazer isso abertamente, porque temiam as pessoas.
• OS VÁRIOS GRUPOS DE PODER NO TEMPO DE JESUS. No evangelho de hoje aparecem alguns dos grupos que, naquele tempo, exerciam o poder sobre o povo: sacerdotes, anciãos e fariseus. Aqui uma breve informação sobre o poder de cada um destes grupos e de outros:
• SACERDOTES: eram os encarregados do culto no Templo. As pessoas levavam o dízimo e os outros impostos e ofertas para pagar suas promessas. O sumo sacerdote ocupava um lugar muito importante na vida da nação, sobretudo, depois do exílio. Era escolhido, ou, nomeado entre as três ou quatro famílias aristocráticas, que detinham maior poder e maior riqueza.
• ANCIÃOS OU CHEFES DO POVO: eram os líderes locais nas diversas aldeias e cidades. Sua origem vinha dos chefes das tribos antigas.
• SADUCEUS: eram a elite laica aristocrática da sociedade. Muitos deles eram ricos comerciantes ou latifundiários. Do ponto de vista religioso eram conservadores. Não aceitavam as mudanças defendidas pelos fariseus, como por exemplo, a fé na ressurreição e na existência dos anjos.
• FARISEU: significa “separado”. Eles lutavam para que, através da observância da lei de pureza, a pessoa pudesse ser pura, separada e santa como exigia a Lei e a Tradição. Por causa do testemunho exemplar de sua vida dentro das normas da época, eles tinham uma liderança moral muito grande nas aldeias da Galiléia.
• ESCRIBAS OU DOUTORES DA LEI: eram os encarregados do ensinamento. Dedicavam sua vida ao estudo da Lei de Deus e ensinavam as pessoas como fazer para observar em tudo a Lei de Deus. Nem todos os escribas eram da mesma linha. Alguns estavam unidos aos fariseus, outros aos saduceus.



PARA REFLEXÃO PESSOAL

• Você alguma vez se sentiu controlado, indevidamente, em casa, no trabalho, na Igreja? Qual foi a sua reação? Como a de Jesus?
• Se Jesus hoje voltasse e contasse a mesma parábola, como você reagiria?



ORAÇÃO FINAL

• (SALMO 103,11-12)
• Hoje observarei as situações de injustiça social e, além de orar por cada uma, meditarei em quais delas eu poderia colaborar com algo, ainda que parecesse pouco, porém, para por fim em alguma delas.






Nenhum comentário:

Postar um comentário