sexta-feira, 11 de maio de 2012

Lectio Divina - 11/05/12



SEXTA-FEIRA - 11/05/2012

PRIMEIRA LEITURA: Atos 15,22-31

• Uma das coisas mais reconfortantes e que animam nossa esperança, é o fato de que a Igreja é dirigida e sustentada pelo Espírito. É uma instituição formada por homens, cuja força e diligência não provêm da debilidade humana, mas sim do poder de Deus. É por isso, que apesar de que tenha havido épocas de grande escuridão e tempestade na Igreja, a luz e a força do Espírito não a deixou naufragar. Por isso estamos seguros que quando se trata de fé e costumes, no seio da Igreja voltaram a ressoar a palavra que hoje ouvimos: “O Espírito Santo e nós...”. Esta é a garantia de que caminhamos na verdade e para um porto seguro. Por isso os que se afastam da Igreja, ou, os que rejeitam seu magistério ordinário, correm o grave risco de se perder em humanas e inúteis discussões e de não encontrar a paz e a verdade.



ORAÇÃO INICIAL

• Senhor Deus todo poderoso, que, sem mérito algum de nossa parte, nos tem feito passar da morte para a vida e da tristeza para a alegria, não coloque fim a teus dons, nem cesse de realizar tuas maravilhas em nós, e concede aos que forem justificados pela fé, a força necessária para perseverar sempre nela. Por Nosso Senhor...



REFLEXÃO

João 15,12-17

• Este evangelho já foi meditado. Vamos retomar alguns pontos dele.
• João 15,12-13: AMAR OS IRMÃOS COMO ELE NOS AMOU. O mandamento de Jesus é um só: “amar-nos uns aos outros como Ele nos amou!”. Jesus supera o Antigo Testamento. O critério antigo era: “Amarás teu próximo como a ti mesmo” (Lv 18,19). O novo critério é: “Amar-vos uns aos outros como eu vos tenho amado”. Aqui Ele diz aquela frase que continuamos cantando até hoje: “Não existe prova de amor maior do que dar a vida pelos irmãos!”.
• João 15,14-15: AMIGOS E NÃO SERVOS: “Vós sois meus amigos se fizerem o que vos mando”, a saber, a prática do amor até o dom total de si! Em seguida, Jesus coloca um ideal altíssimo para a vida dos discípulos. Diz: “Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que seu amo faz, a vós os chamo de amigos, porque todo o que ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer”. Jesus não tinha mais segredos para seus discípulos. Tudo o que houve do Pai lhes conta. Este é o bonito ideal da vida em comunidade: chegar a uma total transparência, até o ponto de não ter segredos entre nós e poder confiar totalmente um no outro, poder compartilhar a experiência que temos de Deus e da vida e, assim, enriquecer-nos mutuamente. Os primeiros cristãos puderam realizar este ideal durante anos. “Eram um só coração e uma só alma”.
• João 15,16-17: FOI JESUS QUEM NOS ESCOLHEU. Não fomos nós que escolhemos Jesus. Foi Ele que nos encontrou, nos chamou e nos deu a missão de ir e dar fruto, um fruto que permaneça. Nós necessitamos Dele, porém, Ele também necessita de nós para poder continuar fazendo o que fez para as pessoas da Galiléia. A última recomendação foi: “Isto Eu vos mando: que ameis uns aos outros!”.



PARA REFLEXÃO PESSOAL

• Amar o próximo como Jesus nos amou. Este é o ideal de cada cristão. Como estou vivendo isso?
• Tudo o que ouvi de meu Pai lhes tenho contado. Este é o ideal da comunidade: chegar a transparência total. Como vivo em minha comunidade?


ORAÇÃO FINAL

• (SALMO 57,8-9)
• Hoje farei uma recontagem das decisões que tenho que tomar nestes dias e orarei por cada uma, pedindo a direção exata do Espírito de Deus. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário