quinta-feira, 10 de maio de 2012

Lectio Divina - 10/05/12




 QUINTA-FEIRA - 10/05/2012

PRIMEIRA LEITURA: Atos 15,7-21

• Este discurso que ouvimos é o que logo se conhecerá na Igreja como o primeiro Concílio, ou Concílio de Jerusalém. A partir de então, quando havia diferenças na Igreja, ou quando era necessário esclarecer, seja a doutrina ou a ação pastoral no povo de Deus, todos os bispos, sucessores dos apóstolos e encarregados do pastoreio do rebanho do Senhor, se reuniam a fim de esclarecer, iluminar ou dar a correta direção aos assuntos da Igreja. Desde esse primeiro concílio onde se esclarece qual é a doutrina da Justificação (que é por meio da fé no Cristo e não pela observância da circuncisão), existiram 21 Concílios Ecumênicos na Igreja. Todo bom cristão devia ter uma cópia dos documentos do último concílio celebrado na cidade do Vaticano e que é conhecido como Concílio Vaticano II, no qual se trataram temas que devolveram o “frescor” do Espírito à Igreja. De particular interesse para todos nós é a Constituição “Lúmen Gentium” sobre o papel da Igreja no mundo.



ORAÇÃO INICIAL

• Senhor Deus todo poderoso, que, sem mérito algum de nossa parte, nos tem feito passar da morte para a vida e da tristeza para a alegria, não coloque fim a teus dons, nem cesse de realizar tuas maravilhas em nós, e concede aos que forem justificados pela fé, a força necessária para perseverar sempre nela. Por Nosso Senhor...



REFLEXÃO

João 15,9-11

• A reflexão sobre a parábola da videira compreende os versículos de 1 a17. Ontem meditamos os versículos de 1 a 8. Hoje meditaremos os versículos de 9 a 11. Depois de amanhã, o evangelho do dia pula os versículos de 12 a 17 e começa a partir do versículo 18, que fala de outro tema. Por isto, incluímos hoje um breve comentário dos versículos de 12 a 17, pois nestes versículos desponta a flor e é aqui onde a parábola da videira mostra toda sua beleza.
• O evangelho de hoje é apenas três versículos, que dão continuidade ao evangelho de ontem e liberam mais luz para aplicar na comparação da videira com a vida das comunidades. A comunidade é como uma videira. Passa por momentos difíceis. É o momento da poda, momento necessário para que produza mais fruto.
• João 15,9-11: PERMANECER NO AMOR, FONTE DA PERFEITA ALEGRIA. Jesus permanece no amor do Pai observando os mandamentos que Dele recebeu. Nós permanecemos no amor de Jesus observando os mandamentos que Ele nos deixou. E devemos observá-los do mesmo modo que Ele observou os mandamentos do Pai: “Se guardais meus mandamentos, permanecereis em meu amor, como eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço em seu amor”. E nesta união do amor do Pai e de Jesus está a fonte da verdadeira alegria: “Tenho dito isto, para que minha alegria esteja em vós, e vossa alegria seja cumulada”.
• João 15,12-13: AMAR OS IRMÃOS COMO ELE NOS AMOU. O mandamento de Jesus é um só: “amar-nos uns aos outros como Ele nos amou!” (Jo 15,12). Jesus supera o Antigo Testamento. O critério antigo era: “Amarás teu próximo como a ti mesmo” (Lv 18,19). O novo critério é: “Amar-vos uns aos outros como eu vos amado”. Aqui Jesus diz a frase: “Não existe amor maior do que aquele que dá a vida para seus irmãos!”.
• João 15,14-15: AMIGOS E NÃO SERVOS. “Sereis meus amigos. Vós sois meus amigos, se fizeres o que Eu mando”, a saber, a prática do amor até o dom total de si. Em seguida, Jesus coloca um ideal altíssimo para a vida dos discípulos e das discípulas. E lhes diz: “Não os chamo de servos, porque o servo não sabe o que o seu amo faz, chamo-vos de amigos, porque tudo o que ouvi de eu Pai lhes dei a conhecer”. Jesus não tinha segredos para seus discípulos e suas discípulas. Tudo o que ouvia do Pai ele lhes contava. É este o ideal bonito da vida em comunidade: chegarmos a transparência total, ao ponto de não ter segredos entre nós e de podermos confiar totalmente um no outro, de podermos compartilhar a experiência que temos de Deus e da vida e, assim, enriquecermos mutuamente. Os primeiros cristãos conseguiram realizar este ideal durante alguns anos. Eles “eram um só coração e uma só alma” (At 4,32; 1,14; 2,42.46).
• João 15,16-17: FOI JESUS QUEM NOS ESCOLHEU. Não fomos nós que escolhemos Jesus. Foi Ele que nos encontrou, nos chamou e nos deu a missão de ir e de dar fruto, fruto que permaneça. Nós necessitamos Dele, porém, Ele também quer necessitar de nós e de nosso trabalho para poder continuar fazendo hoje o que fez para o povo da Galiléia. A última recomendação: “Isto Eu vos mando: que vos ameis uns aos outros!”.
• O SIMBOLO DA VIDEIRA NA BÍBLIA. O povo da Bíblia cultivava vinha e produzia um bom vinho. A colheita da uva era uma festa, com cantos e danças. Foi dali que teve origem o canto da vinha, usado pelo profeta Isaias. Ele compara o povo de Israel com uma vinha (Is 5,1-7; 27,2-5; Sal 80,9-19). Antes dele, o profeta Oséias já havia comparado Israel com uma vinha exuberante que quantos mais frutos produziam, mais multiplicava suas idolatrias (Os 10,1). Este tema também foi utilizado por Jeremias, que comparou Israel a uma vinha bastarda (Jr 2,21), dela é que iam ser arrancados os ramos (Jr 5,10;6,9). Jeremias usa estes símbolos porque ele mesmo teve uma vinha que foi pisada e devastada pelos invasores (Jr 12,10). Durante o cativeiro da Babilônia, Ezequiel usou o símbolo da videira para denunciar a infidelidade do povo de Israel. Contou três parábolas sobre a videira: (a)-A videira queimada que já não serve par nada (Ez 15,1-8); (b)-A videira falsa plantada e protegida pelas duas águas, símbolos dos reis da Babilônia e do Egito, inimigos de Israel (Ez 17,1-10). (c)-A videira destruída pelo vento oriental, imagem do cativeiro da Babilônia (Ez 19,10-14). A comparação da videira foi usada por Jesus em várias parábolas: os trabalhadores da vinha (Mt 21,1-16); os dois filhos que devem trabalhar na vinha (Mt 21,33); os que alugaram uma vinha, não pagaram o dono, espantaram seus servos e mataram seu filho (Mt 21,33-45); a figueira estéril plantada na vinha (Lc 13,6-9); a videira e os sarmentos (Jo 15,1-17)



PARA REFLEXÃO PESSOAL

• Somos amigos e não servos. Como vivo isto em minha relação com as pessoas?
• Amar como Jesus nos amou. Como cresce em mim este ideal de amor?


ORAÇÃO FINAL

• (SALMO 96,2-3)
• Hoje investigarei na internet ou em alguma livraria sobre o Concílio do Vaticano II, e começarei a lê-lo pouco a pouco.





Nenhum comentário:

Postar um comentário