quarta-feira, 2 de maio de 2012

Lectio Divina - 02/05/12






QUARTA-FEIRA - 02/05/2012

PRIMEIRA LEITURA: Atos 12,24-13,5

• Lemos que “Naquele tempo a Palavra de Deus se espalhava e se propagava”. A pergunta seria, e hoje? Podemos dizer que a Palavra de Deus de espalha e se propaga quando vemos em nosso meio “cristão” governos e instituições onde a prática da corrupção é comum e corrente? Quando em nossas empresas existem com freqüência injustiças trabalhistas? Quando em nossos ambientes de trabalho, ao invés de render 100% procuramos a maneira de atingir menos possível? Será que hoje em dia a Palavra de Deus se propaga e se vive? É, pois, necessário que cada um de nós tome um claro compromisso, não só na vivência do Evangelho, mas, também na missão de torná-lo conhecido para os demais, de maneira que todas as situações de pecado possam ser eliminadas. O Espírito Santo desde o dia do teu batismo te ENVIOU, e espera de ti uma resposta generosa como a de Saulo e Barnabé.



ORAÇÃO INICIAL

• Senhor, tu que és a vida dos fiéis, a gloria dos humildes e a felicidade dos santos, ouça nossas súplicas e sacia com abundância de teus dons aos que têm sede de tuas promessas. Por Nosso Senhor...



REFLEXÃO

João 12,44-50

• O evangelho de hoje trás a parte final do Livro dos Sinais, no qual o evangelista faz um balanço. Muitos acreditam em Jesus e têm a coragem de manifestar sua fé publicamente. Outros discípulos acreditaram, porém, não tiveram a coragem de manifestar publicamente sua fé. Tinham medo de ser expulsos da sinagoga. E muitos ao acreditaram: “Depois de tantos sinais que havia feito diante deles, não acreditaram Nele. Assim se cumpriu a palavra dita pelo profeta Isaias: Senhor, quem deu crédito a nossas palavras? À quem revelastes os segredos de nossa salvação?” (Jo 12,37-38). Depois desta constatação geral, João volta a tomar alguns temas centrais de seu evangelho:
• João 12,44-45: ACREDITAR EM JESUS É CRER NAQUELE QUE O ENVIOU. Esta frase é um resumo do evangelho de João. É um tema que aparece e reaparece de muitas maneiras. Jesus está tão unido ao Pai, que já não fala em seu nome, mas sim, sempre fala em nome do Pai. Quem vê Jesus, vê o Pai. Se quiser conhecer Deus, tem que olhar para Jesus. Deus é Jesus!
• João 12,46: JESUS É A LUZ QUE VEIO AO MUNDO. Aqui João retoma o que havia dito no prólogo: “O verbo era a luz verdadeira que ilumina todo homem que vem a este mundo” (Jo 1,9). “A luz brilha nas trevas, porém, as trevas não puderam vencê-la” (Jo 1,5). Aqui ele repete: “Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que crê em mim não continue nas trevas”. Jesus é uma resposta vital as grandes interrogações que movem e inspiram a busca do ser humano. É uma luz que clareia o horizonte. Descobre o lado luminoso da escuridão da fé.
• João 12,47-48: NÃO VIM PARA JULGAR O MUNDO. Chegando ao final de uma etapa, surge a pergunta: “Como vai ser o juízo?”. Nestes dois versículos o evangelista aclara o tema do juízo: O juízo não se faz com ameaças de maldições. Jesus diz: Eu não condeno quem ouve minhas palavras e não as obedece, porque não vim ao mundo para condenar o mundo, mas sim, para salvar o mundo. Quem me rejeita e não aceita minhas palavras, já tem seu juiz: a palavra que eu falei será juiz nos último dia. O juízo consiste na maneira em que a pessoa se define diante da verdade e diante de sua própria consciência.
• João 12,49-50: O QUE DIGO, O DIGO SEGUNDO O PAI ME DISSE. As últimas palavras do Livro dos Sinais é um resumo de tudo que Jesus disse e fez até agora. Reafirma o que afirmava desde o princípio: “Porque eu não falo por minha conta, mas sim, o que o Pai que me enviou tem mandado o que tenho que dizer e falar, e Eu sei que seu mandado é vida eterna. Por isso, o que Eu falo o falo como o Pai disse a mim”. Jesus é o reflexo fiel do Pai. Por isto mesmo, não oferece prova nem argumento aos que Lhe provocam para que se legitime e apresente suas credenciais. É o Pai quem o legitima através das obras que Ele faz. E fazendo obras, não se refere só aos grandes milagres, mas, a tudo o que Ele diz e faz, até nas mínimas coisas. O próprio Jesus é Sinal do Pai. Ele é o milagre ambulante, a transparência total. Ele já não se pertence, mas, é inteiramente propriedade do Pai. As credenciais de um embaixador não vem dele, mas, vem daquele que o apresenta. Vem do Pai.



PARA REFLEXÃO PESSOAL

• João faz um balanço da atividade reveladora de Jesus. Se eu fizesse um balanço de minha vida, o que é que haveria de positivo em mim?
• Existe algo em mim que me condena?



ORAÇÃO FINAL

• (SALMO 67,4-5).
• Hoje procurarei três pessoas totalmente desconhecidas e lhes falarei de Deus e do plano de amor que Ele tem para suas vidas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário